Marketing digital econômico: otimize seu conteúdo e alcance bons resultados

Marketing digital econômico: otimize seu conteúdo e alcance bons resultados

Com a transformação digital a mil e a demanda atual por orçamentos enxutos, sua empresa precisa encontrar um modelo de marketing digital econômico para seguir fazendo negócios.

Por isso separamos aqui algumas dicas para maximizar seu orçamento, de forma a produzir conteúdo relevante e manter sua presença digital a pleno vapor – confira a seguir.

Alinhe suas metas às necessidades de conteúdo

Se você precisa atrair público para o seu site, onde está o seu principal canal de vendas, não faz sentido investir para trazer mais seguidores para suas redes sociais. A estratégia pode até fazer sentido – mas será um caminho longo, custoso e demorado.

Além disso, analise suas demandas: se o objetivo é alavancar a venda, produzir conteúdo voltado para o fortalecimento da marca, por exemplo, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro.

Defina suas metas e faça um calendário editorial que possa alavancar o alcance dessas metas: vender mais, alavancar a participação de mercado, ampliar o goodwill da marca e por aí vai. Como fazer isso? Veja no tópico a seguir.

Crie uma estratégia de marketing digital econômico

Uma estratégia de marketing digital econômico não é simplesmente definir o número de postagens no blog por semana, fazer algum SEO para elas e compartilhá-las nas redes sociais.

É preciso ir além da parte tática sobre quando criar e implantar conteúdo e buscar respostas para questões como:

  • O que você está sendo produzido?
  • Por que isso está sendo produzido?
  • Qual é o ROI de conteúdo esperado em cada canal específico?

Mais importante: concentre todos os seus canais de atuação digital para a mesma tabela.

Entenda o que eles estão direcionando, verifique se há alinhamento geral e determine quais são suas necessidades de conteúdo individualmente para criar uma estratégia coesa.

Aprenda com o passado

Se você não havia se aprofundado ainda na análise das métricas, agora é a hora. Uma parte importante de toda estratégia de marketing digital econômico é saber qual ação teve um bom desempenho e os motivos para isso, através dos dados obtidos. Você precisa obter informações sobre o que funcionou e o que não ocorreu no passado.

Se você possui dados sobre como o conteúdo foi otimizado, compartilhado e promovido no passado, use isso para influenciar suas ações daqui para frente.

Tire boas lições da concorrência

Sempre há algo a aprender do trabalho de seus concorrentes – especialmente neste momento, em que as ações digitais desempenham um papel essencial para os negócios.

Mesmo uma revisão e documentação básicas dos tópicos, formatos e o que podemos ver externamente e por meio de ferramentas de pesquisa em termos de engajamento nos sites dos concorrentes pode ser muito útil.

Quando você não repete os erros dos concorrentes e pode tirar bons insights do que parece estar funcionando, economiza tempo, esforço e dinheiro.

Ouça seu público

Além de observar os dados obtidos de ações passadas, é importante obter dados de sua equipe de vendas e de seus clientes:

  • Quais são os pontos negativos de sua empresa e de seus produtos?
  • Quais são as dúvidas que eles tiveram no processo de pesquisa e compra?
  • Que conteúdos foram úteis neste processo?
  • O que eles gostariam que sua empresa tivesse dito antes a eles?
  • Como eles poderiam ter encontrado sua empresa mais rápido?

Use conversas, pesquisas e reuniões para obter essas informações e ver como elas se alinham às metas, tópicos e ao seu plano de marketing digital econômico.

Reutilize seu conteúdo de várias maneiras

O objetivo do investimento em conteúdo deve ser o aproveitamento máximo. Ao conseguir explorar um mesmo material em vários canais de marketing digital, para usos além do marketing e embalando-o de diferentes maneiras, faz com que sua empresa possa tirar o máximo proveito dele.

Não estamos falando de publicar um artigo no blog e compartilhar depois em suas redes sociais – mas sim explorar melhor os formatos e oportunidades.

Por exemplo, se o seu blog possuir um artigo bem ranqueado sobre um tema relevante para sua indústria, poderá escrever artigos que o reaproveitem a cada novidade ou mudança – algo como “Um mês depois do fim da pandemia: o que aprendemos?”.

Outra opção é transformá-lo para novos formatos: esse mesmo artigo pode virar um infográfico, o infográfico pode ser expandido para um eBook, o eBook pode ganhar uma nova linguagem se virar vídeo – a criatividade de sua empresa ou agência definirão os rumos dessa etapa de seu marketing digital econômico.

Criatividade e flexibilidade: ainda mais essenciais

Com o conteúdo sendo um ponto focal e a função necessária de praticamente todos os canais de marketing digital econômico – incluindo o marketing de busca -, está bem claro a importância de investir nele.

Ao ser proativa e criativa com sua abordagem na produção de conteúdo e encontrar maneiras de economizar de colocar o marketing digital econômico em prática, suas ações online se tornarão mais eficientes e trarão um melhor desempenho como um bônus.

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