Marketing de conteúdo: principais tendências para o próximo semestre

As estratégias de marketing de conteúdo de sua empresa estão sempre em constante atualização. Ou deveriam!

O motivo disso está nas constantes mudanças de algoritmo nas plataformas sociais e nos hábitos de consumo das pessoas. Sem falar do surgimento de novas tecnologias e ferramentas no setor.

Mas uma coisa sempre permanece igual: seu objetivo é sempre gerar tráfego para o seu site e converter usuários em clientes.

O marketing de conteúdo continua sendo uma das maneiras mais eficazes de se conectar com seu público.

Mas o volume alto de conteúdo visto nas redes pode dificultar que seus leads sejam impactados pela estratégia de sua empresa.

O segredo aqui para se destacar é levar sua criatividade a um novo nível e tirar proveito máximo das novidades mais recentes.

Por isso listamos a seguir cinco grandes tendências do marketing de conteúdo que estão totalmente em evidência – e que podem ajudar sua empresa a alcançar esse objetivo!

1) Vídeo

Assunto recorrente aqui em nosso blog nos últimos tempos, o vídeo tem se fortalecido cada vez mais

A melhoria das conexões de dados e a evolução constante das telas dos gadgets móveis em qualidade e tamanho contribuíram bastante neste cenário.

Tanto que estudos recentes apontam que 74% do tráfego de internet deste ano estará relacionado ao vídeo.

Mas o verdadeiro impulso para toda essa popularidade se deve basicamente a uma grande questão: os serviços de transmissão ao vivo.

Hoje em dia não há mais rede social sem esse tipo de recurso: fomos do Periscope ao Instagram Stories, passando pelo Snapchat, Facebook, Vine e vários outros.

E, nesse período, inúmeras empresas apostaram nesse formato para criar uma conexão mais real com o seu público.

Além do caráter altamente interativo do vivo, que já angaria mais engajamento por si só, o formato também pode incrementar outras estratégias.

Empresas que utilizam vídeos em seus e-mails marketing podem observar um aumento de 200 a 300% em sua taxa de cliques (CTR).

Então se sua empresa ainda não incluiu esse formato em sua estratégia de marketing de conteúdo, fale agora mesmo com seu time ou agência de marketing!

2) Campanhas de e-mail marketing

Com o surgimento de tantas novidades no setor de marketing de conteúdo, usar e-mail marketing nos dias de hoje parece até antiquado? Errado!

Ano após ano, o e-mail marketing se mantém entre as principais tendências de conteúdo.

E por uma boa razão: embora o formato pareça permanecer sempre o mesmo, o modelo está constantemente sendo renovado. E sendo ainda um dos mais eficazes.

A popularização em massa de smartphones nos últimos anos revolucionou a maneira como usamos nossos e-mails. E isso trouxe uma nova vida aos e-mails marketing.

Hoje em dia, uma grande parte dos e-mails são lidos em dispositivos móveis, tornando os formatos responsivos uma necessidade absoluta.

O vídeo e o conteúdo interativo também estão disponíveis e são muito eficazes para chamar a atenção dos usuários.

E as campanhas de e-mail marketing parecem surtir um excelente resultado especialmente para as empresas B2B.

Isso se deve à duração maior dos processos de vendas mais longos, que exigem ações especiais para manter o interesse e a conexão com potenciais clientes ao longo do tempo.

3) Marketing baseado em dados

O volume de acesso a dados que as empresas têm hoje em dia é simplesmente incrível. Mas isso não é garantia que elas se beneficiem disso como deveriam.

Quando sua empresa coleta e analisa dados relevantes, transformando essa informação em ações concretas, consegue se sobressair à concorrência.

Para que sua estratégia seja bem-sucedida, é importante navegar neste mar de dados, buscando respostas inteligentes e justificadas.

Dessa forma é possível responder questões como:

  • Qual o tipo de conteúdo que funciona melhor para o seu público?
  • Quais canais oferecem as melhores taxas de conversão?
  • Quais os melhores dias e horários para suas atualizações em redes sociais?

4) Formatos originais de marketing de conteúdo

Para sua estratégia, a relevância do seu conteúdo junto aos leads está ligada a um conceito de originalidade e exclusividade.

Pense: o marketing de conteúdo se baseia em oferecer valores para os seus usuários. E qual o é a melhor forma de oferecer isso senão oferecer uma informação que ninguém mais possui?

Para apresentar seus dados de uma forma atraente e útil, aposte em e-books, whitepapers e infográficos. Só se lembre de usar esses conteúdos como isca para a captação de possíveis leads, através de landing pages especiais.

5) Personalização e segmentação

A personalização de conteúdo é uma forte tendência de marketing de conteúdo – mas algumas empresas estão usando o termo “hiperpersonalização”.

Personalizar seu conteúdo faz com que ele se torne ainda mais relevante para seus leads e usuários. O que sem dúvidas contribuiu para a obtenção de resultados mais positivos quando comparado às campanhas de massa.

Para personalizar seu conteúdo de forma eficaz, existem duas ferramentas importantes: a audição social e a automação de marketing.

A primeira pode ajudar sua empresa a acompanhar conversas sobre sua marca em tempo real dentro de diversas redes sociais.

Já a segunda permite que você automatize e otimize processos, fazendo com que sua equipe possa dedicar mais tempo e recursos às estratégias mais criativas e assertivas.

 

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