A morte do Executivo de Vendas: Outbound x Inbound Marketing

Não é que você vendedor experiente, reconhecido no mercado e excelente profissional esteja com os dias contados em sua profissão, mas ser vendedor já não é mais o mesmo que os antigos representantes de vendas que conhecemos lá atrás.

A internet fez uma revolução brutal no mundo e como vender foram dos mais afetados por essa mudança. Então se você é um vendedor, está preparado para esse mundo de mudanças que já acontece há um bom tempo mas que tem começado a mostrar seus resultados agora?

Nos próximos parágrafos vamos abordar de forma simples e direta este novo caminho no processo de vendas.

Oportunidade e desafios na nova realidade

O marketing tradicional não traz mais os mesmos resultados trazidos com sucesso anteriormente. A combinação de novas tecnologias (Google, App mobile, redes sociais entre muitas outras) e a mudança no comportamento dos clientes tem elevado o nível de exigência e dificultado muito conquistarem novos clientes.

Estudando e vivenciando o processo de vendas cheguei em algumas conclusões e listei 2 principais razões porque vendas e marketing feitos na maneira tradicional já não trazem mais os resultados de anteriormente, são:

  • Atualmente não é possível contar com apenas um canal de comunicação para conquistar novos clientes. O “comprador” busca informações em diferentes canais e sua empresa precisa ter presença assertiva nestes canais.
  • O “comprador” encontra todas as informações que precisa para tomar decisões de negócios na internet, isto mesmo, “basta dar um Google”. Segundo pesquisa realizada pela Forrester Research em abril de 2015, cerca de 82% do processo de compra é feito pelo cliente antes de contatar o potencial fornecedor.

Conquistar novos clientes é um desafio, e não estou nem levando em conta a crise econômica, e faz parte do processo do crescimento de uma empresa também resgatar seus clientes potenciais que estão na sua carteira e que nunca mais fez uma ação de relacionamento com eles. Talvez você esteja perdendo um excelente ativo.

O marketing tradicional está definhando e surge uma nova para o processo de geração de leads e realização das vendas. Entender este novo cenário e integrar suas ações ao Inbound Marketing é uma das principais alternativas neste novo processo, o marketing e o processo de vendas do século XXI é baseado na realidade digital, mas sem abrir mão do que não está no digital, conectando o que há de melhor na internet na tecnologia, na criatividade e, principalmente, na inteligência humana

Uma nova forma de conquistar novos clientes

Uma das estratégias que tem se mostrado mais eficiente é o InBound Marketing, voltado para ganhar o interesse de seus clientes de forma natural e contínua, por meio de conteúdos que sejam relevantes e atrativos para os visitantes do seu site ou blog, por exemplo. O Inbound Marketing tem crescido muito em todos os tipos de negócios porque tem se mostrado uma forma eficaz de captar contatos e educá-los até o momento certo para a venda. Com esta estratégia não precisa correr atrás do cliente e tentar convencer sobre a importância de comprar um produto ou serviço. Ele será educado e nutrido com conteúdo produzido com qualidade e pensado em uma conversão de visitante para lead, até que esteja realmente pronto para o momento da compra.

As diferenças do Inbound e Outbound Marketing

Uma forma de explicar a diferença é dizendo que no Inbound, você traz o cliente porque o educa e ele acaba te encontrando. Já no Outbound, quem vai atrás de compradores são as empresas, usando anúncios em televisão e rádio, panfletos, telemarketing, e-mail marketing e outras técnicas.

O processo de vendas outbound não pode ser dizer que é errado, entretanto é um modelo que não tem mais os mesmos resultados que antes e precisa evoluir para atender as novas demandas dos compradores. Neste ponto que entra a oportunidade da estratégia Inbound.

Não basta vender é preciso relacionar-se com seus clientes

Com esta breve explicação da nova abordagem do processo de marketing e vendas é importante falar um pouco do processo de relacionamento com clientes. Muitas empresas se preocupam incessantemente em buscar novos clientes, que aliás é fundamental ter uma boa carteira, mas muitas esquecem do relacionamento e que o sucesso do seu cliente é o seu sucesso. Portanto, tenha novas atitudes com seus clientes, crie conteúdos e informações relevantes para ele, mantenha-o próximo da sua empresa, entenda quem são os que fortalecem sua imagem e os que não, entenda os motivos, implemente ações e tenha seu clientes como embaixadores da sua marca.

Com a crescente e rápida digitalização das pessoas, e a forte expansão e relevância das redes sociais, não são poucas as empresas que já fecharam ou viram seu número de clientes diminuírem, tudo por conta de algum conflito com consumidores não satisfeitos.

Implementar uma estratégia digital para sua empresa é fundamental, ter presença assertiva nos principais canais é, sem dúvida, uma grande oportunidade de converter seus visitantes em clientes.

 call to action INBound Marketing

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