Use o poder do Marketing Preditivo para o sucesso de suas vendas

Em tempos de transformação digital, muito tem se falado sobre Marketing Preditivo. E o motivo disso é muito simples: sua empresa quer falar com o público certo, usando o discurso certo, no momento certo.
E como você consegue saber tudo isso? Aliando o melhor entre dados do Analytics e segmentação – e assim prever como seu cliente potencial vai se comportar.
Para saber mais – e principalmente o que sua empresa precisa para obter resultados desse tipo – é que nós preparamos esse artigo para você. Veja mais a seguir!

Entenda o conceito

Marketing Preditivo é o processo de alavancar a busca de seus dados e usá-los de forma absolutamente estratégica para aprimorar seus relacionamentos com seu público-alvo.
Quando sua empresa obtém uma compreensão mais profunda do seu cliente, consegue não só entender melhor suas necessidades, mas também prevê-las.
Dessa forma é possível entregar soluções para problemas que ele possa ainda nem ter visto. Assim sua empresa ganha status de facilitadora – e o coração do seu cliente.

Diferença entre Marketing Preditivo e Analytics

A grande diferença entre estes dois conceitos é poder olhar para o futuro e ganhar um poder maior de ação – coisa que o Analytics sozinho não fará por você e sua empresa.
Modelos preditivos são a grande solução que muitas empresas buscam hoje em dia, como forma de se antecipar às necessidades de seus clientes, uma vantagem única que coloca sua marca à frente da concorrência.
Os modelos atuais, como a automação de marketing, ajudam a entender o comportamento com base no que seu cliente já vem fazendo, no histórico passado.
Ele permite o entendimento sobre como prospects responderam aos vários canais de marketing ou quais campanhas tiveram melhor desempenho do que outras.
Já o marketing preditivo é funcional para toda a equipe de marketing tomar decisões baseadas em dados, assertivas.

Adeus adivinhações, olá diagnósticos

Muito do marketing que é feito hoje pelas empresas se baseia em adivinhação, em achismos. O que gera um risco alto: e se o que você considera ser o público-alvo da sua empresa está errado?
Você pode ter jogado muito dinheiro, tempo e energia no lixo.
Com o marketing preditivo, você consegue buscar mais dados para antecipar com mais precisão como seus clientes potenciais e antigos irão se comportar em seguida.

Como aplicar a análise preditiva para o sucesso das suas estratégias de marketing

Confira a seguir algumas aplicações do marketing preditivo nas estratégias de sua empresa:

– Melhore sua inteligência sobre seus clientes

As informações contidas em seu banco de dados podem ser um bom começo para entender melhor seus clientes. E agregue isso a uma plataforma preditiva, que reúna dados de clientes colhidos em todas as áreas de sua empresa: marketing, vendas, finanças, suporte técnico e produto.

– Conheça quem são seus melhores clientes: a pessoa certa

Com todos estes dados em mãos, é hora de criar perfis de seus melhores clientes. Como é a sua jornada de compras, como eles se tornam clientes fiéis? Que esforços de marketing gerou mais engajamento entre eles, suas razões para comprar seu produto.
Assim é possível entender quais desses atributos se combinam e se correlacionam para transformar um prospect em um cliente.

– Crie campanhas de marketing mais impactantes: a coisa certa na hora certa

Agora que você sabe como seu cliente ideal se comporta através das etapas de sua jornada de compra, use a análise preditiva para determinar o tipo de ação que mais ajudou a converter as vendas.

– Aumente a lealdade dos seus clientes e reduza pontos de conflito

Como já falamos algumas vezes, é mais caro conquistar novos clientes do que manter os já convertidos.
Assim como você pode usar o marketing preditivo para criar perfis dos seus melhores clientes e também para identificar clientes com alto risco de atrito.
Com essa informação em mãos, você pode tomar medidas preventivas para garantir a assertividade do processo.

Essa é mais uma das tendências trazidas pela Transformação Digital. E como sua empresa tem se preparado para esse cenário? Baixe nosso e-book sobre o tema e fique preparado para fazer negócios nesse novo momento!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>