Mobile-First: focando em aplicativos móveis para melhorar a experiência do usuário

Mobile-First

Mais do que nunca, sua empresa precisa ser Mobile-First. Afinal, os tempos mudaram e a forma de acesso à internet que mais cresce hoje em dia é através de dispositivos e aplicativos móveis.

Agora tornou-se difícil imaginar a vida sem um smartphone na mão. Portanto, a otimização do site para diferentes dispositivos é quase o ponto principal nos termos de referência para o desenvolvimento de software.

E neste caso, a abordagem Mobile-First já está se tornando a solução mais vantajosa. Por isso, nenhuma empresa que queira visibilidade e conversões pode ignorar estes fatos.

A cada ano, o número de acessos por mobile mostra-se maior do que em desktops. E a experiência do usuário é um fator determinante para marcas criarem um bom relacionamento com os clientes.

Saber que os consumidores estão te conhecendo por um aplicativo móvel, não através da tela de um computador, é o primeiro passo para entender a importância do mobile na transformação digital.

Então pensar em uma estratégia de desenvolvimento priorizando aplicativos móveis é uma tendência que cresce entre desenvolvedores e, principalmente, startups.

Aqui, vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre Mobile-First e a importância da experiência dos usuários em aplicativos móveis para a sua transformação digital.

O que é Mobile-First?

Para entender por que o Mobile-First veio e se tornou tão popular, você precisa recorrer a métodos mais “tradicionais”.

Se sua empresa quiser criar um site, o hábito era começar projetando um layout para computadores e laptops. Eles têm alto desempenho e podem acomodar grandes quantidades de conteúdo em uma tela grande.

Além disso, a versão final é adaptada para outros dispositivos, levando em conta as capacidades desses dispositivos. Mas qual é o problema aqui? O fato é que é impossível transferir todos os elementos visuais e funcionais dos sites de desktop para a versão móvel.

Caso contrário, você perde a facilidade de interação que é tão importante na versão móvel. Há também problemas como:

  • Carregamento de páginas longas,
  • Navegação complicada,
  • Botões inconvenientes,
  • Arquitetura de site diferente, entre outros.

Além disso, o designer estava sentado, pensando, desenhando, para que seu site tivesse um conceito único. Em outras palavras, uma pequena tela de smartphone apenas morde uma grande parte de sua ideia inicial. E força você a fazer compromissos em funcionalidades e soluções visuais.

E na raiz do Mobile-First está a ideia, basta virar o algoritmo de otimização na direção oposta. Primeiro, você desenvolve uma interface de site que prioriza dispositivos móveis. E, em seguida, passar para displays maiores.

Se antes se pensava que a otimização de sites para telefones era irracional, já que os smartphones usam principalmente aplicativos e redes sociais, agora o mercado mobile está se tornando um dos principais players.

Afinal, esta é uma realidade que só vai aumentar, com o desenvolvimento e melhoria de dispositivos portáteis compactos que podem superar os PCs em suas características.

Mas é importante mencionar aqui que há uma diferença entre Design Responsivo, Adaptável e Mobile First. Caso contrário, é fácil ficar confuso sobre isso. Vamos dar uma olhada nessa diferença a seguir.

Qual é a diferença: Design Adaptável, Responsivo e Mobile-First?

Confira a seguir como isso funciona, na aplicação para a construção de sites e apps para mobile:

Web Design adaptativo (AWD)

Para o design adaptativo, vários layouts estatísticos são desenvolvidos para diferentes tipos de dispositivos. E isso leva em conta as características:

  • Largura da tela (320, 480, 768, 960, 1600 pixels),
  • Área de visualização,
  • Controle de toque,
  • Capacidade de rodar dispositivos, entre outros.

Portanto, os scripts levam em conta os tamanhos de tela do usuário e carregam o modelo apropriado com base neles.

Design web responsivo (RWD)

O design responsivo baseia-se na ideia de criar um layout flexível que se ajusta a absolutamente qualquer largura de tela. Então o conteúdo é redimensionado automaticamente.

Além disso, funciona da mesma forma para todos os dispositivos com grade móvel, imagens flexíveis e consultas de mídia.

Este caminho é conveniente porque você está desenvolvendo uma versão do site. Mas requer uma validação cuidadosa para garantir que todos os elementos sejam exibidos corretamente em vários tamanhos.

Design Mobile-First

Aqui temos um cenário completamente diferente. Primeiro, uma versão móvel com uma tela pequena é desenvolvida.

Então esta versão é adaptada para computadores, laptops, tablets. E os desenvolvedores podem adicionar parâmetros adicionais ao longo do caminho.

Como resultado, você recebe uma versão exibida corretamente do site que pode ser visualizada de diferentes dispositivos. A base deve ser forte e sempre precisa ser contente.

Assim, o princípio básico do design mobile-first ajuda a enfatizar o conteúdo sobre a navegação. E tem grandes vantagens para o seu negócio.

Ser Mobile-First é essencial

O aumento constante de acesso por dispositivos móveis já é o suficiente para convencer qualquer desenvolvedor a começar sua estratégia focando em mobile.

Mas essa onda é maior do que parece. Tanto que até grandes empresas de tecnologia investem nessas estratégias e recompensam quem adere à prática.

Especialmente por conta das mudanças de algoritmo promovidas pelo Google: desde abril de 2015 o mecanismo de busca e prioriza sites otimizados para dispositivos móveis nos resultados.

Quem investe em e-commerce tem ainda mais razões para pensar sua estratégia em dispositivos móveis. No Brasil, o comércio online cresce até 3 vezes mais no mobile em comparação às formas tradicionais.

Então otimizar um negócio para smartphones e tablets deixou de ser uma opção e passa a ser a forma padrão de operar no mercado.

Mas qual é a diferença de começar a desenvolver sites e apps para dispositivos móveis e não para outros sistemas? Basicamente tudo se explica com a metodologia Mobile-First.

Metodologia Mobile-First

A metodologia Mobile-First é o que define a forma de desenvolvedores trabalharem ao prepararem aplicativos e sites que vão funcionar em diferentes plataformas.

A ideia é produzir primeiro aplicativos móveis, e depois adequar o produto para diferentes sistemas. É o que se conhece por Progressive Enhancement (enriquecimento progressivo).

Nessa metodologia a ordem é deixar as coisas simples. Os clientes que acessam o site mobile ou o app querem agilidade em conseguir as informações, então o foco é em passar o conteúdo ou realizar funções da forma mais direta possível.

Como os dispositivos móveis normalmente têm processadores inferiores, telas menores, e conexões mais lentas, o produto final deve ser leve, rápido, e com uma interface navegável.

Por isso é cada vez mais comum empresas dividirem seus aplicativos para deixá-los mais rápidos, como foi o caso do Facebook – que separou o Messenger do seu app para otimizar a navegação.

Há poucos anos, o foco do desenvolvimento era para computadores e depois levemente degradado para funcionar em dispositivos menos potentes e com poucas funcionalidades – a chamada Graceful Degradation.

Já a ideia do Mobile-First é totalmente oposta: produzir uma versão básica especialmente para dispositivos móveis. O resultado final será uma plataforma otimizada que gera uma boa experiência do usuário. E não um site ou app que parece feito para sistemas tradicionais e sobrevive no mobile.

Implementando o Mobile-First como um padrão

Você pode pensar que se concentrar na experiência móvel primeiro soa inútil. Afinal, ainda estamos mais acostumados a lidar com sites de desktop.

Além disso, certamente precisamos considerar toda a gama de recursos para a experiência geral em desktop, mobile, etc.. Antes de então analisá-la para uma experiência móvel mais simples, mais simplificada ou qualquer outra coisa.

Isso soa verdadeiro, sim. Mas em nossa experiência o Mobile-firtst é mais sobre ter a implementação móvel do que uma camada padrão para construir.

Consideramos a experiência geral durante a fase de planejamento. Então veja qual subconjunto de recursos estará disponível no celular, desktop, etc. em conjunto e como eles serão implementados.

Em seguida, na fase de implementação, apresentamos o layout e funcionalidade móvel como a configuração padrão fornecida. Antes que informações adicionais sejam carregadas em cima disso, sempre que apropriado.

Isso significa que os celulares (muitas vezes os dispositivos alvo com a menor memória disponível, largura de banda ou poder de processamento disponível) podem ter uma experiência adequada para eles o mais rápido possível, e o mais livre possível de informações externas. Por exemplo:

  • Se você está servindo diferentes informações de estilo e layout para diferentes tamanhos de viewport, entre outros, faz mais sentido incluir a tela estreita/estilo móvel como o estilo padrão. Antes de qualquer dúvida de mídia ser encontrada. Em vez de ter o estilo de tela desktop/wider primeiro. Dessa forma, os dispositivos móveis não têm que carregar ativos e outras informações duas vezes;
  • Se você estiver usando mecanismos como detecção de recursos e match Media para carregar condicionalmente a funcionalidade de scripting, considere o tamanho da área de exibição, suporte ao recurso, entre outros. Pois você deve apenas carregar os fundamentos que praticamente todos os navegadores precisarão primeiro. Em seguida, melhorar progressivamente os navegadores mais acima da cadeia alimentar.

Restrições móveis

Já mencionamos o fato de que os celulares geralmente têm menos memória, poder de processamento e largura de banda do que outros dispositivos. Embora seja importante ter em mente que as Smart TVs também são geralmente muito baixas.

Então eles também têm menos tamanho de viewport disponível. Portanto, vale dividir o conteúdo em diferentes visualizações. Além disso, concentre-se em simplificar a interface e o conteúdo em cada exibição do seu aplicativo para celular.

Também é uma boa ideia não incluir efeitos visuais, como sombras, animações e gradientes. Você deve pelo menos considerá-lo como uma opção. Especialmente se estiver experimentando um desempenho lento ou defasado quando seu aplicativo está sendo executado no celular.

Mecanismos de controle

Os mecanismos de controle são outra grande restrição nos dispositivos móveis. Qualquer um que já tentou inserir dados em um formulário em um dispositivo móvel, ou mesmo apenas navegou em torno de um site complexo, sabe bem disso.

Portanto, devemos tentar simplificar as coisas no celular, mantendo cada visualização reduzida a um único propósito simples, sempre que possível.

Além disso, reduza a quantidade de digitação que os usuários devem fazer. Este último agradará aos usuários de desktop, bem como aos usuários de celular!

Contexto de uso

Além de tudo, você deve considerar os tipos de situações em que os dispositivos móveis serão usados. Assim como os tipos de tarefas que os usuários mais comumente querem realizar em celulares.

Uma frase que você lerá em alguns lugares é “um globo ocular, um polegar”, referindo-se à quantidade de atenção do usuário que você provavelmente terá.

Claro, seus usuários estarão se concentrando no que estão fazendo. Mas é provável que estejam em um carro com iluminação ruim. Ou em um bar barulhento com o esporte na TV ao fundo!

Então você precisa considerar isso e, novamente, certificar-se de que seu conteúdo/funcionalidade é simples, legível e livre de distrações o máximo possível.

Navegação móvel

Ao desenvolver layouts de aplicativos móveis, muitas vezes você tem problemas com menus de navegação. O conceito é o mesmo, independentemente do dispositivo de destino.

Então você quer fornecer um mecanismo para que os usuários busquem coisas e obtenham diferentes visualizações/páginas do aplicativo. Mas como as telas móveis são muito menores, uma navegação razoável para desktop pode estragar a experiência. Pois isso vai preenchendo a maior parte da visão inicial do aplicativo, cobrindo o conteúdo.

Há várias maneiras de resolver o problema da navegação ficar no caminho no celular. Algumas das quais vamos abordar aqui. Então o objetivo principal é colocar o conteúdo em primeiro lugar. E esconder a navegação até que o usuário realmente precise dele.

Em primeiro lugar, você pode considerar um mecanismo de navegação diferente no celular. Então, se você estava planejando ter um menu de navegação vertical na área de trabalho, experimente substituí-lo no celular por um menu selecionado.

Sempre contendo as opções, ou até mesmo um único botão que quando pressionado traz as opções de navegação em uma sobreposição.

Em segundo lugar, uma opção popular é colocar o menu de navegação na parte inferior da página. Ao invés de subir no topo, como a expectativa normalmente seria.

Isso coloca o conteúdo em primeiro lugar no topo da página. Então isso significa que, quando o usuário chega ao final de uma página, ele tem uma placa de sinalização dando-lhe uma ideia de onde ir a seguir.

Em terceiro lugar, combinar os dois também é uma boa opção. Por que não ter um único botão na parte superior da página, que se vincula a uma âncora no menu de navegação na parte inferior da página? Você também pode fornecer um link para voltar ao topo do artigo.

Características de projetar sites para dispositivos móveis

Ao projetar seu site e outras aplicações, atente-se aos seguintes pontos:

Foco no conteúdo

Como enfatizamos anteriormente, nesse tipo de design, o conteúdo vem em primeiro lugar. Então, ao projetar em uma tela pequena, você se concentra no essencial e remove elementos desnecessários. Pois o comportamento dos usuários atrás da tela do computador e com a tela do telefone é diferente.

As versões para desktop geralmente têm recursos adicionais, pop-ups e espaço em branco. No design móvel, os usuários precisam ver e ler conteúdo facilmente. Isso significa navegação fácil, interface do usuário intuitiva e imagens de alta qualidade.

Hierarquia de conteúdo visual

Você pode melhorar a interação do usuário com o seu site se você sabe não apenas o que mostrar, mas também como mostrá-lo.

A hierarquia visual do conteúdo envolve destacar seus componentes mais importantes e colocá-los nas áreas especiais de atenção dos usuários de smartphones.

Neste caso, os designers podem usar técnicas psicológicas para concentrar a atenção do visitante do site nos elementos necessários.

Na área de trabalho, há um amplo campo horizontal para visualizar conteúdo: você pode usar várias colunas, projetar vitrines espetaculares e layouts.

Em dispositivos móveis, onde a tela é significativamente mais estreita, a ação principal ao visualizar páginas é rolar para cima e para baixo.

Então a melhor opção para exibir conteúdo é 1-2 colunas, e se você precisar organizar elementos horizontalmente, forneça-lhes um simples deslize com um dedo.

Além disso, você pode manter a “regra do polegar”. Essa abordagem é baseada em pesquisas sobre como os usuários seguram um smartphone na mão e como o operam. Há áreas de difícil acesso com uma mão. Conteúdos importantes e clicáveis não devem ser colocados lá.

Facilidade de navegação

Uma boa navegação em um site móvel é uma coisa exigente. Ele deve fornecer uma jornada ideal do usuário através do recurso.

Mas, ao mesmo tempo, ser colocado em elementos de interface compactas para não distrair do conteúdo principal. O objetivo do Design Mobile-First é colocar os botões, recursos e CTAs certos exatamente onde eles são necessários.

Leia também: Mobile Marketing: 3 tendências que toda empresa deve acompanhar

Hoje, cada vez mais, você pode encontrar menus com itens principais na parte inferior da página. A tendência anterior era um menu onde assim que o usuário clica no ícone, uma lista de seções disponíveis do site abre.

No entanto, você tem que estudar bem o seu público e realizar um teste de série para dar preferência a qualquer modelo de navegação móvel.

Interface fácil de usar

Cuidar da experiência do usuário ao navegar no site é outro atributo obrigatório do conceito Mobile-First. Ao projetar uma interface para celular, é necessário levar em conta não apenas o espaço limitado de exibição, mas também outras características de usar um smartphone.

Por exemplo, controlar através de uma tela sensível ao toque. Isso significa que é necessário excluir a possibilidade de clicar no link ou botão errado.

Também vale a pena mencionar os recursos exclusivos no design móvel que podem melhorar a experiência do usuário. Aqui estão alguns deles:

  • Câmera como recurso: você pode carregar as imagens que deseja ou tirar uma foto instantânea. Além disso, a câmera também pode ajudar na leitura de códigos QR. Isso já dá 100 pontos em favor da experiência do usuário;
  • Campos de preenchimento automático: a função de inserir automaticamente informações armazenadas pode ajudar os usuários a não inserir seus dados toda vez que se cadastrar ou comprar;
  • Verificação biométrica: este pode ser um recurso controverso, mas certamente permanece muito conveniente. O reconhecimento facial ou o reconhecimento de impressões digitais costumavam estar nas tramas de filmes ou livros, mas hoje se tornou realidade. É um pecado perder a oportunidade e não dar ao seu usuário a escolha de usar essa função ou não;
  • Conexão rápida: em comparação com a versão desktop, o celular tem uma grande vantagem associada às informações de contato. Com um clique, você pode ir ao mensageiro desejado, rede social, e-mail ou entrar em contato direto com o gerente de contato.

Por que priorizar aplicativos móveis melhora a experiência do usuário?

Usar a metodologia Mobile-First na sua transformação digital é o que define e cria uma melhor experiência de usuário. As principais vantagens que geram essa melhoria são:

Programar para dispositivos mais restritos força você a otimizar as interações com o usuário

O uso de telas menores e processadores menos potentes faz com que o desenvolvimento seja focado especialmente em aplicativos móveis.

Dessa forma, as aplicações funcionam perfeitamente, de acordo com o sistema usado. E sem problemas de compatibilidade.

Focar em Mobile-First deixa sua mensagem mais direta

Produzir conteúdo para um dispositivo com menos armazenamento e velocidade de conexão mais lenta faz com que sua mensagem tenha que ser mais simples e direta:

  • Menos imagens pesadas,
  • Textos mais informativos,
  • Respostas mais rápidas.

Respostas rápidas e clientes felizes

Usuários de dispositivos móveis buscam agilidade quando procuram informações. Então quando uma empresa tem um app ou site feito especialmente para mobile, e se preocupa com a real experiência do seu cliente, a satisfação é garantida.

Especialmente depois das novas prioridades do mecanismo de busca do Google, os usuários também encontram o que procuram mais rapidamente.

Considerações Finais sobre Mobile-First

A pandemia COVID-19 já mudou significativamente nosso mundo e ensinou pessoas e empresas a se adaptarem a novas realidades.

Pois os lockdowns mudaram o comportamento de compra. Assim, os smartphones tornaram-se um assistente pessoal que está sempre à mão. Além disso, a internet móvel facilita encontrar as informações que você precisa ou fazer uma compra a qualquer hora, em qualquer lugar.

Por isso, não perca as oportunidades de aumentar as taxas de conversão e fidelização do cliente. Projete cuidadosamente seu site móvel. E o Mobile-First é adequado para empresas que dependem do ritmo acelerado moderno da vida.

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