O que é tráfego orgânico – e como ele pode ajudar seu negócio

Descubra o que é tráfego orgânico e como ele pode trazer mais leads para o site e ampliar suas oportunidades de negócios.

Muitas pessoas acessam nosso blog buscando saber o que é tráfego orgânico. Assim como de que forma ele pode ajudar o seu negócio.

Em resumo, o tráfego orgânico é uma das melhores formas de promover sua empresa ou produtos sem investir em publicidade. Inclusive, muitas vezes é justamente este tipo de tráfego que resulta em mais conversões até do que os anúncios pagos.

Mas para não investir em publicidade e obter resultados tão expressivos, sua empresa precisa ter atenção a uma série de outras questões.

Você vai descobrir cada uma delas neste artigo. E como colocar isso em prática para explorar ao máximo este recurso. Então vamos lá!

O que é tráfego orgânico em um site?

Tráfego orgânico é o termo usado para descrever visitas a um site proveniente dos resultados orgânicos de um mecanismo de busca. Sem interferência de anúncios pagos.

Atualmente, esta é a forma mais importante de tráfego que você pode chegar ao seu site. Mais até do que tráfego pago, tráfego do Facebook ou tráfego de outras redes sociais.

Afinal, os mecanismos de busca são a principal maneira pela qual as pessoas encontram o que buscam. Então quando os usuários digitarem seus pontos de dor em plataformas de pesquisa (como Google ou Bing), eles são apresentados com um conjunto de resultados.

Isso inclui tanto o ranking de páginas nas primeiras posições organicamente quanto um conjunto de anúncios (geralmente destacados com a palavra Anúncio). É isso que ajuda a diferenciá-los dos resultados orgânicos.

Estar nessa primeira página deve ser a grande meta da estratégia de marketing de conteúdo e SEO do seu site.

Pois assim você vai poder ver além de o que é tráfego orgânico – vai poder sentir o seu potencial para conversões.

 

Por que o tráfego orgânico é importante?

Quando pensamos sobre o que é o tráfego orgânico e porque ele se destaca como oportunidade de vendas, enxergamos questões como:

 

Abordagens específicas e direcionadas

O tráfego orgânico que vem dos mecanismos de busca é especificamente direcionado para pesquisas relacionadas ao seu site.

Então como ele nasce da busca por palavras-chave específicas, é importante que você otimize o SEO do seu site.

Isso não só aumenta a quantidade de pessoas que visitam todos os dias, mas também aumenta as conversões e melhora o sucesso geral. Assim cada vez mais novos clientes vão se interessar pelo que você faz!

 

Sucesso a longo prazo

O tráfego orgânico é uma estratégia duradoura e gratuita para aumentar os visitantes do seu site.

Ele não depende de campanhas publicitárias pagas, que precisam de uma gestão consistente do gerenciamento de anúncios do Google e anúncios pagos por clique.

Além disso, essa estratégia envolvendo o que é tráfego orgânico, também ajuda a construir confiança sobre sua marca.

Seu alicerce é o bom o SEO, que é construído de forma contínua. Diferente de campanhas pagas, que podem terminar a qualquer momento, assim que o orçamento destinado se esgota.

 

Vantagem competitiva

Focar no tráfego orgânico é essencial para manter uma vantagem competitiva em seu nicho. Quanto mais tráfego orgânico seu site receber, maior e mais consistente será a presença digital de sua marca.

Além disso, os usuários que fazem uma busca têm uma intenção muito específica. Então se você puder fornecer-lhes uma solução ou responder à sua pergunta, é mais provável que você ganhe um novo cliente, assinante de e-mail ou seguidor.

 

Maior credibilidade

Seguindo o tópico anterior, vale lembrar que as pessoas são mais propensas a clicar nos principais resultados de pesquisa orgânicas do que nos Anúncios do Google.

Isso se deve à credibilidade dos sites melhor posicionados. Algo que os faz se destacar de um anúncio que pode estar até em maior destaque na estrutura da busca.

 

O que é tráfego orgânico X o que é pago: entenda a diferença

A principal diferença entre os dois é que o segundo tipo demanda investimentos em anúncios. Já o primeiro não.

Atualmente há duas maneiras de obter tráfego dos mecanismos de busca:

  • Classificando seu site no topo dos resultados de pesquisa usando SEO;
  • Usando o Google Ads para colocar seus anúncios em cima dos resultados orgânicos com publicidade.

 

Com uma boa estratégia de SEO seu site pode obter tráfego gratuitamente 24 horas por dia, 7 horas por semana.

Mas é importante esclarecer: não é algo instantâneo. Leva tempo para o SEO trabalhar e gerar resultados.

Por outro lado, com a publicidade do PPC você pode obter resultados mais rápidos. Mas é preciso pagar por cada vez que alguém clicar em seus anúncios e visitar seu site.

Outra diferença entre o tráfego orgânico e pago (também chamado de SEM), é a constância. Afinal, uma vez que você parar com os anúncios pagos, o tráfego para o seu site vai cair.

o tráfego orgânico gera visitas em um volume consistente – especialmente se ele estiver bem posicionado.

 

Dicas para aumentar seu tráfego orgânico

Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico, é hora de fazer isso acontecer na prática.

O primeiro passo é entender que o conteúdo que você coloca em seu site hoje vai impulsionar o tráfego amanhã, no próximo mês, ou talvez até mesmo daqui a alguns anos.

Tudo depende do seu nicho, nível de competição no setor e consistência. Leva tempo mesmo. Por isso, muitas pessoas desistem antes mesmo de começar. Ou se perguntam se vale a pena.

A resposta para esta pergunta muito comum é: sim, vale muito, porque você não vê esse tipo de ROI no tráfego pago. Ou seja, esse é o tipo de tráfego que se sustenta e permite criar uma relação duradoura com seu público.

Quando se trata de obter mais tráfego orgânico, existem boas estratégias a seguir. Vamos ver as principais:

 

1) Tenha um blog

Esta ferramenta é excepcionalmente benéfica para o seu negócio online. Afinal, além de direcionar o tráfego para sua página, o blog ajuda sua empresa a atingir seu público-alvo e construir sua autoridade.

Defina algumas palavras-chave para o seu negócio e trabalhe esses temas em seus posts. Compartilhe suas atualizações em seus outros canais e, com o tempo, os resultados seguirão.

 

2) Explore palavras-chave relevantes em sua página

O uso de palavras-chave em todo o seu conteúdo é essencial para otimizar seu SEO e aumentar as chances de seu negócio ser visto.

Aplique-as em suas páginas, blog, anúncios, entre outros. Mas tenha cuidado para não exagerar! O Google identifica e pune essas más práticas.

 

3) Preencha as tags de título e meta descrição de forma eficiente

Para entender o que é tráfego orgânico na prática, escolha um termo de seu interesse e faça uma busca.

Assim você vai perceber que a primeira coisa que você vê nos resultados é o título da tag e a meta descrição do conteúdo em questão.

Estes dois itens podem ser decisivos, a razão pela qual alguém entra (ou não) em seu site. Se você otimizar esses dois componentes, tornando-os mais interessantes e persuasivos, pode obter resultados bem expressivos.

 

4) Garanta sua presença nas redes sociais

O marketing de mídia social oferece outra grande oportunidade para impulsionar o tráfego orgânico.

Pois assim você pode levar usuários que visitam suas redes para o seu site. Por isso use suas redes sociais para promover seus artigos de blog e aumentar o engajamento com sua marca.

Hoje em dia, as redes sociais são um canal indispensável para o público. Inclusive 54% dos usuários usam as redes sociais para procurar por produtos.

Então além de levar mais tráfego ao seu negócio, as mídias sociais permitem que seus seguidores atuem como promotores de sua marca. Dessa forma, eles podem não só compartilhar suas publicações, mas também criar provas sociais.

Esta é uma ótima forma de marketing que não custa nada a mais e pode alavancar muito o tráfego orgânico para sua página.

 

Aumente seu tráfego orgânico e venda cada vez mais

Agora você já sabe o que é tráfego orgânico. Então se quiser alavanca-lo, é hora de colocar essas dicas em ação.

Investir em uma estratégia de crescimento sustentável é a melhor maneira de:

  • Se libertar da publicidade paga,
  • Construir sua reputação de marca,
  • Manter um relacionamento duradouro com seu público.

 

No entanto, se você está começando seu negócio agora ou começou a atuar recentemente no meio digital, não descarte investir em anúncios.

Para saber qual é a melhor estratégia no momento atual de sua empresa, conte com a UP2Place Digital. Nossos especialistas podem analisar sua maturidade digital e identificar as melhores oportunidades de negócios.

Por isso clique já a seguir e solicite uma avaliação gratuita do status de maturidade digital de sua empresa. Você vai receber insights poderosos para guiar sua empresa rumo ao sucesso!

 

SOLICITE AVALIAÇÃO GRATUITA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
GUIA DE MÍDIA PAGA​

ABM Account-based Marketing

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados

EN PT ES