Mobile-First

Mobile-First: focando em aplicativos móveis para melhorar a experiência do usuário

Mobile-First: focando em aplicativos móveis para melhorar a experiência do usuário: Os tempos mudaram e a forma de acesso à internet que mais cresce hoje em dia é através de dispositivos e aplicativos móveis, e nenhuma empresa que queira visibilidade pode ignorar os fatos. A previsão é que nesse ano o número de acessos por mobile seja maior do que em desktops, e a experiência do usuário é um fator determinante para marcas criarem um bom relacionamento com os clientes.

Saber que os consumidores estão te conhecendo por um aplicativo móvel, não através da tela de um computador, é o primeiro passo para entender a importância do mobile na transformação digital. Por isso, pensar em uma estratégia de desenvolvimento priorizando aplicativos móveis é uma tendência que cresce entre desenvolvedores e principalmente startups.

Aqui, vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre Mobile-First e a importância da experiência dos usuários em aplicativos móveis para a sua transformação digital.

Começar pelo mobile

O aumento constante de acesso por dispositivos móveis já é o suficiente para convencer qualquer desenvolvedor a começar sua estratégia focando em mobile. Mas essa onda é maior do que parece, e até mesmo grandes empresas de tecnologia investem nessas estratégias e recompensam quem adere à prática: desde abril desse ano o Google mudou seu mecanismo de busca e agora prioriza sites otimizados para dispositivos móveis nos resultados.

Quem investe em e-commerce tem ainda mais razões para pensar sua estratégia em dispositivos móveis: no Brasil, o comércio online cresce até 3 vezes mais no mobile em comparação às formas tradicionais. Otimizar um negócio para smartphones e tablets deixou de ser uma opção e passa a ser a forma padrão de operar no mercado.

Mas qual é a diferença de começar a desenvolver sites e apps para dispositivos móveis e não para outros sistemas? Basicamente tudo se explica com a metodologia Mobile-First.

Metodologia Mobile-First

A metodologia Mobile-First é o que define a forma de desenvolvedores trabalharem ao prepararem aplicativos e sites que vão funcionar em diferentes plataformas. A ideia é produzir primeiro aplicativos móveis, e depois adequar o produto para diferentes sistemas. É o que se conhece por Progressive Enhancement (enriquecimento progressivo).

Nessa metodologia a ordem é deixar as coisas simples. Os clientes que acessam o site mobile ou o app querem agilidade em conseguir as informações, então o foco é em passar o conteúdo ou realizar funções da forma mais direta possível.

Como os dispositivos móveis normalmente têm processadores inferiores, telas menores, e conexões mais lentas, o produto final deve ser leve, rápido, e com uma interface navegável. Por isso é cada vez mais comum empresas dividirem seus aplicativos para deixá-los mais rápidos, como foi o caso do Facebook que separou o Messenger do seu app para otimizar a navegação.

Ao contrário do que acontecia há poucos anos, quando o foco do desenvolvimento era para computadores e depois levemente degradado para funcionar em dispositivos menos potentes e com poucas funcionalidades – a chamada Graceful Degradation – a ideia do Mobile-First é que produzindo uma versão básica especialmente para dispositivos móveis, o resultado final será uma plataforma otimizada que gera uma boa experiência do usuário, e não um site ou app que parece feito para sistemas tradicionais e sobrevive no mobile.

Por que priorizar aplicativos móveis melhora a experiência do usuário?

Usar a metodologia Mobile-First na sua transformação digital é o que define e cria uma melhor experiência de usuário. As principais vantagens que geram essa melhoria são:

Programar para dispositivos mais restritos força você a otimizar as interações com o usuário

O uso de telas menores e processadores menos potentes faz com que o desenvolvimento seja focado especialmente em aplicativos móveis, fazendo com que funcionem perfeitamente de acordo com o sistema usado sem problemas de compatibilidade.

Focar em mobile deixa sua mensagem mais direta

Produzir conteúdo para um dispositivo com menos armazenamento e velocidade de conexão mais lenta faz com que sua mensagem tenha que ser mais simples e direta. Menos imagens pesadas, textos mais informativos, e respostas mais rápidas.

Respostas rápidas e clientes felizes

Usuários de dispositivos móveis buscam agilidade quando procuram informações. Quando uma empresa tem um app ou site feito especialmente para mobile, e se preocupa com a real experiência do seu cliente, a satisfação é garantida. Agora com as novas prioridades do mecanismo de busca do Google, os usuários também encontram o que procuram mais rapidamente.

Este artigo apresentou uma grande tendência e possibilidade – Mobile-First!

Para complementar seu conhecimento baixe nosso ebook que tem uma abordagem simples e prática de oportunidades e como transformar seu negócio.

Clique aqui para baixar gratuitamente!

transformação digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES