Otimização do marketing de conteúdo: comece já!

Otimização do marketing de conteúdo: comece já!

A transformação digital acelerou a forma como as pessoas consomem informação. Com isso, as empresas precisam pensar constantemente na otimização do marketing de conteúdo.

Ter novas ideias é um grande desafio. Sem mencionar a rapidez com que o conteúdo é “enterrado”, já que todos estão produzindo postagens de blog, newsletters, e-mails, postagens de mídia social – a lista é longa.

Porém, há uma boa forma de reutilizar seu conteúdo, dando uma nova vida – e otimizando também os custos e o tempo de sua equipe de criação. Veja no próximo tópico.

Otimização do marketing de conteúdo pode trazer resultados altamente positivos

No entanto, há um tesouro guardado em seu plano de conteúdo que nunca deve ser esquecido: aqueles posts ou artigos de blog que foram bem recebidos pelo seu público quando foram originalmente publicados.

Se sua empresa tem um post mais antigo e popular, cujo tópico ainda é relevante atualmente, por que não atualizar e reutilizar?

Essa é uma excelente oportunidade de analisar este o conteúdo e entender as razões por trás do desempenho obtido com visitas, compartilhamentos e engajamento no geral.

A regra é uma só: tenha certeza de que é possível adicionar algo novo e atual. Dessa forma você trabalha naquele tópico popular – mas agora sob uma nova ótica!

Veja a seguir como revitalizar produções antigas e promover a otimização do marketing de conteúdo.

Como praticar a otimização do marketing de conteúdo

O conteúdo que sua empresa produz hoje certamente é compartilhado em muitos meios e de diversas formas.

Alguns assuntos podem ser melhor recebidos em um formato – e não tão bem em outro, dependendo da sua indústria. Ou ser mais eficaz em uma ação de inbound marketing, mas não em abordagens off-line.

Por isso listamos abaixo algumas formas de apresentar conteúdo atualizado para o seu público.

1) Vídeos de conteúdo já existente

Os vídeos estão mais populares do que nunca – e rendendo muito engajamento especialmente nas redes sociais.

Experimente usar um artigo antigo postado no blog como base para um roteiro e ilustrá-lo com imagens ou criar slides.

É possível também utilizar uma figura de destaque – como o CEO ou um membro da diretoria – para lê-lo.

Certifique-se de que sua equipe faça o upload do vídeo no YouTube para uma exposição extra. E lembre-se de incorporá-lo na publicação original do blog e também compartilhá-lo nas redes sociais.

2) Novas postagens no blog: atualize, publique e promova

Quando sua empresa tem um conteúdo que é relevante há muito tempo, o melhor caminho é atualizar com novas estatísticas ou perspectivas e republicar.

Vale testar títulos diferentes e alterações no conteúdo. Com este artigo “novo”, vale fazer uma nova promoção nos canais digitais. Essa é uma forma de não só garantir a otimização do marketing de conteúdo, como também de alcançar um público totalmente novo.

3) Uma nova vida para os posts em redes sociais

Eventualmente, a publicação regular nas mídias sociais pode esgotar os caminhos do seu time de marketing.

Uma solução é criar postagens novas sobre temas utilizados anteriormente vai dar vida nova a um artigo mais antigo e gerar novo tráfego para seu site.

Outra dica é contratar uma agência de marketing digital. Assim sua empresa conta com especialistas no setor produzindo sempre conteúdos relevantes e criando boas estratégia de marketing de conteúdo.

Enquanto isso, seu time de marketing pode permanecer focado em criar novas oportunidades de negócios.

4) Publique Webinars no YouTube

Escolha um tópico popular que tenha tido bom desempenho em seus canais digitais e faça um webinar.

Existe aí um pouco mais de planejamento para entrar nisso, mas sua empresa certamente obterá alguns bons benefícios. Veja a seguir alguns temas que podem ajudar nessa produção:

  • Apresentação de um novo produto ou de mudanças na empresa;
  • Demonstração de um produto;
  • Promover uma sabatina de perguntas com um especialista do setor;
  • Montar um painel de especialistas.

Após a exibição, faça o upload de um ou mais segmentos do seu webinar para o YouTube. Assim sua empresa ganha uma exposição adicional e pode obter dados de possíveis leads através de uma landing page.

5) E-books e whitepapers

É muito comum que as empresas tenham várias postagens antigas em seus blogs sobre um tópico similar. Isso é uma estratégia de marketing de conteúdo comum e pode ser tanto pelo SEO quanto pelos interesses de seus leads.

Por que não agrupar os mais populares e transformar em um material de divulgação? Aproveite para criar um e-book, whitepaper ou até uma apresentação no SlideShare.

Este novo e valioso conteúdo pode ser promovido através do envio de news, postagens de redes sociais e até mesmo uma nova postagem no blog.

Importância da otimização do marketing de conteúdo

Há um grande valor na revisão periódica do desempenho do seu conteúdo. Por isso é muito importante avaliar o que pode ser atualizado, reestruturado e promovido novamente.

É uma maneira segura de manter seus leads nutridos e sua estratégia de marketing de conteúdo eficaz.

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