Marketing digital e a influência em como fazemos negócios

Marketing digital e a influência em como fazemos negócios

Basta fazer uma breve retrospectiva para perceber como o marketing digital mudou a maneira como fazemos negócios.

Com a transformação digital avançando de forma contínua todos os dias, as barreiras para entrar no mercado são mais baixas. E as regras do jogo foram alteradas permanentemente.

Os avanços no marketing digital permitem que as empresas atinjam um público mais global. Com isso, começar e manter um negócio não é mais tão caro como antes. Isso fez com que mais empresas entrassem no mercado, aumentando a concorrência e fazendo as empresas mais tradicionais repensarem seus velhos modelos de negócios.

Veja a seguir alguns sinais claros de toda essa mudança – e o que sua empresa precisa fazer para manter-se no jogo do mercado.

As lojas físicas estão se reinventando

O comportamento do consumidor muda a cada dia – e a jornada de compra dentro de toda empresa precisa ser ajustada.

Hoje, basta um clique de um mouse ou toque na tela de seu smartphone para receber em sua casa um pacote de uma das grandes varejistas dentro de 48 horas.

Ou nem mesmo um clique: o surgimento das assistentes pessoais em diversos eletrônicos (dos celulares aos eletrodomésticos) vai gradualmente dispensar até esse pequeno esforço.

As compras on-line são fáceis, convenientes e oferecem uma maior variedade de produtos. À medida que os consumidores optam pela conveniência das compras on-line, os varejistas físicos precisam se reinventar.

É por isso com muitas empresas – da Apple ao Magazine Luiza – estão transformando seus pontos de vendas físicos em áreas digitais de experimentação do produto, criando mais um ponto de contato entre marca e consumidor.

O atendimento ao cliente está cada vez mais disponível

Antes da conveniência da internet, os consumidores deveriam ligar ou ir a um estabelecimento para fazer uma reclamação.

Com a popularização das redes sociais, os consumidores têm acesso 24/7 às marcas – e fazem uso destes canais.

Já as empresas estão buscando caminhos para ouvir, responder e se envolver com seus clientes em tempo hábil, enquanto também trabalham para atender adequadamente as preocupações dos clientes.

Cada vez mais as empresas entendem que é a excelência no serviço ao cliente é o que as diferencia de outras marcas.

Segundo a Nielsen, um terço dos clientes preferem abordar suas preocupações em suas redes sociais. As marcas reconhecem isso e trabalham continuamente para melhorar seu tempo de resposta. Eles reconhecem que, quando os clientes se sentem negligenciados, prejudicam o relacionamento – e suas vendas.

O marketing digital permite medir o sucesso

Com o marketing digital, os profissionais de marketing podem acompanhar o que funciona para uma organização mais rapidamente através da mensuração dos KPIs.

É possível afirmar sem dúvidas que medir o sucesso das iniciativas de marketing nunca foi tão fácil: tudo foi construído para rastrear o alcance, o engajamento, os cliques e além. As próprias plataformas já possuem suas áreas de dados, assim como o Analytics.

Mas é preciso dedicar tempo e recursos para realizar e analisar todos estes dados. Eles podem influir positivamente em campanhas e nos resultados, lançamentos de novos produtos e muitos mais.

Para isso, é fundamental garantir a integração entre os departamentos de marketing e TI, além de contar com o suporte de especialistas internos ou de uma agência de marketing digital.

Fale a coisa certa para pessoa certa, na hora certa – e com o custo certo

Antes da era do marketing digital, a empresa com os maiores orçamentos dominava o mercado. Era simples: bastava colocar mais dinheiro no budget para facilitar na hora de concorrer com os concorrentes.

Quando as redes sociais surgiram, esse cenário mudou drasticamente. Elas passaram a influenciar o consumidor, tornaram-se um poderoso canal de comunicação para as empresas.

No começo, isso significava publicidade gratuita. Hoje as coisas já são diferentes – e mudam frequentemente, assim como os algoritmos do Facebook.

Com o Ads, as marcas podem estrategicamente publicar anúncios que convertem, mesmo com um pequeno orçamento. Assim, a concorrência mantém-se leal por estar mais focada na estratégia e menos no budget.

Marketing digital X outbound marketing

As pessoas estão cada vez mais passando tempo online – o que tem transformado o mercado da mídia convencional em rádios, mídia impressa e canais de TV.

Hoje as empresas podem impactar o consumidor em diversas ações: nas redes sociais, assistindo a shows e séries, fazendo suas buscas no Google, em seus micro-momentos.

Estes anúncios custam menos e podem ser mais especificamente direcionados para grupos de consumidores.

Isso resulta em um ROI maior do que o obtido com publicidade tradicional. A publicidade digital foi construída de forma que as empresas possam medir facilmente o ROI.

Este é um grande avanço, porque antes da era digital, não havia números claros quanto ao total de pessoas que a publicidade atingia (e quem eram de fato estas pessoas).

É por isso que os gastos com anúncios digitais superaram os de anúncios tradicionais em 2016. E a tendência é que isso aumente: o eMarketer espera que, até 2019, os anúncios digitais representem um terço do custo total da publicidade só nos Estados Unidos.

Como o Marketing Digital está mudando a maneira de fazer negócios

A mudança pode ser gradual, especialmente no Brasil e seu cenário econômico. Mas estes são apenas alguns dos exemplos de como o marketing digital está mudando o mundo dos negócios.

À medida que sua empresa se debruçar sobre suas estratégias de marketing no futuro e decidir fazer mudanças digitais, conte com a UP2Place – clique aqui para falar conosco!

 

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