Marketing digital: ajude sua empresa a atravessar essa crise

Marketing digital: ajude sua empresa a atravessar essa crise

A transformação digital mudou a forma como as empresas fazem negócios, estruturam seu marketing digital e se relacionam com os seus clientes. Com a pandemia da COVID-19, mercados em todo o mundo estão vivendo uma nova onda de adaptações.

Para auxiliar sua empresa neste momento, listamos a seguir algumas dicas para ajustar seu marketing digital neste período e preparar suas operações para atravessar este momento – siga na leitura para saber mais:

Informe os clientes sobre os efeitos da COVID-19 em sua indústria

A continuação dos negócios durante esse momento varia entre os setores. As empresas que já realizavam uma boa parte de suas operações e negócios on-line puderam migrar para o home office, enquanto outros tiveram que fazer adaptações em suas rotinas diárias.

É importante manter clientes, parceiros e fornecedores informados sobre estas mudanças. Isso pode significar fixar um banner no seu site, enviar um e-mail ou publicar algo em seus perfis de rede social.

Notificar os clientes sobre os ajustes atuais dos processos de sua empresa aliviará qualquer pânico que eles possam ter e alertará sobre limitações nos serviços antes que eles precisem pegar o telefone e perguntar.

Mesmo que sua empresa não tenha sofrido muitas mudanças como resultado do coronavírus, ainda é uma boa ideia reconhecer essa crise e mostrar seu apoio e empatia àqueles que estão sofrendo com o problema.

Um simples e-mail ou postagem em mídia social lembrará aos clientes que podem contar com o seu apoio – e que sua empresa valoriza muito mais do que apenas seus resultados.

Observe o seu tom

Uma das grandes vantagens das mídias sociais durante essa pandemia é sua capacidade de criar conexões positivas através do meio online.

Uma mudança na rotina, diferentes ambientes de trabalho e distanciamento social têm sido difíceis para muitos. Mas há um nível de esperança em saber que podemos e continuaremos a nos comunicar com a ajuda da Internet.

O tom transmitido por empresas tem variado, mas é importante manter-se otimista sem deixar de lado a situação ao trabalhar o marketing digital de sua empresa durante esse período.

Que dicas ou mensagens sua empresa pode compartilhar durante esse período de mudança e incerteza?

Aposte no e-mail como mecanismo de nutrição

O e-mail marketing é uma forma rápida, barata e eficaz de levar informação a quem sua empresa precisa atingir.

Para alguns setores, é tão simples quanto lembrar aos clientes que, apesar das escolas estarem fechadas, seus fornecedores podem ajudar a atender todas as demandas e necessidades de seus alunos on-line.

Apenas lembre-se de estar atento à seriedade da pandemia de COVID-19 e mostrar para seus clientes que sua empresa está aqui para ajudar neste momento. Não é hora de vender ou promover “ofertas” especiais relacionadas ao coronavírus.

Um bom exemplo: sua empresa pode oferecer frete grátis ou um desconto especial aos clientes, mas usar um código de desconto como ‘COVID19’ ou ‘coronavirus’ não é como sua marca deveria se posicionar quando se trata de abordar assuntos sensíveis.

O e-mail provavelmente não compensará todas as perdas de desempenho recentes, mas as marcas que mostram valor e instilam a confiança de seus clientes em períodos assim podem colher bons frutos quando o cenário se estabilizar.

Use a mídia paga de forma estratégica

No meio dessa pandemia de COVID-19, é natural que a demanda de pesquisa relacionada a setores que não sejam de saúde diminua.

Se o produto ou serviço da sua empresa não for considerado uma “necessidade essencial”, sua empresa pode considerar reduzir seus investimentos em mídia paga.

Por outro lado, os lances em muitos setores estarão mais baixos do que nunca. Isso provavelmente ocorre porque os anunciantes fazem menos lances e cortam seus orçamentos. Mas se sua empresa está vendendo produtos / serviços que ainda têm demanda no momento, talvez seja o justamente o momento de maximizar os gastos com anúncios. Apenas certifique-se de acompanhar de perto seus KPIs.

Mantenha seus esforços em SEO e marketing de conteúdo

Como a pesquisa paga, as equipes de marketing e vendas em todos os setores estão experimentando perdas de desempenho no canal orgânico devido a uma queda na demanda geral de pesquisa.

Ao contrário da pesquisa paga / social, que merece uma análise mais específica, os esforços de SEO e marketing de conteúdo devem seguir como de costume.

Por que estamos dizendo isso? O raciocínio é: se a sua empresa optar por reduzir os investimentos em SEO e marketing de conteúdo, arriscará significativamente seus rankings orgânicos.

Quando a demanda de pesquisa retornar (e isso vai acontecer, acredite), sua empresa vai direcionar um tráfego consideravelmente menor do que antes do início da pandemia do coronavírus. No momento, é vital manter – se não crescer – sua campanha de SEO dentro de sua estratégia de marketing digital.

Segurança e eficiência são as palavras de ordem – em suas operações e também em seu marketing digital

Em um momento de incerteza, as empresas precisam priorizar a segurança dos consumidores e funcionários.

Por isso, seja gentil e ciente da situação atual. As marcas que melhor fizerem isso melhor, sem dúvida, se recuperarão mais rapidamente quando o coronavírus se retrair.

Até lá, analise criteriosamente seus esforços de marketing digital, mantendo os investimentos mais eficientes.

Se você precisar de ajuda nessa missão, conte com os especialistas da UP2Place Digital. Eles podem fazer uma análise de sua estratégia atual e propor os melhores ajustes neste momento.

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