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Entenda como os níveis de maturidade em marketing digital apontados pelos Google se aplicam à sua empresa e como atingir o último estágio.

Maturidade em marketing digital: em qual nível está sua empresa?

Um bom nível de maturidade em marketing digital é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, o grande objetivo de qualquer corporação, é sempre crescer mais a cada dia.

A transformação digital facilitou uma série de processos neste setor. Inclusive, muitos deles puderam ser vistos e experimentados à exaustão agora, durante a pandemia. Pois foi a maturidade digital que garantiu a sobrevivência de empresas neste período.

Mas você sabe o que significa ter maturidade em marketing digital? E como isso impacta de fato seus negócios? Pois venha descobrir com a leitura a seguir.

O que é maturidade em marketing digital?

A maturidade digital refere-se ao quão bem as empresas se adaptam e evoluem em ambientes cada vez mais digitais. Não nos referimos apenas ao marketing digital, mas também aos processos completos de uma empresa, envolvendo:

  • Tecnologia aplicadas,
  • Serviços de TI,
  • Estratégia de atendimento ao cliente. Assim como todos os outros aspectos de seus negócios.

O papel do marketing nessa jornada é ajudar a amplificar este esforços, tornando as operações mais rentáveis através da conversão de novos negócios.

Os últimos anos provaram o quão importante para um negócio é ser digitalmente maduro. Durante a pandemia da COVID-19, empresas precisaram implementar mudanças fundamentais para atingir as metas de negócios. Isso envolveu desde a criação de equipes de vendas remotas até o lançamento de um primeiro site, para citar alguns exemplos.

Então quem já tinha avançado na transformação digital pôde sair na frente. O assunto não é novidade, mas quem precisou começar isso em meio à pandemia teve que conviver com desafios extras.

A grande lição aqui é: ser reativo às mudanças pode ser perigoso para os negócios.

Por isso, contar com uma agência de marketing digital é uma decisão inteligente, pois estar na vanguarda das mudanças garante transições mais suaves. Além disso, permite lidar com orçamentos mais controláveis e menos obstruções nos processos.

Como medir a maturidade em marketing digital de sua empresa?

A maturidade digital geralmente é mapeada usando gráficos e modelos variados. Usando-os como orientação é possível mapear os seguintes pontos:

  • Quão maduro digitalmente seu negócio é atualmente,
  • Nível de maturidade pretendido a curto e longo prazos,
  • Quais planos e recursos sua empresa precisa para ajudá-la a chegar lá.

Um dos modelos mais aplicados atualmente é o que foi proposto pelo Google, que vamos ver a seguir.

Conheça o modelo de maturidade em marketing digital – quatro estágios

Atualmente, lidamos com um modelo estruturado pelo Google, em conjunto com o Boston Consulting Group, onde lidamos com quatro estágios:

  • Nascente,
  • Emergente,
  • Conectado,
  • Multi-Momento.

Entenda o que caracteriza cada um deles. E o que sua empresa precisa fazer para atingir o último nível de maturidade em marketing digital.

Nascente

Etapa inicial, abordará os aspectos mais fundamentais do marketing digital, envolvendo um uso mínimo de marketing de banco de dados. Também podemos observar, entre as empresas que se encontram neste nível, uma segmentação básica, assim como a ausência de automação.

Sendo assim, todos os esforços que se aproximam de uma possível otimização são feitos manualmente. Além disso, a coleta de dados não terá papel considerável. Mas a boa notícia é que alguns micro banco de dados já podem estar presentes, ainda que com qualidade relativamente baixa.

Nesta etapa, muito provavelmente a organização já dispõe de uma estrutura de marketing existente, mas é crucial implementar uma mudança de mentalidade em todos os níveis de hierarquia para alcançar resultados mais expressivos.

Assim, a empresa garante que cada mudança terá um norte e uma aprovação e os processos passarão de forma contínua à prática.

Emergente

Quando sua empresa ingressa neste estágio, podemos observar um emprego maior da automação nos processos – reflexo de uma coleta de dados mais complexa.

Dessa forma, amplia-se sua aplicação nas decisões estratégicas para a empresa. Além de outros processos para testar resultados e garantir melhorias em todos os aspectos.

Sobre o assunto, temos um conteúdo exclusivo e bem completo que recomendamos a leitura: um Guia sobre Automação de Marketing. Vale a pena conferir!

Conectado

À medida que seu negócio evolui em termos de maturidade em marketing digital, vem uma etapa mais conectada. Neste momento, as informações passam a ser obtidas tanto de fontes internas quanto externas e a segmentação de dados envolve vários critérios.

Nesta fase, é possível explorar todos os formatos e canais para suas ações de marketing. Além disso, o uso de uma plataforma de CRM vai ajudar a alcançar a ativação de vários dados, tanto em ações offline quanto online.

Essa estratégia propicia uma atuação mais integrada entre diferentes equipes na organização e a tecnologia representa uma concentração ainda maior do que a etapa anterior. Aqui as soluções em nuvem já podem estar em operação ou pelo menos previstas para um futuro próximo.

Multi-Momento

A etapa final mostrará um nível alto de maturidade em marketing digital. Então, podemos esperar uma gestão totalmente programática de suas mídias digitais, já que sua empresa terá métricas para todos os seus dados. Além de estratégias que consideram seu público-alvo e mensagens, sendo tudo sempre personalizado, de acordo com os objetivos da empresa e as necessidades de seus clientes.

O grande objetivo final aqui é entender completamente seus clientes e o valor de seu ciclo de vida. Nesta etapa, todos os pontos de contato são explorados, afinal, cada um envolve a entrega de experiências personalizadas aos clientes em todos os canais de atuação.

Uma outra característica de empresas que estão neste nível de maturidade em marketing digital é a adoção do machine learning, uma vez que a aplicação deste recurso leva suas operações para um próximo nível.

É hora de atingir a maturidade em marketing digital

Para colocar uma estratégia eficaz em prática, sua empresa deve tornar-se cada vez mais digitalmente madura. Isso só acontece através de:

  • Melhorias na coordenação interna,
  • Foco em componentes-chave de uma campanha de marketing,
  • Amplo domínio de ferramentas tecnológicas.

Pois é assim que sua empresa vai obter melhores resultados nos negócios e se posicionar à frente dos concorrentes ao longo do ciclo de marketing do mercado.

Afinal, você sabe qual é o nível atual de maturidade em marketing digital de sua empresa? Pois a UP2Place Digital pode ajudar a obter essa resposta de forma precisa.

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