Melhores práticas do LinkedIn para empresas B2B

Muitas empresas insistem em desprezar o LinkedIn em suas estratégias de marketing digital. Isso é um grande erro – especialmente para aquelas que atuam no B2B.

O LinkedIn pode não ter o mesmo recurso de atingir grandes massas, como o Twitter. Ou os números poderosos de usuários do Facebook.

Porém, o LinkedIn continua sendo um dos melhores destinos para empresas B2B, por ser um grande recurso de nicho.

Especialmente quando consideramos o perfil de usuários: a renda média de um membro do LinkedIn é de cerca de US $ 109 mil/ano. Isso garante sua reputação como o lugar certo para encontrar profissionais de alta hierarquia e decisores dentro das empresas.

Sua empresa pode obter inúmeros benefícios se trabalhar bem a rede. Por isso desenvolvemos uma série de dicas para usar o LinkedIn na estratégia de redes sociais de sua empresa. Confira!

Mantenha a página de sua empresa no LinkedIn preparada para bons negócios

O primeiro passo é personalizar a sua página, produzindo um banner para o topo.

Muito parecido com o do Facebook, é o primeiro contato que os visitantes da página da sua empresa no LinkedIn terão com a sua marca.

Invista em uma imagem de alta qualidade, de 646 x 220 pixels ou maior. Considere usar este espaço para promover sua cultura corporativa, campanhas, anúncios e promoções.

Você pode atualizar essa parte quantas vezes quiser – o ideal é revitalizar a cada três ou seis meses. Sua agência de marketing digital pode oferecer bons insights nesse sentido.

Outro ponto importante é otimizar totalmente a página de produtos e serviços da sua empresa. Use imagens e descrições com palavras-chave ligadas aos seus produtos, serviços e área de atuação.

É importante também acompanhar outras páginas de destaque no seu segmento: portais de notícias relacionadas, possíveis parceiros comerciais e de conteúdo e até concorrentes.

Desenvolva uma estratégia de conteúdo específica para o LinkedIn

Sua estratégia de conteúdo para o LinkedIn deve incluir um saldo de seus melhores artigos de blog, ofertas e notícias relacionadas à indústria.

Lembre-se: inbound marketing se refere às necessidades do seu consumidor. Então é essencial publicar um conteúdo que seja pertinente aos interesses e necessidades de seus seguidores. E não sobre o quão incrível é a sua empresa.

Lembre-se de explorar o recurso das imagens. O conteúdo visual é processado 60 mil vezes mais rápido pelo cérebro que o texto.

Dica: uma pesquisa do LinkedIn descobriu que as faces femininas estão entre os recursos visuais mais eficazes em anúncios pagos na rede.

Outra questão relevante é a frequência de atualizações. A vida de uma postagem no LinkedIn pode ser maior do que um Tweet, mas isso não significa que publicações esporádicas vão gerar bons números. A recomendação dos especialistas da UP2Place é de pelo menos uma atualização diária.

Entenda o público de sua empresa no LinkedIn

Assim como o Facebook, o LinkedIn oferece convenientemente análises e insights sobre as atividades das marcas em sua plataforma.

No entanto, essas informações incluem indicações sobre dados demográficos de seguidores, para ajudá-lo a garantir que você atinja o público certo. Entenda mais a seguir:

  • Total: número total de membros do LinkedIn que seguem a página da sua empresa. O número exibido aqui é atualizado apenas uma vez por dia. Isso significa que ele pode ser diferente do número atual na guia Visão geral, que é atualizado em tempo real,
  • Seguidores orgânicos: conquistados sem investimentos em publicidade,
  • Seguidores adquiridos: obtidos através do conteúdo patrocinado e/ou anúncios.

É possível conhecer melhor seu público potencial através da disponibilização de alguns dados demográficos disponibilizados pelo LinkedIn: faixa etária, sexo, segmento de atuação, função, tamanho da empresa – isso ajuda a segmentar anúncios para as pessoas certas.

Como participar dos grupos no LinkedIn

Uma das premissas da plataforma é a possibilidade de incrementar seu networking – isso vale tanto para as empresas quanto para as pessoas.

Os grupos são uma excelente ferramenta para esse objetivo, desde que você observe alguns cuidados:

  • Pesquise o conteúdo antes de postar: veja se seu artigo tem realmente uma temática inédita, assim como se ele é pertinente para aquele grupo de pessoas,
  • Observe e interaja com outros membros: é possível obter bons insights apenas acompanhando as conversas entre outros profissionais em seu nicho ou seus clientes-alvo. Você ficará surpreso com a percepção e com a quantidade de ideias para o conteúdo do blog, novos lançamentos, abordagens de vendas e outros valores que podem ser extraídos dessas conversas,
  • Atue no maior número possível de grupos: embora poucos profissionais tenham tempo suficiente para manter discussões em mais de 20 grupos de LinkedIn, junte-se a tantas comunidades quanto você possa oferecer valor,
  • Leve o contato para novos canais: no cenário ideal, você pode atrair a atenção de um ou mais membros do grupo sobre sua empresa e soluções. Retire a conversa do ambiente público e ofereça mais informações através de mensagens, telefone ou e-mail.

Usando o Pulse para publicar no LinkedIn

Você pode não saber que esse recurso existe, mas a rede social permite escrever e publicar artigos e outros trabalhos autorais em sua plataforma de conteúdo, Pulse.

Parecida com um blog, é uma ótima maneira de obter exposição para você e para sua empresa. Com o Pulse, você está acompanhando a maior rede social profissional do mundo (mais de 380 milhões de usuários e contando), dando-lhe acesso instantâneo a um público ativo de consumidores de conteúdo.

Como você pode ver, o LinkedIn continua a ser referência na indústria para redes sociais profissionais. É o melhor canal online para fazer negócios e atrair novos leads – especialmente no B2B. Use-o para estabelecer sua presença e mostrar as realizações e soluções de sua empresa.

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