Marketing conversacional e os benefícios para o seu negócio

Você pode ou não ter ouvido falar em marketing conversacional, um novo tipo popular de marketing. Mas certamente já esbarrou nele em suas tarefas do dia a dia.

Entenda melhor o conceito, os principais benefícios do uso e formas de começar a implementá-lo. Tudo para criar experiências positivas, aprender sobre seus clientes e impulsionar as vendas com a ajuda deste artigo. Boa leitura!

Marketing conversacional: entendendo o conceito

Você certamente já viu um chatbot aparecer na tela do computador? Bem, isso é uma implementação de marketing conversacional.

Esta prática permite que as empresas interajam diretamente com seus clientes. Assim, podem:

Mas sabemos que, quando falamos de marketing na era digital, geralmente pensamos em aproveitar grandes plataformas como Google e Facebook. Dessa forma, é possível divulgar as mensagens de sua empresa para milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Porém, embora muitas vezes sejam eficazes e altamente escalonáveis, o marketing conversacional visa fazer exatamente o oposto.

Então, em vez de focar campanhas que podem alcançar milhões de usuários on-line ao mesmo tempo, seu objetivo é criar experiências personalizadas individualmente com seus clientes.

Mergulhando no conceito: o que é Marketing Conversacional?

O Marketing Conversacional é uma abordagem orientada por diálogo, em uma estratégia que usa conversas em tempo real para envolver os visitantes do site e movê-los rapidamente pela jornada de compra.

Assim, ele cria uma experiência autêntica que constrói relacionamentos com clientes e compradores.

E, em vez de forçar as pessoas a passar por formulários de captura de leads e esperar dias por uma resposta, pode ter uma estratégia voltada para o Marketing Conversacional.

Dessa forma, sua empresa passa a usar mensagens direcionadas e chatbots inteligentes para se envolver com as pessoas quando elas estão em seu site.

Afinal, tornar mais fácil o engajamento com sua empresa ajudará você a converter mais leads qualificados com rapidez. O que significa clientes mais satisfeitos e uma empresa mais feliz.

Marketing Conversacional X Marketing Tradicional

As abordagens tradicionais de marketing tendem a se focar mais em fazer uma venda. Qualquer venda, para qualquer pessoa, a qualquer momento e o mais rápido possível.

No entanto, eles também desperdiçam tempo e recursos da empresa. Por que? Porque lançam iscas para pessoas que podem não precisar ou nem mesmo querer o que sua empresa está oferecendo.

Além disso, o marketing tradicional estende o processo de vendas e exige que o cliente faça a maior parte do trabalho para obter o que precisa. Então, os consumidores precisam:

  • Visitar o site da empresa,
  • Encontrar e preencher o formulário de lead,
  • Esperar por uma resposta,
  • Acompanhar,
  • Agendar uma reunião de vendas,
  • Fazer uma compra – se tudo der certo!

Além disso, as técnicas de marketing padrão e as transações que geram não são pessoais. Então, não fazem o cliente se sentir valorizado porque são centradas na empresa.

Já o marketing conversacional é focado no cliente

Esta metodologia, por outro lado, coloca o cliente na frente e no centro. Usando o bate-papo ao vivo e os chatbots automatizados baseados em IA, as empresas conhecem o cliente em um nível mais profundo.

Assim, conseguem fazer recomendações individualizadas de produtos ou serviços apenas quando sabem o que o cliente está procurando. A partir daí, conectam os clientes com os agentes mais qualificados para ajudá-los.

Por isso, o marketing conversacional, baseado em relacionamento, não beneficia apenas os clientes. Mas também tira uma enorme carga de trabalho das equipes de marketing, vendas e suporte.

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Afinal, os clientes podem expressar seus problemas, obter respostas, fornecer informações aos chatbots e receber recomendações 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por semana.

Enquanto isso, suas equipes de vendas poderão trabalhar com leads segmentados e pré-qualificados, com perfil de clientes em potencial.

Então, isso já otimiza suas rotinas, permitindo que eles possam atuar de forma mais estratégica. Além disso, a IA conversacional ainda pode automatizar o alcance rotineiro de marketing, a gravação de dados e o suporte ao cliente.

Em resumo: o marketing conversacional não substitui inteiramente os esforços de marketing tradicionais. Porém, uma boa combinação entre as duas técnicas torna sua estratégia muito mais eficiente.

Ao mesmo tempo em que satisfaz as expectativas dos clientes para um engajamento ininterrupto. Eis um dos grandes benefícios da metodologia – conheça mais alguns deles no próximo tópico.

Benefícios do marketing conversacional

Existem inúmeras vantagens de apostar nesta metodologia – algumas delas já descritas acima. Mas ainda há muito mais para se obter com a técnica. Então saiba mais a seguir:

Pode ser mais rentável do que o marketing tradicional

Embora o marketing conversacional exija muito tempo e esforço, ele não requer o mesmo nível de investimento financeiro que os métodos tradicionais de marketing.

Afinal, você não precisa pagar para produzir anúncios ou veicular grandes campanhas que serão vistas por milhões de pessoas em todo o mundo.

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Assim, empresas que apostam no marketing conversacional tendem a investir muito mais na criação de conteúdo genuinamente útil. Do tipo que os clientes apreciarão e se envolverão em seus próprios termos.

Então, isso significa que o marketing conversacional é uma abordagem mais personalizada para se conectar com seu público. O que acabará levando sua empresa a construir melhores relacionamentos que podem impactar positivamente seus negócios a longo prazo.

Conhecer melhor seus clientes

Você com certeza sabe o quão importante é conhecer o seu público, seu perfil de cliente ideal e o valor dos testes e pesquisas dos usuários.

O marketing conversacional permite fazer isso em um nível mais profundo. Em vez de recrutar “clientes em potencial” para pesquisas, sua empresa passa a falar diretamente com seus clientes reais – pessoas já interessadas em seus produtos ou serviços.

É possível aprender muito com seus clientes se apenas ouvi-los – e o marketing conversacional fornece a plataforma certa para fazer isso.

Personalizar soluções

Pense em uma situação em que a pessoa está procurando por um produto ou serviço e não encontrou as informações necessárias e saiu do site sem nunca mais voltar.

Agora imagine se este site o recebe e informa que tem o produto na cor desejada. Em vez de perder clientes que não se encaixam exatamente no modelo padrão disponível em seu site, sua empresa pode encontrar uma solução que funcione melhor para suas necessidades.

Aproveite o marketing conversacional para trabalhar com seus clientes e oferecer a melhor combinação para eles!

Criar experiências positivas

Como membro do board de sua empresa ou empresário, você provavelmente investe muito tempo certificando-se de que os clientes tenham uma experiência positiva com a sua marca por meio de alguns pontos de contato como seu site, mídia social e e-mail.

Quando se trata de criar experiências positivas com seus clientes, acho que nada cria conexões mais fortes do que ter conversas reais e ajudar seus clientes.

Separe um tempo e recursos para criar experiências positivas com seus clientes por meio do marketing conversacional.

Oferecer uma experiência de compra mais humana

Mesmo que a compra B2B tenha se tornado mais digital, os compradores ainda anseiam por interações em tempo real.

Então aplicar o Marketing Conversacional pode fazer seu site não parecer mais uma loja vazia sem vendedores.

Afinal, agora você pode realmente dizer “olá” para as pessoas que tomam o tempo para visitar seu site. Assim, vai permitir aos seus clientes iniciar uma conversa quando for mais conveniente para eles.

Através de uma experiência positiva no site, você pode construir confiança com seus compradores. Dessa forma, quando chegar a hora de comprar, você será o primeiro a vir à mente.

Aplique em centenas de situações

Há tantas maneiras pelas quais o marketing conversacional pode ser colocado em uso que seria impossível listá-las todas. No entanto, alguns exemplos incluem:

Pois a beleza dessa abordagem é que ela é extremamente versátil. Então pode ser adaptada para atender a qualquer marca ou necessidade de negócios.

Obter feedback rápido de seus clientes

Um dos principais benefícios do marketing conversacional é que ele fornece feedback rápido de seus clientes. Dessa forma, você pode obter insights em tempo real sobre:

  • O que eles pensam sobre seus produtos ou serviços,
  • Como eles se sentem sobre certas mudanças,
  • Se eles recomendariam você a seus amigos ou não.

Essas informações são cruciais para as empresas que desejam ficar por dentro das preferências do consumidor, a fim de atendê-los melhor.

Melhorar as taxas de retenção de clientes e a defesa da marca

Com o marketing conversacional, os clientes sentem que estão sendo ouvidos e que suas opiniões realmente importam. Então isso pode resultar em uma melhor experiência do cliente.

Além de criar evangelistas para sua marca que ficarão felizes em recomendá-lo a outras pessoas. Assim, o marketing conversacional pode melhorar as taxas de retenção de clientes.

Isso ocorre porque os clientes são mais propensos a ficar com uma marca com a qual se sentem conectados e que valoriza suas opiniões.

Embora o marketing conversacional ainda seja um conceito relativamente novo, é um que está rapidamente ganhando força entre as empresas que desejam criar conexões mais pessoais com seus clientes.

Então, se você quiser forjar laços mais profundos com seu público, o marketing conversacional é definitivamente um método que vale a pena considerar.

Construir confiança entre marcas e consumidores

O benefício final do marketing conversacional é que ele cria confiança entre as empresas e seus clientes.

Quando os clientes sentem que estão sendo ouvidos por uma marca que realmente se preocupa com eles, eles são mais propensos a confiar nessa empresa com seu dinheiro. E

Assim, quando uma empresa responde ao feedback em tempo hábil, isso também ajuda a construir confiança. Pois mostra que a marca está levando o feedback de seus clientes a sério.

Como o marketing conversacional está mudando a maneira como seus clientes compram

Há um problema com a maneira como fomos ensinados a comercializar e vender: atualmente ela não corresponde mais à forma como as pessoas tomam suas decisões de compra.

Pense nisso: quando você não está falando com alguém cara a cara, onde a maioria de suas conversas acontece? Provavelmente em algum canal digital, certo?

Afinal, as pessoas hoje buscam por praticidade e agilidade. Por isso adoram se comunicar com mensagens porque é rápido, fácil e realmente parece uma conversa.

Portanto, não é de surpreender que, em 2021, alguns dos canais de comunicação mais populares incluíssem bate-papo ao vivo on-line (61%), telefone e / ou chamada de vídeo (58%) e e-mail (50%).

Mas a maioria das empresas ainda criando etapas intermináveis antes que uma conversa ocorra. O grande desafio é que compradores e clientes não têm mais tempo para isso. Inclusive, uma pesquisa revelou que a demanda por imediatismo cresceu em média 64% ano a ano.

Dessa forma, o processo de compra B2B tornou-se frio, impessoal e muito mais doloroso para o comprador do que precisa ser.

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Então, como colocar sua empresa no caminho certo? Precisamos fazer com que os negócios realmente voltem a ter uma abordagem mais pessoal novamente.

Pois é aí que entra o marketing conversacional, que constrói relacionamentos e cria experiências autênticas com clientes e compradores.

Implementação de marketing conversacional

Essa metodologia é totalmente voltada para ter conversas reais individuais com seus clientes e isso pode ser feito de várias maneiras, dependendo do seu negócio.

Os chatbots podem ser uma maneira muito fácil e sem atritos de entrar em contato com seus clientes.

Sua empresa pode configurar mensagens automatizadas para enviar aos clientes em determinadas páginas ou após um certo período de tempo que inicia a conversa. Depois que eles responderem a esse prompt, um analista humano poderá assumir uma conversa real com seu cliente.

Existem outras formas de captar leads e iniciar conversas já existem há algum tempo, como formulários de captura de leads, consultas gratuitas, e-mails marketing ou números de telefone.

Mas os usuários também são receptivos quando recebem uma mensagem efetivamente solicitada.

É mais como ativar um novo canal de geração de leads que complementa seus esforços de marketing existentes. O segredo é se basear em uma estrutura simples, composta de três etapas:

  • Contratar,
  • Compreender,
  • Recomendar.

Dessa forma, seu site encontra uma maneira de ter conversas, construir relacionamentos e mover as pessoas através do funil que você já tem. Veja a seguir cada passo:

1º PASSO: Envolva mais leads com bate-papo

O que acontece quando você dá aos visitantes maneiras de iniciar conversas instantaneamente em seu site? Para a maioria das empresas, isso significa:

Com a estratégia de Marketing Conversacional certa, quando um visitante clica em baixar, entrar em contato com vendas ou reservar uma demonstração, você pode iniciar imediatamente a conversa.

A partir daí, fica mais fácil mover as pessoas pelo seu funil em vez de forçá-las a esperar por um e-mail de acompanhamento. Desde que seja isso que elas querem.

Claro, nem sempre é possível ter alguém operando seu bate-papo ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mas hoje já é possível encontrar no mercado chatbots inteligentes, que fazem o Marketing Conversacional funcionar para o seu negócio, independentemente da hora do dia.

Assim, você poderá envolver as pessoas em seu site quando elas quiserem se envolver com você.

Além disso, você também pode enviar mensagens direcionadas para os visitantes que parecem mais propensos a comprar, em vez de esperar que eles iniciem a conversa.

Se você quiser oferecer assistência às pessoas que navegam em sua página de preços ou verificar visitantes repetidos, as ferramentas permitem entrar em contato proativamente com as pessoas que levam a sério a compra.

2º PASSO: Entenda os leads e o que eles querem em minutos em vez de dias

No processo de qualificação típico, a qualificação de um lead pode levar dias. Porém, um estudo da Harvard Business Review mostrou que as empresas precisam responder dentro de cinco minutos após o contato inicial.

Assim, você terá a melhor chance de qualificar um lead. Pois esperar mais faz com que suas chances de qualificar o lead diminuam em 400%.

Mas o marketing conversacional através dos bots mantêm sua empresa disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, é possível estabelecer conexões com seus leads instantaneamente.

Além disso, muitas destas plataformas de chatbot podem entender quem são esses visitantes e o que eles querem. Permitindo qualificar esses leads em tempo real.

Outra grande vantagem: os bots também entendem quem pode não estar pronto para uma conversa de vendas e desqualificar os visitantes, economizando um tempo valioso para seu time de vendas.

3º PASSO: Recomende o próximo passo certo para mover leads através do seu funil

Os bots são ótimos em envolver e entender leads. Mas nada supera a interação entre humanos quando é hora de fechar a venda.

É por isso que os bots podem aplicar um roteamento inteligente para conectar leads à sua equipe de vendas.

Assim, conseguem até agendar automaticamente reuniões para eles, para que seu time de vendas possa se concentrar na venda.

O marketing conversacional é para sua empresa?

Agora que chegamos ao fim deste artigo, você certamente já deve ter percebido que esta metodologia é uma ótima maneira de se conectar com seus clientes em um nível mais profundo. Além de criar melhores relacionamentos com eles.

Pois as conversas individuais personalizadas têm o poder de construir relacionamentos com os clientes, fidelizá-los e oferecer ótimas experiências ao consumidor.

Por isso, o marketing conversacional é realmente uma oportunidade de começar a ter conversas bidirecionais com seus consumidores. Além de capturar todos os benefícios de maior engajamento, vendas e satisfação que resultam.

Então, ao investir nesse método, você poderá obter insights sobre o que eles pensam sobre seus produtos ou serviços. Assim como também poderá descobrir a probabilidade de eles recomendarem seus produtos e serviços a seus amigos e contatos da indústria.

Se você quer criar conexões mais profundas com seus clientes, aumentar a lealdade e se diferenciar dos concorrentes, sim: o marketing conversacional é para você.

Lembre-se: esta não é apenas uma oportunidade para melhorar o seu funil, é uma necessidade.

Inclusive, o marketing conversacional é apenas uma das razões pelas quais os consumidores estão amando os chatbots e fazendo mais compras deles – 81% dos consumidores que compram de um chatbot de varejo acabam comprando novamente.

Assim, o marketing conversacional permite que você abrace seus consumidores de maneiras novas e mais personalizadas – confie em nós, eles vão adorar você por isso quando você fizer isso.

Quer ir mais a fundo nisso? Ou ainda tem dúvidas? Pois nosso time de especialistas está sempre pronto para ajudar o maior número possível de marcas a elevar o nível da experiência do usuário e do cliente através do marketing digital integrado.

Se você precisa de ajuda para implementar ferramentas de engajamento de sites para sua marca ou quer falar mais sobre qualquer uma das táticas neste artigo, agende sua reunião hoje mesmo!

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