marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo: como definir prioridades e estratégia

Cada vez mais empresas estão apostando no marketing de conteúdo para se destacarem da concorrência e atraírem mais leads para suas jornadas do consumidor.

Existem duas grandes vantagens de investir no marketing de conteúdo: como parte de uma estratégia de inbound marketing, tem custo menor às ações do marketing tradicional e  ainda ajuda a atrair três vezes mais leads, se comparada também aos métodos tradicionais.

Mas antes de chamar seu time ou agência de marketing, confira as informações deste artigo e entenda como o marketing de conteúdo pode mudar os rumos da sua empresa.

Falando brevemente sobre marketing de conteúdo

O conceito de marketing de conteúdo está totalmente ligado às informações. É o recurso que uma empresa ou marca utiliza, através do compartilhamento de informações relevantes, divertidas ou perspicazes que, em última análise, ajuda seus leads a resolver problemas em suas vidas.

Não se trata de forçar um discurso de vendas nas pessoas. Mas sim de ajudá-los a avançar no processo de decisão de compra até à conversão em cliente.

Você pode ler mais sobre este assunto em nossos artigos anteriores:

Planejamento garante marketing de conteúdo eficaz

Você sabe que precisa incorporar o marketing de conteúdo em suas campanhas digitais, mas sabe como fazer? O que é necessário para garantir o ROI máximo para seus investimentos em conteúdo?

Como em praticamente tudo na vida, o sucesso do seu marketing de conteúdo começa com um planejamento eficaz.

Se você nunca teve contato com uma campanha de marketing de conteúdo, veja a seguir como funciona um planejamento desse modelo:

Etapa 1: prepare-se

Antes de começar a criar o calendário editorial de sua empresa ou executá-lo, é preciso ter alguns dados em mãos:

  • Tópicos populares em sua indústria;
  • Grandes lançamentos de sua empresa no período;
  • Quem são as buyer personas;
  • Principais dúvidas dos seus clientes.

Com estas informações em mãos, será possível nortear todos os passos daqui para frente.

Etapa 2: desenvolva um plano para diferentes canais

Muitas pessoas pensam que o marketing de conteúdo envolve apenas artigos em blogs – mas a realidade é bem diferente.

Um bom plano de conteúdo leva em consideração uma série de canais e técnicas diferentes, como:

  • Postagens no blog e nas redes sociais;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Entrevistas com líderes e influenciadores da indústria;
  • Estudos de caso;
  • FAQ, com as principais perguntas do público;
  • Infográficos;
  • E-books e White papers;
  • Anúncios em redes sociais e sites de busca;
  • Participações em comunidades / fóruns online.

Etapa 3: hora do brainstorm

Agora que você tem a base de seu plano já estruturado, é hora de brainstorming!

Reúna seu time (ou representantes de cada um) de marketing, de vendas, sua agência de inbound marketing, a equipe de atendimento ao público.

Assim você vai encontrar-se realmente explorando as necessidades dos seus clientes e acessando algumas ideias verdadeiramente inspiradoras.

Defina as abordagens para cada perfil do público, quais canais usar, os tipos de recursos necessários e os custos destas ações.

Etapa 4: planeje a execução do seu marketing de conteúdo

Para criar seu calendário editorial e planejar a execução de conteúdo, você precisará considerar questões como:

Antecedência necessária: se os tópicos de interesse permanecem estáveis ​​em sua indústria, vale planejar alguns meses antes do tempo. Mas se o seu nicho estiver em constante evolução (caso sua empresa se concentre em questões ligadas à tecnologia, por exemplo), é melhor planejar um mês de cada vez. Assim você deixa mais espaço para temas mais atuais assim que eles aparecerem no radar.

Responsabilidade pela produção:  defina quem vai lidar com a execução do conteúdo. Criadores internos de conteúdo ou uma agência de inbound marketing – que pode também fornecer uma série de ferramentas e recursos, além da expertise de seus especialistas em outras áreas.

Manter seu time no caminho certo e garantir que os prazos sejam cumpridos é uma parte essencial do planejamento e execução de uma estratégia efetiva de marketing de conteúdo.

Etapa 5: refinar e reavaliar

O processo de planejamento de conteúdo não termina com a entrega do conteúdo delineado em seu calendário editorial.

À medida que ele é colocado em prática, gera toneladas de dados: desde as taxas de resposta às CTAs, taxas de conversão, número de visitantes que se tornam clientes e muito mais. Não deixe esses dados inativos em sua conta do Google Analytics!

Use-os, revisando as métricas de conteúdo da sua empresa, pelo menos, uma vez por mês. Pegue o aprendizado com essas tendências e aplique-as à sua próxima sessão de planejamento do calendário editorial.

As postagens de blog em vídeo geram resultados mais expressivos do que artigos de texto? Ajuste seu próximo calendário para incorporar mais vídeos e esticar estes bons números ao máximo.

Influência do marketing de conteúdo para o seu mercado

Como mencionamos logo na introdução, o marketing de conteúdo gera três vezes mais leads que o outbound marketing e ainda custa 62% menos.

Além disso, ele impulsiona conversões mais altas: ele é seis vezes mais eficiente que o marketing tradicional para converter as pessoas em leads e clientes.

Em um universo onde as empresas buscam cada vez mais por custos competitivos e boas relações custo X benefício, apostar em conteúdo pode ser fundamental para a evolução de sua empresa no mercado atual.

Agora que você já sabe a importância do marketing de conteúdo eficaz para sua empresa, é hora de começar – e os especialistas da UP2Place podem te ajudar: clique aqui e fale com a gente!

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