Ainda há muitas empresas que fazem ações de outbound e inbound marketing – e isso é ótimo.
Apesar do inbound marketing garantir resultados excelentes por um custo muito menor, o outbound ainda tem sua função dentro de qualquer planejamento de marketing.
Mas para isso funcionar, é importante haver uma unidade entre as campanhas – e que elas tenham total convergência.
Dizemos isso porque muitas empresas hoje apostam em manter duas agências: uma que cuida da parte digital, outra que produz para a parte offline.
E, em alguns casos, a briga de egos pode prejudicar os resultados do que seria uma boa campanha. E, com isso, sua empresa pode jogar dinheiro fora.
Como resolver isso e garantir esse equilíbrio entre outbound e inbound marketing? É isso que vamos ver a seguir.
Comunicação integrada: a chave para o sucesso
O cliente de hoje é cada vez mais omnichannel.
Isso significa que ele é impactado e interage com marcas e empresas através de vários canais. Tanto no ambiente digital – através dos blogs, redes sociais e nos anúncios em sites de buscas – quanto em ambientes físicos, como o PDV, eventos e demonstrações.
É justamente essa convergência de impactos que obriga as empresas a integrar campanhas de on e off.
Inclusive, essa questão deixou de ser uma opção, uma iniciativa de uma empresa “antenada”: mais que do nunca, isso tornou-se uma necessidade real.
E o melhor caminho para as empresas que querem sobreviver e ser bem-sucedidas nessa era de transformação digital é integrar todos os seus canais de comunicação de uma forma natural.
Só assim os clientes terão esta experiência unificada que eles tanto esperam encontrar. E sua empresa garante que vai satisfazer, reter e levar esse público a lhe recomendar aos seus familiares, amigos e rede de contatos.
8 dicas quentes para transformar suas estratégias de outbound e inbound marketing
Sua empresa participa ou promove eventos? Tem uma comunicação poderosa em seu ponto de venda? Tem uma campanha de marketing acertada em jornais, canais de TV, rádio e jornais?
Você acredita que sua empresa já tem uma boa estratégia de marketing offline, mas ainda não encontrou o caminho certo no digital?
Então veja oito exemplos práticos que podem contribuir para garantir a conexão certa entre outbound e inbound marketing:
1) Transmita seu conteúdo no ambiente digital
Sempre que sua empresa ou algum membro da equipe participar de eventos, palestras e cursos, registre essa participação em vídeo e publique em seu blog corporativo ou redes sociais.
2) Faça live streamings
Ou melhor ainda: faça transmissões ao vivo (streaming) destes eventos. Plataformas como o Facebook Live, Instagram Stories, Snapchat e Periscope tornaram essa tarefa muito mais fácil e sem maiores custos.
3) Use esse material para capturar leads
Aproveite esses conteúdos em vídeo para garantir mais leads: crie uma landing page e peça alguns dados dos interessados para liberar o download.
4) Divulgue seu site e redes sociais em seus materiais impressos
Seus anúncios, cartazes e panfletos podem ajudar na divulgação de suas estratégias digitais: coloque seus perfis, site ou um código QR que sua empresa deseje promover.
Quando participar de eventos, garanta que os banners, sinalizações, uniformes do staff e materiais de apoio tragam seu site e redes sociais.
Você também pode aproveitar a oportunidade para criar uma landing page ou até mesmo uma oferta especial. Isso vai ajudar a capturar leads e MQL.
5) Abuse das hashtags
Sempre que participar de um evento que você sabe que irá gerar um buzz entre os participantes – como eventos esportivos, artísticos ou musicais, palestras e congressos – crie uma hashtag e convide as pessoas para a usarem em suas postagens no Instagram, Facebook e Twitter.
7) Use seus canais digitais para promoções
Quando sua empresa faz promoções, sorteios ou concursos offline, deve agregar conteúdo para suas redes sociais também.
Isso pode ajudar não só a divulgar suas redes, como também vai aumentar sua fanbase – só lembre de seguir o regulamento para sorteios.
8) Use o poder dos influenciadores
Sua empresa também pode fazer projetos em conjunto com influenciadores.
Ofereça seu produto ou serviço gratuitamente, contrate-os para participar de seus eventos ou para promover seus concursos – desde que eles sejam relevantes junto ao seu público.
A divulgação que sua empresa receberá através das redes sociais deles vai expandir sua audiência e fazer crescer a sua marca.