Conheça os principais princípios do marketing liderado pelo produto e descubra como elaborar uma estratégia sólida para gerar mais vendas.

8 princípios do marketing liderado pelo produto

Entender quais são os princípios do marketing liderado pelo produto é essencial. Não só para construir uma estratégia realmente efetiva, mas também para garantir que ela vai se manter até à obtenção de suas metas.

Por isso, listamos aqui os principais princípios do marketing liderado pelo produto, considerados os mais importantes e que você deve se concentrar ao criar essa estratégia. Boa leitura – e bons negócios!

1) Crie produtos valiosos

‍Concentre-se em criar um produto altamente desejável e valioso. No marketing liderado pelo produto, o produto em si é o principal impulsionador da aquisição de clientes e do crescimento da receita.

Portanto, focar na criação de um produto que seja desejável e valioso para os clientes é fundamental.

2) Priorize as necessidades dos clientes

S‍e você quer obter um rápido crescimento, as necessidades dos clientes devem ser priorizadas.

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Por isso, conheça seus clientes-alvo e suas necessidades e, em seguida, certifique-se de que o produto que você cria está fornecendo uma solução exclusiva que é aplicável às necessidades específicas de potenciais compradores.

3) Ofereça avaliações

‍A fim de tornar mais simples para os clientes experimentarem o produto, você deve oferecer um processo de inscrição de autoatendimento. Ou um modelo de teste gratuito.

Pois isso vai permitir a eles testar o produto e determinar seu valor antes de comprá-lo.

Se as avaliações gratuitas não forem viáveis, considere fornecer uma maneira para seus clientes brincarem com uma demonstração interativa.

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Assim sua empresa pode oferecer uma ótima maneira de mostrar o produto diretamente em seu site sem qualquer elevação técnica.

4) Incentive a viralidade

‍Incorpore recursos virais e sistemas de referência no produto. Assim ficará mais fácil incentivar a viralidade e a promoção orgânica de sua marca e produtos.

5) Estabeleça loops de feedback

‍Ao coletar constantemente feedback dos clientes ao longo de sua jornada de compra, as empresas devem se esforçar para a melhoria contínua para tornar seus produtos mais valiosos para as personas que estão segmentando.

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6) Capacite os usuários

‍A capacitação incentiva os clientes a tomar a iniciativa e ter participação no desenvolvimento de produtos, fornecendo feedback e controlando sua experiência de usuário.

Por isso, é uma poderosa ferramenta dentro do marketing liderado pelo produto.

Para isso, garanta que sua estratégia de marketing de conteúdo forneça o tipo de informação relevante, que vai nutrir seu lead e conduzi-lo em sua jornada até à conversão.

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7) Foque no engajamento

‍Projetar um produto com alto potencial de engajamento também é fundamental.

Pois vai contribuir para manter os clientes engajados e estimulá-los a fazer compras adicionais.

8) Colete e use dados do cliente

‍Ao adotar uma metodologia orientada por dados, use análises para monitorar o comportamento do cliente e o uso do produto.

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Dessa forma, ficará mais fácil obter decisões baseadas em dados, que possam ser tomadas para otimização adicional do produto.

Principais métricas do marketing liderado pelo produto

‍O sucesso do marketing liderado pelo produto pode ser analisado através de várias métricas. Algumas das métricas mais importantes para acompanhar são:

Valor da vida útil do cliente (LTV)

‍Meça o Customer Lifetime Value (LTV) para estimar a receita total que um cliente gerou durante toda a sua vida útil.

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Pois isso ajudará você a calcular o valor que seus clientes trazem para o seu negócio. Além disso, você poderá usar essa métrica para identificar e priorizar segmentos de clientes para esforços de marketing e vendas nas campanhas futuras.

Taxa Natural de Crescimento (NRG)

‍NRG é uma métrica que irá ajudá-lo a identificar de onde a maioria dos seus usuários estão vindo. Depois de saber que você pode alocar seu orçamento de marketing para dobrar os canais que estão funcionando para você.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

‍É essencial que você entenda o custo de adquirir um novo cliente. O CAC fornecerá insights mensuráveis sobre a eficiência e a eficácia de suas estratégias de aquisição de clientes, permitindo que você aumente sua base de clientes com decisões informadas.

Saiba mais: Como reduzir custos de aquisição de clientes em sua empresa

Taxa de Conversão

‍A taxa de conversão mede o número de usuários que realizam uma ação desejada. Como fazer uma compra ou preencher um formulário em seu site ou aplicativo.

Para o sucesso contínuo, as empresas B2C, bem como B2B, devem estar sempre de olho em suas taxas de conversão.

Taxa de Churn

‍Churn rate, também conhecida como taxa de desgaste, é a taxa na qual os clientes param de fazer negócios com uma empresa durante um determinado período de tempo.

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Então use essa métrica para acompanhar por quanto tempo os usuários continuam a usar seu produto e com que frequência eles retornam.

Taxa de Engajamento

‍Essa métrica informa o quão ativos e envolvidos os usuários estão com seu produto, como o número de sessões por usuário ou o número de recursos usados.

Então use essa métrica para refinar ainda mais seu produto para obter maior engajamento.

Taxa de Referência

‍A taxa de referência é a porcentagem de clientes que são encaminhados para uma empresa pelos clientes atuais.

Saiba mais: Marketing de indicação – grande aliado no aumento das vendas

Por isso, use essa métrica para medir a eficácia de seu programa de indicação ou para acompanhar o sucesso de seus esforços de marketing boca-a-boca.

Receita Total

‍A receita total é uma métrica financeira que calcula a quantidade total de dinheiro que sua empresa ganhou durante um período de tempo específico.

Assim, você deve aplicar essa métrica para medir o desempenho geral do seu negócio e compará-lo com períodos anteriores ou com outros negócios do seu setor.

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Concluindo

A‍gora você já sabe quais são os pilares de uma estratégia eficaz de marketing liderado pelo produto. Bem como as métricas certas para garantir que seus esforços sigam no caminho certo.

Então tenha em mente que é essencial observar essas métricas por um longo período e compará-las com benchmarks padrão e objetivos de negócios.

Pois reconhecer padrões e tendências pode ajudar no reconhecimento de áreas a serem melhoradas. Além de facilitar a e monitorar a eficácia das táticas de marketing de crescimento.

Para isso, contar com especialistas é fundamental. Assim você garante um retorno efetivo de seus esforços em marketing digital. Então conte com a UP2Place para cuidar disso e garantir que seu negócio alcance suas metas e obtenha resultados expressivos.

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