O que é e para que serve a Governança de TI

Você sabe o que significa ITIL, COBIT, BSC e Governança de TI? Bom, se não sabe, muito provavelmente você está perdendo uma grande oportunidades com a sua TI. Digo isso, porque são metodologias que permitem que você agilize e dinamize o processo da sua TI e consequentemente da sua empresa, visando assim diminuir custos, aumentar a produção, solução de problemas, satisfação dos clientes, enfim, levar a sua TI para um nível elevado.

Para falarmos sobre estes métodos, precisaremos falar primeiro sobre metodologia e porque isso pode influenciar e porque pode atrapalhar a sua TI. Vamos abordar nos próximos parágrafos como melhorar significativamente todos estes aspectos citados acima.

Os dois lados da moeda

Metodologia, nada mais é do que um conjunto de regras, normas, métodos e práticas adotadas para que se possa realizar alguma tarefa ou alguma ação. Em outras palavras, é você conseguir organizar-se para poder fazer algo da maneira mais eficiente possível.

Agora, por que a metodologia pode tanto influenciar positivamente, quanto atrapalhar qualquer que seja o processo em sua vida? Simples, quando nós estabelecemos métodos, ou seja, modelos que iremos seguir, esta ação se tornará muito mais fácil, rápida e prática, visto que você e muitas outras pessoas terão uma direção que já foi preestabelecido para seguir.

Do mesmo modo que estes métodos podem te ajudar, a falta deles pode atrapalhar de maneira significativa o seu negócio. Veja alguns dos problemas que você encontrará com a falta de metodologia.

•    Retrabalhos e Desperdícios
•    Insatisfação dos clientes e parceiros internos
•    Aumento dos custos
•    Perda de eficiência da empresa
•    Investimentos errados

Enfim, com a falta de metodologia, sua empresa está perdendo muitas oportunidades!

Dado o contexto sobre a importância de metodologias, vamos falar um pouco de como você pode trabalhar este tema na sua empresa e contribuir significantemente para alavancar sua empresa, ajuda-la com os desafios da nova economia e prepara-la para uma transformação digital.

O que é e para que serve a Governança de TI

Podemos dizer que a Governança de TI é um conjunto de melhores práticas (metodologias, métodos, processos, Gestão, etc), com intuito de garantir controles, minimizar riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, orientar as decisões, apoiar o crescimento acelerado (escala) e também a transformação do negócio. Vale ressaltar que é extremamente importante definir uma governança que apoie e suporte a empresa e não que a trave com processos burocráticos.

Metodologias e Processos que apoiam uma boa Governança de TI:

  • Planejamento Estratégico
  • COBIT
  • ITIL
  • BSC

Como estruturar e organizar

Planejamento Estratégico de TI

O planejamento estratégico de TI, nada mais é do planejamento da empresa para o uso dos recursos de forma que consiga atingir e suportar os objetivos, desafios e metas estabelecidos.

COBIT

A sigla COBIT significa Control Objectives for Information and related Technology. Esta ferramenta, permite uma melhor gestão da sua TI e da sua empresa, visto que com ela você poderá estabelecer metas a serem alcançadas pela sua empresa, utilizando de mapas, modelos e processos. Podendo assim analisar resultados obtidos.

ITIL

A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library. Diferentemente do COBIT, esta estrutura é na verdade um conjunto de práticas que podem ser adotadas pelas empresas, visando assim organizar seus processos, controles e metas.

BSC – Balanced Scorecard

Esta prática veio para poder ajudar as empresas a estabelecerem as prioridades, dentre tantas tarefas e metas a serem cumpridas. Sendo assim, este modelo estratégico ajuda a empresa de maneira eficiente alcançar seis objetivos, facilitando o monitoramento das evoluções  da empresa.

O essencial é que você entenda que é extremamente benéfico que uma empresa adote modelos, estratégias, ferramentas, ou seja, adote a Governança de TI para poder elevar o nível de sua empresa.

Afinal, vale a pena?

Ter um boa gestão através da Governança de TI é fundamental para uma empresa que queira voos altos e para empreendedores que sonham grande, pois é muito provável que sem uma organização sua empresa enfrentará muitos problemas e assim podendo coloca-la em check nos momentos mais preciosos.

Principais benefícios da boa governança em TI:

  • Modernização: Estruturar e Planejar a empresa para os desafios do presente e do futuro
  • Organização: Melhor gerenciamento dos processos
  • Gestão Eficiente: Impulsionar uma nova cultura e melhores práticas de uma gestão eficiente
  • Conhecimento e Capacitação: Maior compartilhamento e disseminação do conhecimento, melhor gestão dos recursos
  • Transparência e Riscos: Ampliar a transparência para toda a organização e mitigar riscos
  • Eficiência: Ampliar os resultados, fazer mais com menos e alavancar o crescimento da empresa

Enfim, agora que você conhece os benefícios de um boa governança, vamos para a prática!

Criamos uma planilha para você avaliar a Maturidade da sua TI, identificar GAP´s e Oportunidades, definir METAS e criar um PLANO para transformar sua TI nos próximo meses!

call to action Maturidade de TI v2

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!