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Descubra como o marketing de nicho pode ajudar sua empresa a conquistar novos mercados, vender mais e ampliar a força de sua marca.

Marketing de nicho e sua importância na estratégia digital

Falar sobre marketing de nicho fica mais fácil quando pensamos no ditado: “se você está falando com todo mundo, não está falando com ninguém.” Atualmente, essa é uma premissa mais verdadeira do que nunca. Ainda mais no meio digital.

Afinal, o ideal é se concentrar em um elemento do mercado e a partir daí, direcionar todos os seus esforços lá. Isso é encontrar um segmento para o seu produto ou serviço.

Por isso vale apostar no marketing de nicho. Assim, sua empresa empreende estratégias específicas para falar apenas com seu público, o que oferece algumas vantagens fundamentais.

Mas quem? O que? Quando? Onde? Por que? E como? – você deve estar se perguntando. Então vamos mergulhar no universo do marketing de nicho e seus benefícios.

Quem o marketing de nicho ajuda a atingir?

O marketing de nicho talvez seja melhor descrito como um dos tipos de marketing digital cuja estratégia ajuda a atingir um segmento específico do mercado global. Dessa forma, é possível compartilhar mensagens que ressoarão com esse público específico.

Encontrar seu nicho de mercado é menos complicado do que pode parecer. A dica é determinar o perfil de cliente ideal de sua empresa. Ele pode ser encontrado olhando para questões como:

  • Dados demográficos – idade, sexo, estado civil;
  • Aspectos psicossociais – hobbies, cargo, renda, aspirações pessoais e profissionais,
  • Estágio de vida – estudante universitário, pai, aposentado,
  • Geolocalização e muito mais.

O que o marketing de nicho comunica?

Uma das vantagens dessa metodologia é ser hiperfocado e altamente personalizado – o que, geralmente, significa que é hiper eficaz também.

Especialmente porque as pessoas (e o mercado em geral) demandam personalização. Tanto que cerca de 72% dos consumidores só interagem com abordagens que sejam personalizadas de acordo com seus pontos de interesse.

Leia também: A importância da personalização como abordagem de venda

 

Quando o marketing de nicho atua?

Sempre! Dessa forma, você pode usar estratégias de marketing de nicho nas mais diversas situações:

Especialmente quando há um nicho de mercado que é exatamente o que a marca foi projetada para abordar. Como empresas que oferecem produtos para profissionais da saúde, para o setor da educação, para o turismo corporativo, entre outros.

Onde o marketing de nicho se aplica?

Online, pessoalmente, boca-a-boca, por correio, via texto — as opções são quase infinitas.

Aliás, o engajamento pessoal tende a ser mais eficaz. Por isso, as estratégias de marketing de nicho de nicho de boca a boca podem trazer um ROI mais efetivo.

Por que apostar no marketing de nicho?

Porque ele pode ajudar sua empresa a identificar com sucesso um mercado que não está sendo atendido.

Por outro lado, pode mostrar que seu produto ou serviço é usado de uma nova forma por um mercado que eles não sabiam que existia.

Como o marketing de nicho funciona na prática?

Como já vimos, existem muitas maneiras de implementar o marketing de nicho. Entre elas:

  • E-mail marketing,
  • Anúncios nas plataformas digitais,
  • Ações de outbound, como eventos direcionados e muito mais.

Vamos falar sobre alguns exemplos de marketing de nicho que podem trazer resultados expressivos para a sua empresa:

Conteúdo gerado pelo usuário

Atualmente, o conteúdo gerado pelo usuário é uma das melhores estratégias de marketing que sua empresa pode explorar.

Isso porque ele funciona de duas maneiras:

  • Atua como uma espécie de publicidade gratuita para sua empresa,
  • É uma chance de sua marca criar uma conexão com pessoas que já amam seus produtos.

E o que é melhor que novos clientes? Clientes fidelizados e que são fãs da sua marca.
Por isso use e abuse das provas sociais colhidas em suas redes sociais e formulários de pesquisa. Mas certifique-se de obter a autorização de uso por parte dos usuários.

Determinação precisa das plataformas sociais

Como diz o ditado, você não pode servir dois mestres ao mesmo tempo. Então, se você quer sucesso a longo prazo, precisa de precisão para atrair o público certo!

Promover negócios em mídias sociais, como Facebook e Twitter, é algo essencial nos dias de hoje. No entanto, elas podem não ser as melhores plataformas para divulgar produtos de nicho.

Afinal, estes canais podem estar saturados com o conteúdo de concorrentes. Sendo assim, como aplicar o marketing de nicho? Limitando sua visibilidade a plataformas altamente relevantes entre seu público.

Isso pode significar descartar métodos mais populares, como anúncios no Facebook. Lembre-se: você não precisa estar em todos os lugares ao mesmo tempo! Esse processo não é apenas caro, mas também significa muito esforço para pouco retorno.

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Parcerias – excelentes para o marketing de nicho

Mais que um ótimo produto, boas experiências de compra são o que garantem a satisfação do cliente.

Por isso, dê ao seu público todo o pacote, desde o pedido à entrega do produto. Assim você vai ampliar o ciclo de vida de seus clientes cada vez mais.

Mas o marketing de nicho pode ter canais restritos de atuação, como você viu no tópico anterior. Uma boa ideia é se juntar a especialistas e influenciadores relevantes junto ao seu público e mostrar o ponto de venda único do seu negócio.

Outbound marketing

Já falamos muito sobre as vantagens do inbound marketing frente aos métodos tradicionais. Porém, algumas estratégias de marketing de nicho fora do meio online podem trazer bons resultados.

Afinal, nem todos os segmentos-alvo podem ser alcançados usando plataformas digitais. Isso é particularmente útil para empresas de nicho. Pois permite que as pessoas toquem, segurem e provem os produtos de seus clientes.

Além disso, táticas de outbound marketing, como o uso de cartões de visita, panfletos ou cupons, dão aos clientes uma conexão física com a marca.

Atuação através de meios sustentáveis

Negócios de nicho precisam de marketing sustentável. Especialmente aqueles que querem manter-se no topo do mercado a longo prazo.

Um grande exemplo de meio sustentável é o vídeo. Sua popularidade é mais do que um acaso. Estima-se que os vídeos online serão responsáveis por mais de 82% de todo o tráfego de internet do consumidor neste próximo ano. Um volume 15 vezes maior do que o experimentado em 2017.

O marketing de nicho é para o seu negócio?

Grandes empresas, que apelam para as massas, muitas vezes ignoram as necessidades desses consumidores. Isso abre lacunas altamente estratégicas que sua empresa pode preencher.

Então como você pôde ver aqui, o marketing de nicho é a sua chance de destacar sua marca em seu meio.

Além disso, é uma oportunidade poderosa para construir uma base de clientes leais. Que vão contar ao mundo como seus produtos trazem soluções para suas dores e necessidades.

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