Marketing Digital 2017: conheça as principais tendências em conteúdo

Quando se fala nas tendências para o Marketing Digital 2017, uma das principais apostas para o ano é o Marketing de Conteúdo.
Dentro da estratégia de inbound marketing, ele ocupa diversas posições de destaque:
– Atua como suporte das estratégias de vendas na jornada de compras
– É decisivo para a criação do relacionamento entre empresas
– O conteúdo é vital especialmente no momento da conversão: estudos garantem que ele gera o triplo de leads por verba investida.
E se este é o tipo de resultado que você espera que sua empresa obtenha em 2017, vale apostar nas dicas que daremos a seguir.

Invista na personalização

De acordo com dezenas de especialistas do setor, a personalização é uma forte tendência para o Marketing Digital 2017.
A personalização aqui engloba sua operação como um todo: vai desde o atendimento personalizado ao cliente às soluções customizadas.
Quanto maior for a percepção do cliente de que sua empresa está disposta a oferecer a solução certa o problema dele – e não está apenas empurrando uma solução de gaveta – maior é a sua chance de conversão.
Empresas que souberem flexibilizar seu portfólio de soluções e conseguirem oferecer produtos e serviços personalizados de acordo com as necessidades reais de cada cliente terão uma vantagem competitiva significativa no mercado.
Tudo isso deve estar bem embalado em um atendimento 100% focado no consumidor. A personalização aqui entra na produção de conteúdo voltada para uma parcela especifica dos clientes.
Passa pela abordagem omnichannel, de manter o controle dos interesses do cliente em todos os seus pontos de contato com a empresa.
Tudo para mostrar a este consumidor que sua empresa está atenta aos seus problemas, necessidades e singularidades – e sabe como ajuda-lo de fato.
Para obter isso, sua empresa deve investir na análise de dados – seja Big ou Small Data – para entender todas as particularidades e ensejos deste público.

Priorize a autenticidade

Conteúdo real e honesto sempre conquista o consumidor – especialmente quando vem de influenciadores digitais e celebridades.
Mais do que nunca, o papel dos influenciadores terá destaque para as estratégias de produção de conteúdo digital para este próximo ano.
Mas é de extrema importância que as empresas saibam entender o perfil de cada influenciador e permita a eles trabalhar com total transparência dentro do que foi contratado.
Afinal de contas, é justamente esse endosso de uma figura de destaque e penetração junto ao seu público que gera a confiança em seu produto e empresa.
Por isso, ao elaborar suas campanhas para o próximo ano, priorize influenciadores que tenham aderência real ao seu produto e junto do público que sua empresa quer atingir.
Optar por celebridades apenas porque estão em alta nas novelas ou webcelebs de destaque no momento pode trazer um resultado oposto ao planejado.

Seja relevante em todos os seus canais sociais

Com o lançamento das redes sociais, houve um frenesi nos departamentos de marketing das empresas.
Isso porque muita gente acreditava (e algumas ainda acreditam) que as empresas tinham que estar presentes em todas as redes sociais disponíveis.
O problema disso é que seu cliente não necessariamente está presente em todas as redes. Ou está procurando o tipo de conteúdo que você oferece nela.
Com isso sua empresa corre o risco de desperdiçar tempo e verba produzindo conteúdo para canais que não convertem por não concentrar o seu perfil de lead.
Por isso a regra para o Marketing Digital 2017 é garantir a relevância.
Sua empresa deve seguir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo, para seu blog e website.
Em paralelo a isso, seu time de marketing ou agência de marketing digital devem monitorar o surgimento de toda nova rede social.
Assim como estudar a relevância e o tipo de conteúdo que deve ser publicado nela – e ver se há budget e pertinência nesse esforço.
É mais válido focar a presença digital em poucas redes com alta concentração de leads potenciais do que adotar uma estratégia massificada no maior número de perfis sociais possíveis.

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