Inbound Marketing: O Segredo para conquistar Novos Clientes

Você já pensou em buscar alternativas que possam transformar seu negócio, deixando-o mais interessante para novos clientes? Já realizou ações que possibilitassem despertar a atenção do seu cliente, ajudando-o a descobrir quais são seus problemas ou ajudando seu cliente no processo de decisão de compra?

Nos próximos parágrafos vou explicar de forma simples e objetiva sobre o Inbound Marketing, uma das estratégias mais eficientes para conquistar clientes, com abrangência para diferentes tipos de empresa e nichos de mercado.

Além de custar 62% menos do que as ações tradicionais de marketing, o retorno de investimento é de 275%. Ou seja, uma estratégia que oferece o verdadeiro caminho da atração para que seus clientes cheguem até você.

O que é o Inbound Marketing e porque ele é capaz de conquistar novos clientes?

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing direcionada para as necessidades e desejos dos potenciais clientes. Suas ações se baseiam na criação e no compartilhamento de conteúdo de interesse voltado a um determinado público alvo.

Diferentemente das formas mais tradicionais de marketing – onde o produto é oferecido diretamente ao cliente, no Inbound Marketing o objetivo é atrair a atenção, construir um relacionamento para que então, o cliente tenha elementos certeiros para a sua decisão de compra.

Esse novo conceito de marketing é formado pelas técnicas que aperfeiçoam a busca e o posicionamento no meio digital (SEO), ou seja, colocando sua empresa na primeira posição das buscas como o Google,  a geração de um bom conteúdo e as estratégias de ação nas mídias sociais.

Hoje a maior parte dos consumidores esta presente no meio digital e oferecer-lhes conteúdo de qualidade, que esteja relacionado com seu negócio, é uma das melhores formas de se conquistar novos clientes, resgatar os inativos e fidelizar os atuais.

Caminhos e estratégias para conquistar clientes

Agora que você já conhece o que é o Inbound Marketing é preciso saber que tipo de conteúdo pode se transformar em um caminho certeiro para atrair seus clientes.

Desperte a atenção e o interesse de seu cliente

Despertar a atenção não significa enfatizar ostensivamente as qualidades de um produto ou serviço. Pelo contrário, despertar a atenção é usar algum assunto que esteja relacionado ao seu produto ou serviço e que possa atrair seu público.

Existem muitas formas de despertar a atenção dos clientes, partindo para conteúdo e utilização dos canais digitais você pode disponibilizar em seu site ou blog conteúdos de qualidade como e-books, vídeos tutorial, simuladores, trial e muito mais.

Entretanto estes conteúdos devem seguir a jornada de compra estabelecida na sua estratégia, deve como propósito  contribuir com o processo de consciência do problema, consideração de alternativas, tomada de decisão e finalmente no processo de compra do seu prospect (lead), ou seja, ajudando-o você cria relacionamento e consequentemente ele o identificará como autoridade. Quando uma pessoa o reconhece como uma autoridade as chances de compra são 6 vezes maiores e o ciclo de venda 15% menor, se comparado com as estratégias tradicionais de vendas.

Ajude seu cliente a descobrir quais são seus problemas e como resolvê-los

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não percebem que possuem um determinado problema e não sabem de que forma seu produto ou serviço pode ajudá-las. Por meio do conteúdo você pode expor soluções para problemas diversos que muitas pessoas sequer imaginaram que teriam.

Mostrar a solução e a disposição para solucionar os problemas de seus potenciais clientes estabelece um bom vínculo de confiança e coloca sua empresa na frente dos seus concorrentes.

Auxilie seu cliente no processo de decisão de compra, mostrando os benefícios de seu produto em relação aos concorrentes

Você não precisa mostrar de forma ostensiva as qualidades do seu produto ou serviço para que seu cliente compre. Esse tipo de tática de “empurrar” o produto é uma das estratégias que já não está dando mais resultados e vem afastando muito mais consumidores do que os transformando em clientes.

Os benefícios que o seu produto gera precisa fazer parte da decisão de compra do cliente, por isso eles precisam ser expostos como um caminho que conduz o cliente diretamente ao seu produto ou serviço através do reconhecimento da sua autoridade e das qualidades dos seus produtos e serviços.

O processo de vendas mudou, o comportamento das pessoas já não é mais o mesmo!

Você precisa conquistar novos clientes e resgatar os inativos? A UP2Place lhe ajuda na definição de uma estratégia de resultados. Saiba mais como podemos ajudá-lo!

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