Marketing Digital de Sucesso: como sua empresa pode obter resultados em oito passos

Em um mundo com pessoas totalmente conectadas, onde tudo acontece online, sua empresa precisa garantir um marketing digital de sucesso.
Sem isso, sua empresa pode apenas boiar no mar da concorrência. E o pior: afundar e sair do mercado.
Por isso leia atentamente esse artigo e descubra como fazer marketing digital de sucesso em apenas oito passos!

  • 1º passo: Defina o que é sucesso para sua empresa

Essa é a primeira pergunta que deve ser feita quando começamos a elaborar uma estratégia de marketing digital de sucesso.
O passo zero de toda estratégia digital é definir qual é o principal objetivo da sua empresa.
Vender mais, lançar um novo produto ou serviço, fidelizar os clientes que já estão na casa, reposicionar a marca – defina a sua dor em primeiro lugar.
Só assim você vai conseguir desenhar o seu planejamento e entender e qual é o público que engloba seus potenciais clientes.
E é aí que você vai definir o que é o sucesso dessa campanha: porcentagem do aumento de vendas e de números de clientes que deve ser alcançado, por exemplo.
Defina suas metas a curto, médio e longo prazos, suas métricas e quais meios você vai utilizar para analisar se a sua estratégia está funcionando. Pense quais serão suas primeiras medidas, quantos leads você quer atingir no primeiro mês e qual a taxa de conversão que pretende alcançar.

  • 2º passo: Monte a equipe que vai fazer o seu marketing digital de sucesso

Você pode escolher entre dois caminhos: criar e gerir sua campanha de marketing digital dentro da sua própria empresa, treinando os seus funcionários e determinando quem serão os responsáveis por isso.
Ou pode contratar uma agência especializada, que já possui expertise, conhece as melhores práticas e já possui todas as ferramentas necessárias para garantir o sucesso de sua campanha.

  • 3º passo: Entenda quem é o seu público

Qual é o perfil do seu potencial cliente? Comece a entender melhor quem consome as soluções que sua empresa oferece definindo as suas buyer personas.
É a partir daí que sua empresa vai conseguir produzir uma estratégia eficaz, propondo conteúdos pertinentes, palavras-chave que facilitem o acesso deste público à sua empresa e até estilo dos textos. Entenda como fazer isso com a ajuda DESTE ARTIGO.

  • 4º passo: Verifique o seu site é eficaz

O site da sua empresa é o ponto de partida e chegada de toda a estratégia de marketing digital de sucesso.
É para ele que você quer direcionar todo o público que chegará através das pesquisas, blog, redes sociais, anúncios e e-mails.
Por isso, pense nele como a vitrine online do seu negócio: ele deve ser bem estruturado, com um layout que garanta a usabilidade, responsivo e que represente a sua marca.

Leia também: 5 diferenciais que farão o site da sua empresa ser um site de sucesso

  • 5º passo: Alimente o blog da sua empresa (ou crie um já, se ainda não tiver)

Para garantir um marketing digital de sucesso, é fundamental contar com um blog.
É através dele que você vai gerar leads – mas para isso precisa oferecer conteúdo atualizado, pertinente e que dialogue com as dores do seu cliente potencial.
Use a ferramenta para explorar temas que atraiam o seu público, que conquistem a atenção deles – privilegiando sempre as melhores práticas de SEO. Primeiro mostre que você está interessado em ajudá-los, depois mostre como o seu produto pode contribuir para isso.

  • 6º passo: Esteja presente – e atuante – nas redes sociais relevantes

Uma informação que você pode obter com a construção das buyers personas da sua empresa é sobre as redes sociais que eles usam.
E é isso deve nortear onde investir seus esforços: esteja onde seu cliente também está!
Existem uma série de plataformas disponíveis atualmente: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, Snapchat, Periscope – e por aí vai.
O ideal é estar presente em pelo menos duas redes sociais – e mantenha os perfis de sua empresa sempre atualizados!
Invista em marketing de conteúdo eficaz, que trabalhe as potencialidades e a linguagem de cada rede a favor dos seus objetivos. E aproveite para direcionar esse tráfego de usuários para o seu site.

  • 7º passo: Use o e-mail marketing de forma eficiente

Já se foi o tempo onde o e-mail marketing tinha como foco apenas direcionar anúncios dos seus produtos para qualquer lista de e-mails.
Dentro de uma estratégia de marketing digital de sucesso, o e-mail marketing é produzido cuidadosamente e com objetivos bem específicos.
Sua lista de e-mail deve trabalhar clientes conquistados e que estão ainda passando pelo funil de vendas, leitores do seu blog e usuários ativos das suas páginas nas redes sociais.
Use esse recurso para dialogar com esse público: avisos sobre novas postagens em seu blog, conteúdo exclusivo e, conforme a adesão e engajamento, oferecer o seu produto.

Leia também: Converta mais com o conteúdo certo em cada etapa do funil de vendas

  • 8º passo: Amplie sua presença digital

Esse é apenas um resumo das estratégias que fazem parte do mundo do marketing digital de sucesso.
Sua empresa pode explorar ainda uma série de outras ferramentas dentro de uma estratégia que podem contribuir na geração de leads.
O mais importante é ter em mente que o bom conteúdo é a chave para o sucesso!
Por isso, privilegie o conteúdo pertinente e atualizado, que realmente ajude o seu público.
Com o tempo, você começará a perceber quais assuntos geram mais resultados e engajamento. Isso vai ajudar a compreender cada vez mais o seu público, afiar a sua estratégia e atrair mais e mais possíveis clientes.

Quer saber mais sobre marketing digital de sucesso? Confira então nosso e-book: clique a seguir para baixar gratuitamente!

Por onde começar sua Estratégia de Marketing na Internet?

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!