A importância da personalização como abordagem de venda

A importância da personalização como abordagem de venda

A personalização é uma premissa quase que obrigatória para as empresas nos dias de hoje. É preciso conhecer seus clientes em potencial como nunca – ou não haverá a conexão necessária para um bom relacionamento.

Não vivemos mais na era do “pacote”, das soluções engessadas. Mas mesmo assim muitas empresas seguem insistindo em abordagens massificadas.

Prova disso é o resultado dos estudos mais recentes da eConsultancy: mais de um terço das empresas não implementaram a personalização em seus esforços de marketing. Já entre aquelas que apostaram na estratégia, 95% relatou um aumento nas taxas de conversão.

Como personalizar a mensagem de sua empresa para milhares de clientes, fazendo com que cada um se sinta conectado à sua marca?

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a dominar a arte da personalização – confira!

Começando pelo básico

Para fornecer conteúdo personalizado para seus clientes potenciais, sua empresa deve conhecê-los.

Começar pelas buyer personas é o caminho mais seguro. Colete dados como nome, e-mail, empresa, título e preferências de e-mail.

A partir daqui, use seus critérios de classificação de lead scoring para ajudar com informações adicionais necessárias.

Depois de reunir dados, o próximo passo é segmentar sua lista:

  • Localização,
  • Segmento de atuação,
  • Ciclo de vida do cliente,
  • Estágio no funil de vendas,
  • Ticket médio,
  • Engajamento nas redes sociais,
  • Entre outros.

Todas essas métricas são bons exemplos de segmentação que ajudam a oferecer personalização – o conteúdo certo na hora certa.

Seja contextual, mas não invasivo

A segmentação ajuda sua empresa a entender os caminhos de conversão mais efetivos para cada grupo. E tom de personalização certo de cada conteúdo e ação.

Dessa forma é possível ajustar landing pages e o conteúdo de forma consistente no ponto certo. Você trabalhará de forma mais eficaz e inteligente – e vai conseguir criar um conteúdo que mova os clientes na direção certa durante a jornada.

O grande desafio aqui é garantir que sua equipe ou agência de marketing digital esteja investindo tempo e esforço na medida certa para analisar consistentemente e entender o que seus dados estão dizendo.

Dados: ferramenta importante para a personalização bem-sucedida

A automação de marketing permite a coleta de montanhas de dados sobre seus clientes potenciais e é crucial que seja integrado e analisado em conjunto.

Os dados que você obtém sobre seus clientes são muito poderosos – mas a forma como sua empresa os utiliza pode ser muito tênue entre oferecer conteúdo útil e oportuno e ser um pouco invasivo.

O Remarketing é um bom exemplo de estratégia que, se não for bem executada, pode causar o efeito reverso ao pretendido.

Quantas vezes você buscou sobre um produto ou serviço e foi perseguido por dias, com mensagens durante outras buscas, suas leituras de artigos e até mesmo em sua caixa de e-mails – mesmo sem ter cedido seu contato?

Estes e outros cenários semelhantes são muitas vezes causados ​​por uma falta de compreensão contextual entre aqueles que extraem os dados e aqueles que criam materiais de marketing.

Sua integração mostra quais conexões são significativas e quais são leads frios ou meros contatos sem maiores intenções.

Ao aprender tudo o que puder sobre seus leads e segmentar suas listas, sua empresa aumenta suas chances de sucesso.

Agora ela tem a chance de dar aos seus clientes potenciais o que eles precisam para uma relação de confiança e se converterem.

A personalização é a chave para vendas mais expressivas e consistentes

Os consumidores estão se conectando com marcas de maneira omnichannel. E as equipes de marketing precisam aproveitar os pontos de vista acionáveis ​​destes canais para criar conversas interessantes e relevantes com os clientes.

Quanto mais personalizada é a experiência, mais satisfeito o cliente fica.

O cliente feliz não é apenas aquele que deseja comprar mais: ele é um cliente retido e, talvez o mais importante, um cliente que se torna um defensor da sua marca.

 

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