O objetivo de todo planejamento de estratégia digital para o próximo ano em qualquer organização é conduzir as equipes rumo às metas.

Como fazer o planejamento de estratégia digital para o próximo ano

Como está a estratégia digital de sua empresa? Atualmente, é muito comum ver empresas que deixam o desenvolvimento da estratégia digital para o próximo ano.

Na verdade, é muito comum encontrar empresas, tanto as grandes quanto as pequenas que não possuem um plano determinado. Algo que eles possam discutir em uma reunião e dizer: “este é o nosso plano de marketing digital”.

Então se você está nesse grupo e busca orientação para produzir um plano coerente e eficaz, a leitura desse artigo pode ser de grande ajuda. Veja mais a seguir.

Por que é importante começar já sua estratégia digital?

O objetivo de todo plano de marketing digital para qualquer organização é orientar todas as equipes rumo à conquista dos objetivos. Dessa forma, é essencial que ele contenha pontos como:

  • Processo de pesquisa,
  • Articulação clara dos objetivos e metas das iniciativas digitais,
  • Uso das buyer personas,
  • Determinação dos canais de ação,
  • Definição do budget para o período.

Não se culpe (tanto) por estarmos quase no final do ano e sua empresa ainda não possuir a estratégia digital para o próximo ano definida.

De acordo com um estudo de gerenciamento de marketing digital, 46% das marcas não possuem uma estratégia de marketing digital definida. E 16% daquelas que possuem uma estratégia ainda não a integraram a sua atividade de marketing.

Então dê fim ao pânico sobre o próximo ano e comece a elaborar um plano poderoso – e o inbound marketing pode ser a diferença para isso.

Separamos a seguir as etapas mais importantes para garantir que os esforços de marketing digital criem o impacto certo em 2018.

1) Saiba o que deseja (e defina o objetivo de sua estratégia digital para o próximo ano)

O ponto zero de seu plano digital está na definição do objetivo de sua empresa para o período. Pergunte-se: qual é o objetivo primordial que sua empresa deve alcançar através de seus esforços de marketing digital?

Ser líder de mercado, se posicionar como especialista entre a concorrência, alcançar um faturamento na casa de quantos milhares de reais?

Então esse é o norte que vai definir o sucesso ou não dos esforços de inbound marketing de sua empresa.

A seguir, defina seus KPIs. Antes de começar a planejar essa, descubra quais métricas são mais importantes para a diretoria. A partir daí, é importante:

  • Ser específico, identificando os números que indicarão a realização,
  • Ser realista. A dica aqui é observar os esforços de marketing digitais anteriores primeiro. Isso pode garantir a busca por um aumento positivo em seus resultados atuais,
  • Identificar um método para medir cada KPI. O Google Analytics pode medir conversões, os relatórios das redes sociais podem acompanhar o engajamento ou uma ferramenta pode avaliar o sucesso do seu marketing de conteúdo.

2) Lembre-se do seu cliente potencial (e fale sua língua)

Saber qual é o segmento ou público que sua empresa pretende atingir é uma das principais garantias de sucesso de sua estratégia digital para o próximo ano.

Por isso, coloque seu público no centro da sua estratégia de inbound marketing, atendendo às suas necessidades emocionais e solucionando seus pontos de dor.

Nessa etapa, ter as buyer personas bem definidas é fundamental. O segredo aqui é:

  • Organizar todas as informações demográficas sobre seu consumidor alvo, como idade, gênero e localização,
  • Identificar os problemas que sua empresa pode ajudar a resolver,
  • Aproximar-se de seus desejos emocionais, objetivos, aspirações e medos. Essas informações podem nortear seu marketing de conteúdo e ajudar a equipe de vendas nas conversões,
  • Analisar profundamente os relatórios do Google Analytics para identificar características chave de seus leads, como idade, sexo, carreira etc.

3) Identifique seus canais – e defina o budget de sua estratégia digital

Três coisas são importantes para identificar seus meios de atuação:  orçamento, canais digitais e equipe. Então é importante fazer um balanço de todos os recursos de sua empresa antes de decidir o que será necessário para o próximo período.

Esse é um bom momento para fazer uma boa auditoria dos canais digitais existentes. Isso vai ajudar a definir se é hora de contratar uma agência de inbound marketing digital.

Essa é uma decisão bastante vantajosa, especialmente nessa fase do ano, em que os custos com treinamentos ou novas contratações podem atrasar o planejamento para o próximo ano.

Além disso, uma agência já possui não só a expertise, mas também as ferramentas necessárias para automações e mensurações de KPI. Assim seu orçamento permanece sob controle.

4) Faça o plano (mas não congele o cenário de sua estratégia digital futura)

É importante ter em mente que mesmo fazendo todos os passos anteriores com maestria, isso não é garantia de uma estratégia bem-sucedida o ano todo.

Embora você e seu time de marketing tenham tomado todos os cuidados para elaborar um plano criteriosamente construído, existem variáveis incontroláveis.

Pode não ser possível prever exatamente como os clientes se comportam. Determinadas situações podem afetar o cenário econômico – e os rumos de sua empresa.

Portanto, é essencial medir e monitorar continuamente o desempenho de sua estratégia de marketing digital. E fazer mudanças quando necessário.

Ao criar o calendário de ações de inbound marketing, siga essas dicas:

  • Use o Google Calendário ou outra ferramenta de compartilhamento para montar sua linha de tempo. Assim é possível compartilhar com os membros da sua equipe e permitir-lhes editar sempre que for necessário,
  • Peça que destaquem as principais campanhas do ano e façam um cronograma retroativo para cada uma,
  • Documente os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.

Como identificar as mudanças necessárias em sua estratégia digital

  • Mantendo um plano de medição e monitoramento (em paralelo com a definição e acompanhamento dos KPIs),
  • Verificando o sucesso das ações individuais da estratégia de marketing digital em intervalos contínuos,
  • Garantindo um plano de contenção caso algo não ocorra como planejado. Se os KPIs definidos não estão sendo alcançados, isole os diferentes elementos e identifique o que está em déficit,
  • Revisando a análise anterior, membros da equipe e alocação de orçamento para fazer algo novo.

Essas foram as nossas dicas para garantir o sucesso da elaboração de sua próxima estratégia digital.

Caso ainda tenha dúvidas, clique a seguir e peça a análise de nossos especialistas – é gratuito!

Avaliação Gratuita de Estratégias Digitais

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES