Novo marketing digital: o que esperar no pós pandemia

Novo marketing digital: o que esperar no pós pandemia

A pandemia causada pelo coronavírus trouxe consigo uma série de mudanças: novas formas de se relacionar com o consumidor, novos modelos de negócios, novos comportamentos de consumos e, com tudo isso, um novo marketing digital.

Toda esta revolução no comportamento e nos hábitos das pessoas englobam também o consumo de mídia e entretenimento. Por isso, as empresas precisam adotar uma nova abordagem em sua atuação nas plataformas digitais, de forma a acompanhar este novo cenário.

Entenda melhor as bases deste novo marketing digital e as ações ou ajustes que sua empresa precisará levar em consideração com a ajuda deste artigo.

De tendências para cenários consolidados: o que mudou com a pandemia?

Existe uma série de novidades no comportamento do consumidor que são fáceis de serem notadas: o grande movimento em torno do delivery e o tráfego mais intenso das redes sociais.

Mas existem outras mudanças notáveis, que também vão influenciar o novo marketing digital daqui para frente:

Plataformas de streaming de vídeo / OTT

Estima-se que as plataformas de streaming de vídeo tiveram um aumento de mais de 113% no número de usuários médios desde o início da quarentena – e isso só nos Estados Unidos.

Várias plataformas de streaming de vídeo estão olhando para o crescimento em um padrão semelhante durante a pandemia, com disponibilidade de tempo, atenção total e poder de compra disponível.

  • Como isso impacta o seu negócio: pensando em termos de marketing digital, isso evidencia um dado que já abordamos diversas vezes em nosso blog, que é a força do vídeo como conteúdo. Ao planejar seu marketing de conteúdo, deixe um espaço generoso para vídeos

Plataformas de mídia social

O coronavírus distanciou as pessoas socialmente, mas a mídia social aproximou ainda mais a comunidade.

O aumento no uso das redes sociais foi substancial neste período, fazendo com que elas se tornassem o principal meio de comunicação e entretenimento durante a quarentena.

O tempo de tela gasto nas mídias sociais continuará a crescer à medida que os usuários estiverem postando mais conteúdo e se engajando na timeline em busca de mais informação.

  • Como isso impacta o seu negócio: mais do que nunca, sua empresa precisa se fazer presente nas redes sociais certas – aquelas onde seu público trafega com mais frequência. Mas não é o caso de apenas reforçar os investimentos em mídia: o novo marketing digital implica em oferecer um conteúdo efetivo e relevante. Isso vai ser estratégico agora – e ajudar a gerar frutos futuramente.

Comércio eletrônico

Enquanto a maioria das pessoas permanece em suas casas, as plataformas de comércio eletrônico se encarregam de fornecer aos clientes o essencial.

Só no Brasil, o e-commerce apresentou um crescimento de 47% no mês de abril, nos mais diversos setores – de alimentação aos eletrônicos e equipamentos esportivos, entre outros.

E como isso impacta o seu negócio? Mesmo com o relaxamento do isolamento social, tudo indica que ainda teremos um longo período passando mais tempo em nossas casas. Com isso, sua empresa precisa ter um alto nível de maturidade digital, de forma a conseguir manter o diálogo e os negócios com um público cada vez mais conectado.

Novo marketing digital X o novo normal

Embora a pandemia tenha intensificado o consumo de conteúdo digital, nada disso é a novidade: desde o início da transformação digital, as pessoas se tornaram cada vez mais dependentes de plataformas / canais digitais para se distrair ou se informar.

A grande diferença aqui é que tudo indica que isso deixou de ser uma tendência e tornou-se o chamado “novo normal” – configurando parte de um dos maiores questionamentos da sociedade atual: O que será considerado normal quando tudo voltar ao normal?

Todo o mercado tem buscado respostas, mas é seguro afirmar que o consumo digital acelerado certamente estará presente mesmo ao fim da quarentena.

Embora exista um risco relacionado ao cansaço da mídia digital em algum momento, as pessoas continuarão a fazer compras ou pedir comida em sites de comércio eletrônico e a se conectar por meio de videochamadas. E sua empresa precisa estar nestes ambientes, seja sua marca voltada para o B2C ou para o B2B, com uma estratégia focada no novo marketing digital.

Como abordar os clientes após o COVID-19?

Muitas empresas já estão proporcionando conteúdos extraordinários para atender ao aumento do consumo de conteúdo e estão focando na criação de um plano ágil que não apenas envolva ou entretenha as pessoas, mas também tenha empatia e ajuda as pessoas a se relacionarem com o resto da comunidade.

Algumas das tendências que serão notadas no novo marketing digital:

  • O conteúdo de streaming de vídeo vai oferecer mais conteúdo gratuito, pois muitos filmes vão pular os lançamentos de cinema;
  • Tours virtuais, experiências virtuais, aprendizado virtual e relações virtuais farão parte integrante do novo normal;
  • Estratégias de nutrição serão cada vez mais bem recebidas entre seu público, porque se educar-se sozinho já era o comportamento do novo cliente B2B, isso tende a se intensificar em um cenário com menos reuniões presenciais;
  • O uso das lives e webinarios para eventos corporativos, palestras e encontros será um excelente input para networking.

Qual é o caminho a seguir neste novo mundo?

O consumo aumentado de mídia digital, sejam plataformas OTT, jogos, notícias ou canais de rede social, está se tornando o novo normal à medida que o distanciamento social segue sendo mantido – de forma imposta ou voluntariamente – em todo o mundo.

Tudo indica que as coisas devem permanecer cada vez mais digitais enquanto não vemos o surgimento de uma vacina eficaz.

Com isso em mente, sua empresa deve intensificar os esforços para tornar suas operações cada vez mais digitais – buscando não só atender o seu público atual, mas de forma a alcançar um público mais amplo e global.

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