Sua empresa não tem atraído novos leads? Entenda e vire o jogo.

Existe uma regra de ouro no mundo dos negócios e é muito provável que você já a conheça: “mais vale investir em fidelização do que em prospecção de clientes”.
A razão para essa regra ser tão valiosa é muito simples: além de ser mais caro trazer novos leads para o seu negócio, um cliente que confia e está satisfeito com sua empresa costuma trazer outros. E esse endosso, também chamado de buzz marketing, é sempre muito positivo para a sua empresa.
No entanto, todo negócio passa por um momento onde sua cartela de clientes parece estar estagnada. E ao invés de desanimar e culpar a crise, é hora de rever suas estratégias para atrair e conquistar novos clientes, permitindo assim que a sua empresa dê passos importantes rumo ao crescimento.
Mas se você não sabe ao certo porque novos clientes deixaram de procurar seu negócio, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a rever seu planejamento.

O que é preciso avaliar?

Listamos abaixo alguns dos pontos que sempre merecem sua atenção como CEO ou responsável por uma empresa. Favorite este artigo e use-o como uma espécie de checklist a ser acompanhado sempre que sentir que a geração de leads não está conforme o esperado.

Como anda sua presença online?

O mundo está a cada dia mais conectado. Por isso, se a sua empresa não conta com uma boa presença online, provavelmente você está deixando que uma boa porcentagem de potenciais novos leads não conheça o seu negócio. Ou não tenha motivos para se lembrar dele.
Contar com um site bem estruturado, um blog com conteúdo interessante, disparar e-mails marketing interessantes e ter um perfil em pelo menos uma rede social é um bom caminho para construir uma presença online e começar a se conectar com seus potenciais clientes de forma efetiva.

Você esta usando adequadamente as redes sociais?

A rede social mais popular do planeta, o Facebook, conta com cerca de 1,6 bilhões de usuários, o que representa um enorme potencial para promover gratuitamente centenas de negócios.
Porém, é preciso saber usar redes sociais como esta de forma adequada para obter bons resultados e novos leads – e isso não significa necessariamente investir para impulsionar posts ou promover sua fanpage.
O primeiro passo é conhecer seu cliente – e as buyer personas são um excelente caminho para isso – e descobrir em quais redes sociais seu público está. E só então pensar em investimentos em mídia para atingi-lo.
Além disso, um bom perfil nas redes sociais precisam ir além dos posts visualmente atraentes e trazer também um conteúdo adequado ao interesse de seu público. É o espaço ideal para disseminar a filosofia da sua marca, promovendo um bom posicionamento e, consequentemente, um goodwill para a marca.

Sua empresa tem fornecido o conteúdo certo?

Qual o tipo de conteúdo que sua empresa vem investindo? Seu conteúdo atende a necessidade de seus clientes? Quais são essas necessidades?
É sempre importante considerar que o seu conteúdo deve estar conectado às necessidades dos seus clientes, que sua empresa entende e sobretudo sabe como resolver o problema deles.
Aposte em um bom marketing de conteúdo, sempre observando o tipo de conteúdo que deve ser oferecido nessa fase inicial do funil de vendas para atrair novos leads.
Dissemine bom conteúdo gratuitamente: esse é um bom caminho para o coração (e o bolso) do seu cliente, ávido por soluções vindas de empresas dispostas a facilitar a sua vida e solucionar suas dores.

Você já reviu sua estratégia de prospecção?

O que traz mais clientes para sua empresa hoje? Sua rede de networking? O famoso boca a boca? Investimentos em publicidade?
Antes de estabelecer uma boa estratégia de prospecção e avaliar os custos necessários, é preciso descobrir qual a melhor estratégia para gerar novos leads de qualidade.
Por exemplo: se a sua fonte de atração hoje está na publicidade, por que não investir em marketing digital? Sua empresa vai economizar de forma significativa para atingir de forma mais objetiva potenciais clientes.
Problemas como a forte dependência do networking, alto custo de prospecção e até dificuldades de mostrar os diferenciais da sua empresa podem ser resolvidos com uma boa análise de marketing aplicável ao ambiente digital.

Por que é necessário unir estratégia e inteligência para conseguir novos leads?

Os consumidores estão mudando. Cada dia mais, eles contam com uma postura muito mais ativa diante de seu poder de compra. Hoje, de forma global, consumidores leem e pesquisam muito mais sobre os produtos e serviços antes de adquiri-los.
É preciso mais do que convencer. É preciso oferecer conteúdo para que seu consumidor tenha uma relação de confiança bem antes da compra ocorrer. É por isso que o Inbound Marketing tem gerado tantos resultados e surpreendido as empresas.
Se sua empresa quiser impactar positivamente e atrair novos leads, precisa desistir do lugar comum e usar táticas que efetivamente viabilizem a aproximação de potenciais clientes. Caso contrário, estará desperdiçando tempo e dinheiro.

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Por onde começar sua Estratégia de Marketing na Internet?

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