promover empresa nas redes sociais

Marketing na web: saiba como promover sua empresa nas redes sociais

Marketing na web: saiba como promover sua empresa nas redes sociais: Existem diversas maneiras de como promover sua empresa nas redes sociais.

De fato essa preocupação tem grande fundamento pela importância das plataformas nos dias de hoje. É possível aumentar o conhecimento da marca, elevar o tráfego no site, gerar mais vendas, acompanhar as novidades do mercado, e até a concorrência, entre outras ações.

No entanto, nem todas as empresas têm um bom desempenho nas redes sociais, muitas vezes cometendo erros bobos. Então, para que isso não aconteça com você, criamos este conteúdo completo, mostrando tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Neste material vamos abordar os seguintes tópicos:

  • como funcionam as redes sociais;
  • vale a pena investir em marketing nessas mídias;
  • como alcançar resultados em cada mídia;
  • quais são as principais métricas;
  • as melhores dicas para atuar nas redes sociais.

E então, vamos começar a estudar as maneiras de como promover sua empresa nas redes sociais? Boa leitura!

Como funcionam as redes sociais?

O primeiro passo para ter sucesso nas redes sociais é saber exatamente como elas funcionam. Essas plataformas apresentam um grande público, cada uma com um perfil diferente. Porém, o que é comum é o amplo alcance que uma postagem pode alcançar. Em um mundo digital, com grande aumento da atuação das empresas no comércio eletrônico, aumentar o alcance das ações é totalmente necessário.

Cada rede social tem um perfil diferente e isso impacta na atuação das empresas. A maior rede social do mundo é o Facebook. Segundo dados divulgados pela empresa, no final do ano de 2017 a rede contava com o impressionante número de 2,13 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.

Muitas pessoas se perguntam como é a geração de renda para o Facebook e como ela monetiza a sua plataforma. A resposta está em publicidade. Segundo o balanço financeiro divulgado, o ano de 2017 gerou US$ 40,6 bilhões, um número tão considerável como o de usuários ativos.

No entanto, como pensar nessa plataforma para o uso das empresas? Na verdade isso é simples! Com grande concentração de potenciais clientes e a possibilidade de criar anúncios segmentados, escolhendo exatamente as características das pessoas que se quer atingir, isso se torna um bom investimento. Porém, vamos falar de investir em estratégias nas redes sociais no próximo tópico.

Ainda analisando números, 94,4% das empresas estavam presentes nas redes sociais no ano de 2018! Esse dado expressa a grande importância em utilizar esse canal como uma estratégia de comunicação da marca.

Pode-se criar grupos de usuários com interesse em comum. Assim, uma empresa pode criar a rotina de postagens frequentes, atraindo cada vez mais pessoas até seus domínios, aumentando o conhecimento da marca, gerando melhor reputação e construindo um futuro sólido.

As redes sociais vão muito além do Facebook. A maior rede voltada para o público empresarial é o LinkedIn. Essa plataforma tem um perfil bem diferente da rede anteriormente mencionada. Aqui as coisas são mais formais, no âmbito profissional.

No LinkedIn as pessoas buscam oportunidades de empregos, novos negócios, clientes ou conexões estratégicas.

Outra rede social bem interessante e que vem crescendo bastante é o Instagram. Focada no aspecto visual, a plataforma aceita muito bem imagens e vídeos curtos. Aqui a dinâmica de postagens é maior, com mais interações.

O Twitter já é focado na comunicação direta. Pequenos textos, imagens ou vídeos curtos podem ser usados, mas sempre de forma mais objetiva. As marcas utilizam para passar informações para seus públicos, de forma bastante prática e eficiente.

Por fim, não podemos nos esquecer do WhatsApp, um aplicativo de mensagens bastante popular, tanto que fez com que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, comprasse a empresa em 2014 por US$ 16 bilhões. Nessa época o número de usuários era de 450 milhões. No início de 2018 esse dado de usuários ativos já alcançava 1,5 bilhão. Além disso, o número de mensagens enviadas diariamente chegava a 60 bilhões.

Todos esses números mostrados ajudam a entender a importância e sucesso das redes sociais. É preciso criar estratégias eficientes para explorar esses canais de comunicação e atrair seu público, gerando as conversões desejadas.

Vale a pena investir em marketing nessas mídias?

No tópico anterior nós começamos a falar sobre o investimento nas redes sociais pelas empresas, mas será que vale a pena? Quais são as vantagens de investir nas redes sociais? É sobre isso que vamos discutir agora. Para essa discussão vamos pensar em três pontos. Veja quais são eles a seguir.

Praticidade

Investir nas redes sociais é muito prático. Não é preciso ter um conhecimento em técnicas avançadas de marketing, apenas saber utilizar as plataformas.

No Facebook, por exemplo, você pode criar uma publicação normal e depois impulsioná-la, escolhendo a segmentação do público, selecionando o objetivo daquela estratégia, definindo os valores disponíveis e o tempo da campanha.

Boa relação de custo x benefício

O investimento para impulsionar sua marca nas mídias sociais tem uma ótima relação entre o custo e benefício. O valor a ser aplicado é definido pela própria empresa, levando em consideração o alcance e o tempo de duração da campanha.

Durante a criação dos anúncios você define o objetivo da ação, como a geração de leads. Aliás, as redes sociais e a geração de leads têm uma relação bem íntima, com estratégias focadas para isso.

Elevado impacto

O terceiro ponto a ser analisado é o elevado impacto que uma ação pode gerar. Os dados que mostramos sobre os números de usuários cadastrados nas diferentes redes sociais é uma forma de verificar o quanto uma empresa pode ganhar de alcance com as estratégias.

Uma simples publicação pode alcançar milhares de pessoas nas regiões que a sua empresa deseja atingir. Imagine, por exemplo, que a sua marca está organizando um evento na cidade. Então, você cria anúncios nas redes sociais e faz o impulsionamento somente para o público local. O investimento será baixo e você não perderá dinheiro com pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância e que, provavelmente, não teriam condições de ir ao evento.

Como alcançar resultados em cada mídia?

Agora que você já viu como funcionam as mídias sociais e a importância de utilizar essas plataformas, veremos como promover sua empresa nas redes sociais, gerando os melhores resultados. Para isso, precisamos pensar em cada rede de forma individual, já que cada uma conta com detalhes personalizados. Acompanhe.

Instagram

O Instagram é uma rede social voltada para o visual, como já foi dito. O número de postagens é maior do que em outras redes, então a sua empresa precisa estar bem presente.

Aproveite esse espaço para publicar fotos dos seus produtos, destacando os diferenciais. Mostre seus produtos de diferentes ângulos e invista também em vídeos curtos.

Para tirar fotos é muito importante investir em equipamentos de alta qualidade, isso porque a qualidade das fotos pode ser um fator determinante para prender a atenção dos usuários. Em meio a tantas postagens, eles terão a atenção chamada para imagens de alta resolução, com cores fortes e vibrantes.

Facebook

O Facebook tem um perfil bem generalista. Pode-se utilizar a rede para postar textos, fotos e vídeos. Além disso, as comunidades são grandes atrações, afinal, nelas podem estar reunidos interessados em suas soluções.

Nessa rede social é possível criar uma página ou perfil. Com o perfil você pode interagir com outros usuários, trocar mensagens, postar e participar de grupos. Já a página pode ser usada para criar seguidores e, assim, sempre que a empresa postar alguma novidade, esses seguidores terão o feed atualizado.

Se você puder ter as duas opções para sua empresa, melhor. No entanto, a página é mais importante, uma vez que ela tem um perfil mais focado em marca do que pessoa.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social bem singular. Aqui o comportamento dos usuários deve ser diferente, mais formal. Assim como no Facebook, no LinkedIn é possível criar uma página ou perfil, seguindo a mesma ideia.

Observe que os usuários dessa rede buscam objetivos profissionais e dados de mercado, então é interessante manter postagens com esse foco, em apresentar soluções, demonstrar resultados e possibilidades.

Para as pessoas, um bom perfil no LinkedIn pode ser um chamariz para recrutadores. Para as empresas, uma boa página pode abrir portas para novos negócios, vendas e parcerias comerciais.

Twitter

O Twitter é uma rede de comunicação direta. As mensagens são transmitidas rapidamente e para um grande público. As empresas podem utilizar a plataforma para postar notícias, curiosidades ou lançamentos. Tudo que for atual é uma possibilidade de gerar sucesso aqui.

WhatsApp

Por fim, o WhatsApp, até por sua popularidade, dispensa comentários. O aplicativo de mensagens é utilizado diariamente por muita gente, substituindo até mesmo a ligação telefônica para manter contato com as pessoas.

Para a empresa, criar listas de transmissão e enviar mensagens para um grupo de pessoas ao mesmo tempo é uma possibilidade.

Por ser usado por muita gente é importante para a empresa definir horários de atendimento. É melhor colocar regras do que gerar uma certa frustração no público quando alguém enviar uma mensagem fora do horário comercial e não ser respondido imediatamente.

Quais são as soluções criadas especificamente para empresas?

Definitivamente as redes sociais não são plataformas somente para entretenimento. O Facebook, por exemplo, tem sua receita ligada à publicidade, então os administradores precisam que as empresas vejam a plataforma como uma fonte de atração de novos clientes.

Pensando nisso, diferentes soluções foram desenvolvidas especificamente para as empresas, nas diferentes plataformas. Veja agora mesmo quais são elas.

WhatsApp Business

Com o intuito de criar uma ferramenta para automatizar o atendimento, o WhatsApp Business foi criado. Essa ferramenta exclusiva para empresas e sistema Android é capaz de classificar, automatizar e responder mensagens rapidamente.

É possível adicionar etiquetas para os seus contatos, permitindo que você encontre-os rapidamente. Também é possível criar mensagens automáticas para questionamentos mais frequentes que chegam pelo aplicativo. Isso acelera a resposta e reduz os esforços dos atendentes.

Além disso, essa ferramenta cria relatórios com métricas importantes. Você será capaz de relacionar a quantidade de mensagens enviadas, mensagens entregues e quantidade de mensagens lidas.

Instagram for Business

Uma das opções para usar o Instagram é o perfil empresarial, ou Instagram for Business. Basicamente, essa solução permite que você crie um perfil para a sua empresa, impulsione anúncios e busque dados estratégicos sobre seus seguidores.

O perfil empresarial também mostra métricas para acompanhar o desenho na rede social, tais como alcance, impressões e engajamento. Os dados dos seguidores que podem ser obtidos são gênero, idade, localização e horários e dias que eles mais acessam a plataforma.

Facebook Ads e Gerenciador de anúncios do Facebook

O Facebook Ads é a plataforma de criação dos anúncios dentro da rede social. Você pode impulsionar publicações, buscando diferentes objetivos, como maior conhecimento da marca, conquistar mais curtidas na página, aumentar o engajamento ou até mesmo gerar vendas diretas.

O Gerenciador de anúncios é utilizado para que os anunciantes possam melhorar o desempenho de seus investimentos. É possível direcionar os anúncios para um público-alvo mais segmentado e assertivo, escolher o orçamento que se encaixa na realidade da empresa, acompanhar os pagamentos das campanhas, entre outros.

LinkedIn Ads e Twitter Ads

O LinkedIn Ads e Twitter Ads são as plataformas de criação de anúncios para as duas redes sociais, respectivamente. Assim como no Facebook, os anúncios podem ser direcionados para o público-alvo, escolhendo o orçamento desejado e acompanhando o desempenho com métricas de avaliação, como alcance e engajamento.

Quais são as principais métricas para a gestão das redes sociais?

Qualquer que seja a sua ação de marketing para promover sua empresa, seja nas redes sociais ou não, você deve listar e acompanhar métricas de desempenho. Essas métricas servem para identificar se as ações estão sendo ou não eficientes e, caso seja necessário, fazer adequações.

Veja a seguir algumas métricas para fazer o monitoramento das redes sociais.

Alcance

O alcance é a quantidade de pessoas que viram a sua publicação. Essa é uma métrica importante porque você deseja que mais e mais pessoas acompanhem suas ações, então deve comparar esse indicador com diferentes publicações para encontrar um padrão no comportamento do seu público e otimizar as estratégias.

Caso você opte por impulsionar as campanhas, na página de relatório o alcance será dividido como orgânico e pago. É normal que o alcance pago seja maior do que o orgânico.

Engajamento

O engajamento é a métrica que avalia o envolvimento dos usuários com as publicações. Esse envolvimento relaciona curtidas, cliques, compartilhamentos e comentários.

Também é muito interessante buscar publicações com o maior número de engajamento, uma vez que, se as pessoas estão interagindo com a campanha, você está gerando impacto. É claro que é preciso avaliar se esse impacto está sendo positivo ou negativo!

Visualizações

No YouTube o número de visualizações corresponde a quantidade de vezes que alguém “deu o play” no vídeo. Esse número pode surpreender. O canal do Whindersson Nunes, um dos maiores influenciadores digitais no Brasil, tem vídeos com cerca de 50 milhões de visualizações.

Inscrição

Outra métrica importante para o YouTube é o número de inscrições, ou seja, quantas pessoas estão inscritas em um canal e recebem notificação quando um novo material é postado.

Origem de tráfego

Um dos objetivos da equipe de marketing é elevar o volume de visitantes no site, blog ou outro domínio. Então, é importante analisar os canais de aquisição e diversificar. Uma das opções de origem do tráfego é exatamente as redes sociais.

Então, uma boa métrica de desempenho para acompanhar é a origem do tráfego, analisando como as suas redes sociais estão direcionando as pessoas para seu site. Essa ação pode fazer com que você otimize suas ações, sempre procurando estratégias que levem mais usuários até seus domínios.

Conversões

O número de conversões também é uma métrica que deve acompanhar. As conversões podem ser ações diversas, seja para coletar dados de contato, como nome e e-mail, ou a conversão direta em vendas.

Se você concentra suas ações em um e-commerce, é fundamental analisar os dados com o Google Analytics. Nessa ferramenta, há o campo de análise de tráfego e canais de aquisição. É possível verificar quantos usuários estão sendo atraídos para seu site a partir de cada rede social e ainda as conversões, inclusive com a receita gerada.

ROI

O ROI é uma métrica bastante utilizada pelas empresas. Representa Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento.

É possível calcular o ROI para os anúncios nas redes sociais. Para isso, basta conhecer os valores investidos nos anúncios e o retorno gerado a partir deles.

Quais são as melhores dicas para promover sua empresa nas redes sociais?

Para finalizar nosso guia de como promover sua empresa nas redes sociais, vamos agora analisar as melhores práticas para atuar nessas plataformas. Acompanhe!

Conheça exatamente seu público-alvo

A primeira dica é conhecer seu público-alvo. Saiba quais são os interesses das pessoas que você pretende atrair, aqueles que são seus potenciais clientes. Avalie qual é a linguagem utilizada por essas pessoas, as necessidades e objetivos.

Essas informações devem ser usadas para criar as publicações com informações realmente relevantes, que sejam úteis para essas pessoas. Então, obtenha informações sobre seu público-alvo e formule a sua persona, que é a personificação do seu cliente ideal.

Determine os melhores horários para postagem

A segunda dica para ter sucesso é encontrar os melhores dias e horários para fazer as postagens. Cada rede social e público se comportam de uma maneira diferente e o mais interessante é fazer testes.

Crie postagens em dias e horários diferentes e avalie o desempenho, assim você vai encontrar as melhores práticas e otimizar as estratégias.

Mantenha uma boa frequência de postagens

Uma dica que é quase regra nas redes sociais para empresas é manter uma frequência nas postagens. Estamos falando de criar uma rotina de atuação, nada de ficar postando em dias aleatórios, deixando intervalos grandes sem a presença da sua marca.

Empresas com sucesso nas mídias sociais criam um planejamento de atuação nas plataformas, com verdadeiros calendários de postagens. Dessa forma, nenhuma data especial será esquecida, nenhum evento relacionado ao nicho de mercado será perdido e você terá mais eficiência para seguir a rotina.

O interessante de estabelecer a frequência de postagens é que o público sempre terá a sua marca na cabeça e quando tiver a necessidade de compra, certamente você será lembrado.

Esteja sempre presente

Por fim, devemos salientar que não basta simplesmente criar uma página ou perfil nas redes sociais e acreditar que isso vai impulsionar os resultados da sua empresa, gerando um pico de tráfego no site ou aumento nas vendas.

Estar nas redes é só o primeiro passo. Depois disso você deve criar conexões e ser relevante para o público.

Participe dos grupos de discussão, faça postagens interessantes, levante questões construtivas, ajude as pessoas com dicas e novas informações. Explore as redes sociais para fazer conexões, conhecer novas possibilidades, apresentar sua marca e até abrir o mercado.

É preciso dedicar tempo para manter esse acompanhamento de perto e não deixar passar nenhuma oportunidade.

Enfim, neste guia nós vimos como promover sua empresa nas redes sociais. Levantamos diferentes pontos que devem ser acompanhados para que as estratégias tenham realmente sucesso.

Com as mídias sociais é possível gerar mais clientes, aumentar as vendas, ganhar relevância para a marca e também credibilidade. Estreitar o relacionamento e fidelizar seus clientes pelas redes sociais serve para formar promotores da marca e isso gera um crescimento da empresa de forma estruturada!

Dê atenção a cada dica que fornecemos e comece agora mesmo a desenvolver suas estratégias.

Devemos lembrar que não é fácil alcançar os resultados desejados e o ambiente online é bastante competitivo. Diversas empresas têm o mesmo espaço para disputar a preferência do público, então saber exatamente como planejar, executar, monitorar e otimizar as estratégias é fundamental. Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especializada nesse trabalho acelera bastante o retorno.

Os profissionais contratados têm experiência com as ações e já sabem exatamente o que fazer, como, quando e onde! Além disso, diversas ferramentas são disponibilizadas na internet para aumentar o desempenho das empresas. Saber utilizar cada uma delas é bem complexo e dentro de uma empresa especializada há profissionais com conhecimentos diversos, permitindo que se criem estratégias completas e eficientes.

Então, se você também deseja saber como promover sua empresa nas redes sociais, entre em contato agora com nossa equipe e vamos trabalhar juntos!

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