Maternidade e marketing: 5 tendências para aplicar ainda este ano

Os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos – e isso tem se aplicado cada vez mais na relação entre maternidade e marketing digital.

Uma pesquisa recente, realizada pela MRI Simmons, concluiu que 27,4% dos pais entrevistados afirmaram estar mais propensas a comprar produtos que veem serem usados ou recomendados por influencers e amigos em redes sociais.

Porém, as mães eram quase duas vezes mais propensas do que os pais a dizer que comprariam produtos vistos nas redes sociais de amigos e influencers.

Esse é um poderoso dado sobre marketing e maternidade: existe uma possibilidade de que esse resultado indique que as mães possuam uma rede social maior, além de serem mais determinantes nas decisões de compras de seus lares.

Pensando nisso, aproveitamos o Dia das Mães para abordar algumas tendências que envolvem maternidade e marketing digital que sua empresa pode aplicar desde já para melhorar as vendas e o reconhecimento da marca junto a este público – confira a seguir:

1) 2019: a Geração Z está se tornando mãe – consumidora potencial dessa indústria

A mulher da Geração Z completará entre 26 a 32 anos este ano – atingindo a idade média das mães de primeira viagem no Brasil.

Essas mesmas mulheres estarão buscando soluções para conciliar maternidade e carreira, dicas de boa alimentação, cuidado pessoal – tanto para elas quanto para seus bebês.

Por isso, sua empresa deve reservar um tempo para começar a concentrar parte de sua energia na preparação de seus produtos e de uma estratégia focada em marketing e maternidade para dialogar com este público e fazer parte de suas decisões de compra.

2) Melhore a forma como sua empresa usa o Instagram para se conectar com mães

Sua empresa pode obter bons resultados se apostar em influencers que são mães para divulgar seus produtos e serviços.

Uma das pioneiras no setor, a Helen Ramos – mais conhecida no segmento de maternidade e marketing como Hel Mother – abusa de um humor ácido e divertido para mostrar o dia a dia como mãe: como lidar com os palpites, a competição entre mães, birra e manha dos filhos, a divisão de responsabilidade com os pais das crianças e muito mais. Seu canal no YouTube conta com mais de 150 mil inscritos e suas histórias viraram até atração no Canal GNT.

Ao determinar possíveis influencers para suas ações, lembre-se de que o número de seguidores não equivale a engajamento, influência ou, particularmente, resultados.

Para que sua estratégia de maternidade e marketing digital seja bem-sucedida, encontre influencers que correspondam aos valores da sua marca e que têm um verdadeiro envolvimento com o público em várias plataformas sociais.

Pode até demorar mais tempo, mas produzirá resultados mais expressivos e permanentes.

3) Reavalie os embaixadores da sua marca

Falando ainda sobre influencers, maternidade e marketing digital integrado, vale o alerta: se a sua empresa tem embaixadores da marca que são pagos para dizer coisas boas sobre sua marca, eles não são verdadeiros embaixadores.

Por definição, sua evangelista de marca leal deve amar tanto o seu produto que ela o elogiaria mesmo sem ser paga. A veracidade da relação entre ela e sua marca é tão consistente que até seus seguidores sabem que ela é uma verdadeira fã da marca.

Encontre os embaixadores certos e aumente seu retorno sobre o investimento em mídia digital.

4) Aposte em maternidade e marketing de conteúdo

Sabemos que mães são pessoas sobrecarregadas: além do compromisso de criar e educar seus filhos, elas precisam equilibrar também os papeis de profissional, esposa, amiga, mulher, filha, dona de casa, esportista – e toda uma lista.

Elas precisam de praticidade, de ferramentas que as ajudem a qualificar seu tempo e garantir que suas tarefas sejam desempenhadas da melhor forma possível.

Sua empresa pode ajudar com isso através do marketing de conteúdo. Como?

  • Produzindo podcasts que elas possam ouvir no carro, indo buscar os filhos na escola ou dando um pulo na academia;
  • Com vídeos que ajudem a poupar tempo na hora de entender como seu produto funciona;
  • Com posts com dicas rápidas, que elas podem consumir ao rolar suas timelines nas redes sociais.

5) Explore a tendência de DIY

Conscientizadas e ambientalmente conscientes, mães das Gerações Millennial e Z buscam novas maneiras de reaproveitar produtos e demonstrar seus espíritos criativos e inovadores.

O Pinterest continua sendo uma fonte de novas ideias e inspiração e é muito favorável ao conteúdo gerado por uma boa estratégia que envolva maternidade e marketing de conteúdo.

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MARKETING & NEGÓCIOS

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