Pesquisa por voz: a hora certa para sua empresa investir

Pesquisa por voz: a hora certa para sua empresa investir

Engana-se quem pensa que a pesquisa por voz ainda é uma demanda distante para as empresas brasileiras: a hora de se preparar é agora.

Com a popularização dos dispositivos de assistente de voz doméstica, como o Amazon Echo e o Google Home, no Brasil, a tendência é que cada vez mais as pessoas utilizem o recurso para acessar serviços e produtos.

Existem muitas razões pelas quais é necessário que as marcas adotem estratégias voltadas para a pesquisa por voz – uma tecnologia emergente, que tende a se tornar imensamente popular e que mudará a maneira como o SEO é feito. E isso é só o começo – siga na leitura e descubra como isso impacta seus negócios e como se adaptar a este novo cenário.

A evolução da tecnologia de voz

O início dessa história remonta à década de 1950, mas só nos últimos anos ganhou um progresso mais expressivo – especialmente após o lançamento dos dispositivos voltados para IoT, como Amazon Echo e Google.

Segundo o Google, quase um terço dos 3,5 bilhões de pesquisas realizadas todos os dias são pesquisas por voz. E uma pesquisa afirma que 61% das pessoas de 25 a 64 anos e 57% das pessoas de 18 a 24 anos dizem que usarão a pesquisa por voz mais ativamente no futuro.

Por isso as empresas que desejam permanecer visíveis para os consumidores nos próximos anos terão que encontrar uma maneira de incorporar a pesquisa por voz em suas estratégias de marketing digital. Saiba como colocar isso em prática a seguir.

​​5 etapas para otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz

Para garantir que seu conteúdo seja otimizado para este tipo de recurso, coloque em prática estas cinco etapas:

1) Pense nas perguntas frequentes

Embora a linguagem coloquial seja muito mais usual do que no passado, é importante lembrar que ainda existem diferenças entre as frases que as pessoas usam durante a pesquisa por voz e a pesquisa online tradicional.

Uma opção é contar com uma página de perguntas frequentes. Afinal, o que melhor reflete a resposta do snippet de voz que sua empresa recebe quando faz uma pergunta ao Google? Outro caminho é manter essa estrutura em mente ao elaborar ou reformular o conteúdo já disponível em seu site ou blog.

2) Use dados estruturados

Criar conteúdo relevante é a melhor maneira de otimizar a pesquisa por voz. É possível usar dados estruturados para fazer isso. O formato de tópicos, por exemplo, pode ajudar a otimizar o conteúdo do seu site e blog para pesquisa por voz.

Para ajudar a garantir que tudo esteja no lugar, use a ferramenta de pesquisa aprimorada do Google para verificar se você está no caminho certo.

3) Verifique se o conteúdo é compatível com dispositivos móveis

Os smartphones são hoje a principal fonte de pesquisa por voz – por isso esta é uma questão essencial para o seu site.

De toda forma, é importante aplicar o básico da redação de conteúdo otimizada para celular e layout da página:

  • Use bastante espaço em branco;
  • Divida as coisas em parágrafos curtos;
  • Evite subtítulos, marcadores e listas numeradas;
  • Não use scripts ou imagens lentas que não sejam otimizadas;
  • Ser conciso. Se a escrita de conteúdo não é o seu ponto forte, talvez seja hora de encontrar uma agência de marketing digital preparada para lidar com essa tarefa.

4) Aponte para os snippets em destaque

Às vezes, quando fazemos uma busca no Google, resposta vem diretamente de um site e o resultado é mostrado na parte superior da página, uma das SERPs.

Aqui estão algumas técnicas que sua empresa pode usar para aumentar sua chance de classificação como um snippet (resultado) em destaque:

  • Concentre-se na classificação acima da dobra da página um, pois mais de 99% dos snippets em destaque são provenientes dos dez principais resultados de pesquisa;
  • Use palavras-chave mais usadas em pesquisas que exibem snippets em destaque, que incluem palavras como melhor, receita, custo, preço e definição;
  • Use a análise para aprender as palavras-chave que os usuários estão utilizando para encontrar seu site;
  • Preste atenção às perguntas “também pesquisadas” e responda às perguntas do seu conteúdo.

5) Explore mais o Google Meu Negócio

Seu site precisa exibir, de maneira bem visível, a localização e informações de contato de sua empresa. O ideal é que estas informações estejam no cabeçalho ou rodapé de cada uma das suas páginas da web. Dessa forma, as pessoas não precisam procurar.

Mas preencher corretamente a ficha de sua empresa no Google Meu Negócio pode garantir uma vantagem extra no caso de uma pesquisa por voz. Por isso siga esta lista ao preencher esse perfil:

  • Verifique se as informações básicas como nome, endereço e número de telefone (NAP) estão completas e atualizadas;
  • Use um e-mail comercial associado ao seu site e não uma conta gratuita;
  • Inclua um número de telefone com o código de área;
  • Verifique se as informações de localização são consistentes entre o site, o Google Meu Negócio e outros diretórios de empresas locais;
  • Faça o upload de algumas fotos de alta qualidade para tornar sua listagem mais atraente;
  • Selecione todas as categorias relevantes para o seu negócio;
  • Não selecione categorias irrelevantes na tentativa de atrair novos clientes;
  • Aproveite o campo de introdução para descrever completamente seus produtos e serviços.

A pesquisa por voz já é uma realidade. Qual será a sua?

Atualmente, o mobile já é responsável por uma grande parte dos acessos aos mecanismos de busca – e a pesquisa por voz é reflexo deste novo hábito do consumidor.

Falar é mais rápido e fácil do que digitar. Sendo assim, a pesquisa por voz não pode ser ignorada, uma vez que a tendência é de que cresça ainda mais, e deve fazer parte de uma estratégia digital bem estruturada.

Se você quer começar já a promover estas mudanças, conte com a UP2Place Digital! Fale conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa a obter resultados expressivos através do marketing digital!

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