Mulheres no marketing digital: descubra quem faz a diferença

Cada vez mais as mulheres estão dominando o cenário corporativo: hoje elas correspondem a 44% do mercado formal de trabalho no Brasil. E as mulheres no marketing digital fazem parte dessas poderosas estatísticas

Por isso listamos a seguir uma série de dicas de figuras inspiradoras e insights sobre as mulheres no marketing digital. Siga na leitura e descubra “who run the world” nesse mercado.

Mulheres no marketing digital que você deve acompanhar já

Listamos a seguir alguns grandes nomes do marketing digital mundial que você deve acompanhar já – suas lições, dicas e inspirações podem fazer a diferença em sua carreira:

Inspirações: o que as mulheres no marketing digital podem nos ensinar?

A UP2Place é um bom exemplo de empresa que entendeu o poder e as habilidades das mulheres no marketing digital.

Atualmente, sua equipe é majoritariamente composta por mulheres, que atuam das mais diversas partes do Brasil na busca pelos melhores resultados de seus clientes e parceiros.

Por isso chamamos algumas delas para darem suas dicas para quem quer começar ou aumentar sua participação no setor do marketing digital – confira a seguir:

“Procure e acompanhe alguém que te inspire”

É importante que as mulheres no marketing digital encontrem uma poderosa fonte de inspiração, uma espécie de mentor ou mentora para buscar conhecimento.

Isso pode trazer mais confiança e ajudar a tomar melhores decisões de carreira, além de aproveitar ao máximo as oportunidades.

O tópico anterior trouxe três dicas inspiradoras, mas a Letícia Frasão – Analista de SEM, trouxe mais uma figura inspiradora: “uma figura que sempre me inspirou, fiz cursos dela e depois que a conheci pessoalmente me encantei mais ainda, é a Liliane Ferrari. As aulas e palestras dela são em um nível que você fica deslumbrada de tanto conteúdo bom e da forma que ela passa. Ela é genial!

“Encontre o seu diferencial”

Todo mundo tem alguma coisa única e especial – tudo o que você precisa fazer é encontrar isso e usar em seu dia a dia.

Martha Rios Guimarães, Gestora de Conteúdo, aposta em suas habilidades de relacionamento interpessoal para fazer a diferença em seu trabalho: “lidamos com pessoas e é preciso habilidade para lidarmos com cada uma delas, respeitando suas características, opiniões e valorizando-as sempre”.

“Construa um network poderoso”

Crie relacionamentos não apenas dentro de seu departamento, mas também em outras áreas – dentro e fora de sua organização.

Construa sua rede agregando outras mulheres que também estejam na trajetória de crescimento profissional. Tente ir para o maior número possível de eventos de rede e diversifique suas conexões.

Uma rede sólida é valiosa para trocar ideias, oportunidades de negócios e aprender as melhores práticas e as últimas tendências.

Letícia Frasão lembrou um importante canal de network: “O LinkedIn também é uma rede social muito útil para isso, lá as pessoas estão focadas em falar de negócios.”

“Seja confiante – ou busque motivos para manter-se confiante”

No universo corporativo, muitas mulheres se calam por conta da opressão do ambiente ou dos colegas de trabalho – quem nunca sofreu um mansplaining no trabalho?

Mas isso nunca deve ser motivo para duvidar de si mesma: não permita que a opinião ou o comportamento dos outros sobre você prejudique seu desempenho.

Para reforçar isso, a dica é estar preparada para os desafios diários. “Sobre a insegurança eu diria que ela é diária, porque trabalhamos com marketing de conteúdo, então, convenhamos, deixou de ser uma área simples. A gente precisa entender minimamente de SEO, formatos de mídia enfim, estratégias de marketing. Fora isso o mercado é impactado o tempo inteiro pela dinâmica ensandecida das redes e das métricas. Ou seja, não dá para ficar parada, ouvindo o canto do cisne, nem em alegoria ou em Schubert”Camila Pinho, Gestora de Conteúdo.

“Mantenha-se em constante aprendizado”

O marketing digital é bombardeado de tendências, novidades e mudanças constantemente.

As mulheres no marketing digital precisam manter-se por dentro de tudo – consuma os artigos dos principais nomes do setor, faça cursos sempre que possível (existem muitas opções gratuitas disponíveis) e acompanhe os principais portais do setor.

Najla Agueri, Analista de Marketing, explica a importância disso: “o marketing digital é dinâmico, muda a cada dia, sempre tem algo novo, uma nova estratégia, uma nova tecnologia. Estar no setor é ter consciência de que você vai estudar a vida inteira para poder se manter funcional – pois é tudo evolui muito rápido mesmo”.

Como você pode ver, a presença das mulheres no marketing digital já é uma realidade – mas ainda há muito a ser feito. A UP2Place espera que esse artigo inspire outras empresas a apostarem na força da mulher – hoje e em todos os dias do ano.

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!