Marketing para empresas de TI: o que NÃO fazer

Marketing para empresas de TI: o que NÃO fazer

Marketing para empresas de TI: o que NÃO fazer

A transformação digital ampliou o mercado de tecnologia – para a sua empresa e para a concorrência. Para ter sucesso e se destacar da multidão, é preciso apostar em uma estratégia eficaz de marketing para empresas de TI.

Tão importante quanto conhecer as melhores ações e o que funciona para atrair leads e gerar conversões é saber o que NÃO funciona quando o assunto é marketing para empresas de TI. Por isso preparamos um artigo que vai ajudar a identificar onde investir e onde ter cuidado dentro seu próximo planejamento de marketing digital – veja a seguir.

O que não funciona no marketing para empresas de TI

Existem algumas práticas no marketing que podem funcionar para um ou outro segmento específico – mas algumas ações não são positivas para setor algum, especialmente para empresas de tecnologia. Selecionamos algumas estratégias que seu time ou agência de marketing devem evitar:

Esperar o negócio estabilizar ou sofrer uma queda para investir em marketing

O marketing deve ser uma tarefa contínua na qual sua empresa deve se concentrar, independentemente de os negócios estarem em alta ou no início das operações. Não minimize a relevância do marketing simplesmente porque sua empresa está indo bem. Ou você corre o risco de ter que investir o dobro do usual apenas para recuperar o terreno e voltar ao nível que estava lá atrás.

O objetivo deve ser sempre atrair novos clientes e manter os atuais para obter cada vez mais novos negócios (e novas referências).

Abordagens agressivas

O sucesso do inbound marketing frente ao modelo tradicional se deve muito ao formato de abordagem que ele utiliza, que é baseado na atração: você dá algo que aquele lead precisa para mostrar que sua solução pode ser a melhor para ele.

O contrário do modelo tradicional, onde muitas vezes quem vendia tinha apenas o objetivo de vender o máximo possível. Seus interesses não eram encontrar o melhor caminho para o cliente. Ninguém gosta desse tipo de vendedor – então não adote uma abordagem semelhante ao vender seus serviços de tecnologia.

Ofereça aos seus possíveis clientes as soluções para seus problemas – assim eles estarão mais propensos a vir até a sua empresa. A abordagem correta de vendas não é apenas útil para o seu cliente, ajudando-o a encontrar as melhores opções; é útil para você, porque eles estarão muito mais propensos a fechar negócio com você.

Tenha isso em mente com suas ações de marketing:

  • O que seus clientes geralmente buscam?
  • O que as pessoas estão exigindo da sua indústria?
  • Como destacar a sua marca da concorrência?

Descobrir isso é a base para um bom planejamento de marketing para empresas de TI, que vai atrair mais leads, mais conversões e mais negócios para a sua empresa.

Culpar o canal utilizado em sua estratégia

Não condene certas ações de marketing, dizendo que elas não funcionam para a sua empresa, sem antes analisar e testar corretamente.

Existem muitas pessoas que acreditam que mala direta, boletins informativos, Google Ads e anúncios de página amarela não trazem retorno para o anunciante.

Mas na realidade nem sempre isso é necessariamente verdade – o próprio Google é uma mostra disso: detém 96% da fatia de pesquisas, sendo líder do mercado da América Latina.

Um bom exemplo surgiu em uma reunião recente, com uma empresa do setor portuário, que afirmou que ações no Facebook não surtiriam efeito pois “a maioria dos colaboradores não usa computador no horário de trabalho”.

A conversa parecia perdida, quando alguém levantou o ponto que pode ter marcado o gol da conversão: “Mas e o smartphone próprio? Eles não usam – muitas vezes no próprio horário de trabalho? Eles certamente acessam o Facebook no período – e seriam impactados”.

É preciso saber analisar o seu público, entender seus hábitos e as oportunidades que cada meio pode proporcionar para uma estratégia eficaz de marketing para empresas de TI – ou de outros setores.

O fracasso de uma estratégia muitas vezes pode estar na baixa qualidade do conteúdo utilizado – é preciso ser interessante e relevante. Além disso, verifique se sua ação faz sentido para a plataforma escolhida. Teste uma variedade de meios com uma variedade de mensagens de marketing. Isso ajudará a ter uma noção de quais mídias funcionam, quais não funcionam e quais precisam de alguns ajustes.

Não tratar o marketing como uma prioridade

Conforme mencionado anteriormente, os investimentos em marketing devem ser contínuos, independentemente de quão bem ou mal o seu negócio esteja.

Pratique um bom marketing de conteúdo e teste várias plataformas. Use isso para provar e posicionar seu negócio como líder do setor. Mantendo tudo isso em mente, não há como sua empresa não ter sucesso.

Não contar com especialistas em marketing para empresas de TI

Complementando o item anterior, é comum que as empresas de tecnologia apostem em marketing apenas quando a luz amarela se acende.

Na correria, é comum que designem uma pessoa da própria equipe, que não só pode não possuir a expertise necessária como ainda estar sobrecarregada com suas próprias funções.

Contar com um time de especialistas – preferencialmente com expertise em tecnologia –  faz toda a diferença nesta hora. Com o suporte deles sua empresa vai contar com artigos excepcionais, whitepapers e estudos de caso. Produzir webinars para mostrar seus conhecimentos. Participar de conferências do setor, participando de um painel ou no papel de palestrante. Isso mostrará aos clientes em potencial que você (e sua empresa) são especialistas, reforçando sua competência, credibilidade e confiabilidade.

Agora é hora de saber o que fazer para uma boa estratégia de marketing para empresas de TI. O primeiro passo: clique e baixe nosso e-book!

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