Como a mídia programática funciona na estratégia de sua empresa

A automação tem se popularizado em empresas dos mais variados segmentos – e a mídia programática é um exemplo disso.
Muitas empresas hoje fazem seus anúncios digitais diretamente com os canais, sem negociações ou uma interação humana.
O processo não só é mais ágil e descomplicado, como também pode tornar a comunicação de sua empresa mais eficaz.
Para isso, é importante observar os parâmetros certos – saiba mais a seguir.

O que é mídia programática?

A mídia programática é uma compra da mídia de forma automatizada: sua empresa pode definir suas campanhas diretamente com o canal escolhido.
Cada plataforma digital – Facebook, Google, Instagram, entre outros – possui sua ferramenta e através dela é possível colocar seu plano de mídia em prática.
Ali é possível segmentar o público-alvo, fazer o upload das peças, definir o volume da verba e o período da campanha. E a partir daí a ferramenta vai administrar sua estratégia de forma mais básica.

Como funciona essa compra de mídia

O pilar da mídia programática é a possibilidade de escolher o perfil do público-alvo que sua empresa pretende atingir.
Isso aumenta a eficácia de sua comunicação, pois amplia as chances de sua empresa falar a coisa certa para a pessoa certa, na hora certa. Garantia que as mídias convencionais não conseguem proporcionar.
Essa condição só é possível porque estes canais digitais possuem um vasto inventário de informações sobre sua audiência. Eles conseguem saber o volume e perfil de pessoas que acessam determinados portais, que tipo de pesquisas fazem no Google, onde moram, seus hábitos de compra e muito mais.
Mas esse conhecimento sobre o público só é vantagem de fato quando sua campanha está bem estruturada.
Então além de ter o público-alvo bem definido, sua compra de mídia programática deve considerar também os objetivos e formatos mais adequados a esta campanha.

Vantagens da mídia programática

Investir neste tipo de mídia traz uma série de benefícios para as estratégias de inbound marketing de sua empresa, como:

– Ganho em assertividade
Sua empresa tem a certeza de que este anúncio vai atingir um potencial consumidor do seu produto.

– Baixo custo e agilidade no processo
A mídia programática tem seus valores definidos de acordo com a capacidade do seu anúncio gerar resultados efetivos.
Além disso, toda a programação é feita diretamente no próprio canal – não há necessidade de efetuar reserva de espaço ou toda a burocracia da mídia convencional.

– Acompanhamento dos resultados
Esse tipo de mídia permite um monitoramento efetivo da conversão de cada ação: é possível saber exatamente o que gerou novas vendas ou atraiu novos clientes.

– Otimização de sua equipe de Marketing
O tempo economizado em negociações e outras burocracias pode ser usado de forma mais produtiva por seu time.
Criação de novos conteúdos, abordagens especiais para cada etapa do funil de vendas e acompanhamento dos KPIs são alguns dos exemplos.

É hora de dispensar a agência de marketing digital?

De forma alguma: esse é o momento de colocar sua agência para trabalhar ainda mais – especialmente se ela tiver expertise em TI.
Ainda que você possa insertar a campanha diretamente na ferramenta, só um especialista pode obter os melhores resultados de sua verba. E todo centavo conta!
Além disso, os canais se reciclam e lançam insights para gerar os melhores resultados para suas campanhas e para a comunicação da empresa como um todo.
Além disso, sua agência pode criar formas de interligar o fluxo gerado por esta mídia com seu banco de dados e gerar uma série de novas ações: cross-sell, ações omnichannel, com seu e-commerce, entre outros.
E certamente sua agência estará mais atualizada sobre isso que o seu time de marketing, que tem outras prioridades em mente.
Por isso você deve aliar os esforços do seu time de marketing com a expertise de sua agência digital para garantir bons resultados de sua mídia programática.
Assim você otimiza recursos, reduz erros e garante o sucesso das estratégias digitais de sua empresa.

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