Marketing e Vendas acelerando os resultados com Inbound Marketing

O mestre e referência do marketing Philip Kotler enfatiza que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”, ou seja, “mais vale investir em fidelização do que em prospecção de clientes”. A razão para essa regra ser tão valiosa é muito simples, além de ser mais caro trazer novos clientes para o seu negócio, um cliente que confia e está satisfeito com seus produtos ou serviços costuma trazer outros e, consequentemente, mais resultados para a sua empresa.

No entanto, a maioria dos negócios passam por um momento onde sua carteira de clientes fica estagnada, o que significa que é preciso rever suas estratégias para atrair e conquistar novos, permitindo assim que a sua empresa dê passos importantes rumo ao crescimento.

Se você não sabe ao certo porque novos clientes deixaram de procurar seu negócio, seguem algumas dicas relevantes que podem ajudá-lo a rever sua estratégia.

Revendo sua Estratégia Digital

Cuide da Presença Digital

As pessoas estão cada dia mais conectadas. Por isso, se a sua empresa não conta com uma boa presença online, provavelmente você está deixando que uma boa porcentagem de potenciais clientes não conheça o seu negócio, ou não tenha motivos para se lembrar dele.

Contar com um site bem estruturado e como um canal de negócio, um blog com conteúdo interessante, envios de e-mail marketing e uma página em pelo menos uma rede social é um bom inicio para construir uma presença online e começar a se conectar com seus potenciais clientes de forma efetiva. Disseminando bom conteúdo gratuitamente, você pode despertar a atenção e atrair mais consumidores.

Outra questão é: qual o tipo de conteúdo que você está investindo? Seu conteúdo atende a necessidade de seus clientes? Quais são essas necessidades? É sempre importante considerar que seu conteúdo deve estar conectado aos seus clientes, e que você deve mostrar que sabe como resolver o problema deles.

Redes Sociais como Canal de Relacionamento

A rede social mais popular, o Facebook, conta com cerca de 1,6 bilhões de usuários, o que representa um enorme potencial para promover gratuitamente centenas de negócios. Porém, é preciso usar essas redes de forma adequada para gerar bons resultados e isso não significa necessariamente pagar para impulsionar posts ou promover sua Fan Page.

Para ter uma boa Fan Page, seus posts, além de visualmente atraentes, precisam contar com um conteúdo adequado ao interesse de seu público. Mais do que conteúdo, esse espaço é ideal para disseminar a a sua marca, promovendo um bom posicionamento e consequentemente uma boa presença. Também é um canal para convidar seu público para visitar seu site, blog e converterem em landing pages.

Muitas empresas usam as redes sociais para disseminar seu produto ou serviço através da venda direta, ou enaltecendo as qualidades com o objetivo de empurrar seu produto ou serviço para os clientes.

É preciso saber como trabalhar seu conteúdo, disponibilizar conteúdos que ajudem o seu visitante no processo de decisão de compra. Ajude-o na decisão e gere relacionamento com ele, assim ele vai te identificar como autoridade.

Reavalie sua Estratégia de Prospecção

O que traz mais clientes para sua empresa hoje? Sua rede de networking? As indicações de seus clientes? Investimentos em publicidade? Antes de estabelecer uma boa estratégia de prospecção e avaliar os custos necessários para esse tipo de investimento, é preciso descobrir qual a melhor estratégia para se aplicar ao seu negócio.

Por exemplo, se a sua fonte de atração hoje está na publicidade, porque não investir em marketing digital? Além de diminuir de forma significativa os custos, o marketing digital vem atingindo de forma mais objetiva potenciais clientes.

Problemas como a forte dependência do networking, alto custo de prospecção e até dificuldades de mostrar os diferenciais da sua empresa podem ser resolvidos com uma boa análise de marketing aplicável ao ambiente digital.

Um dos pontos mais importante que quero ressaltar é que todas as suas ações precisam ter metas e para cada ação você deve acompanhar os resultados com muita atenção e velocidade, pois você precisa saber exatamente quais investimentos trazem retorno e consequentemente negócios para sua empresa.

Os assuntos metas e medições merecem um artigo próprio, pois são as principais dificuldades das empresas.

Novo Comportamento dos Consumidores e o InBound Marketing

Os consumidores estão mudando. Cada vez mais, contam com uma postura muito mais ativa diante de seu poder de compra. Hoje, de forma global, consumidores leem e pesquisam muito mais sobre os produtos e serviços antes de adquiri-los. Segundo pesquisa da Forrester Research 82% do processo de compra é feito no digital antes do consumidor contatar o potencial fornecedor. Por isso, nenhuma empresa deve tratar seus consumidores como sujeitos passivos, que aceitam imperativos na hora de comprar.

É preciso mais do que convencer. É preciso disponibilizar  conteúdo de qualidade para que seu futuro cliente tenha uma relação de confiança bem antes da compra ocorrer e por isso, o Inbound Marketing tem gerado tantos resultados e surpreendido as empresas.

O Inbound Marketing ou Marketing de Resultados consiste em um conjunto de estratégias focadas em gerar conteúdo relevante para o seu público alvo, promovendo uma relação contínua que conquista clientes de forma magnética. A estratégia de Inbound Marketing têm como foco gerar o interesse das pessoas, pois você vai ajudá-la no processo de decisão, promovendo um forte vínculo de relacionamento e confiança, levando o consumidor a se tornar seu cliente verdadeiramente.

Em um mundo digital as empresas, se quiserem impactar positivamente, precisam se destacar, sair do lugar comum e definir estratégias que efetivamente viabilizem a aproximação de potenciais clientes, caso contrário estarão desperdiçando dinheiro e correndo o risco de morrerem!

Quais estratégias você utiliza para conquistar novos clientes? Como você mede os resultados?

call to action INBound Marketing

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!