Plano de marketing digital eficaz: 6 etapas para garantir o sucesso de sua empresa

Toda meta fica mais difícil de ser alcançada quando não há um plano – e isso é ainda mais verdadeiro quando falamos de um plano de marketing digital.
O problema é que o marketing digital pode ser difícil de entender e de se colocar em prática. E isso faz com que muitas empresas deixem o marketing digital sempre depois, o que prejudica seus resultados e até sua sobrevivência no mercado.
Não focar no marketing digital para o seu negócio é um grande erro. Especialmente porque empresas com um bom plano de marketing digital podem até dobrar sua receita por funcionário. E também podem crescer duas vezes mais.
Então é importante contar com especialistas para elaborar um plano de marketing digital eficaz. Por isso listamos a seguir as seis principais etapas que vão ajudá-lo a obter bons resultados.

1) Pare de encarar seu site como uma peça isolada de sua comunicação

O primeiro passo é entender que o site de sua empresa é parte de um sistema de marketing. Construir um site de sucesso por si só não trará um grande impacto em seu negócio. Mas construir um sistema de marketing digital mais eficaz sim!
Por isso comece gerenciando ativamente seu site, defina metas e acompanhe-as regularmente. Comece por estas métricas:

  • Tráfego

Você pode visualizar o desempenho de tráfego do seu site através do Google Analytics. Você encontra esse dado através do item “usuários ativos”, em Audiência, para monitorar o número de visitantes.

  • Contatos

O tráfego é apenas o começo dessa jornada. Mas é a conversão de visitantes em contatos que mostra se o seu site está de fato atraindo tráfego relevante. Verifique isso através do seu sistema de e-mail marketing.

  • Clientes

A conversão de contatos para clientes confirma que sua empresa tem atraído o tráfego e os contatos certos. Isso pode ser analisado em seu sistema de contabilidade ou CRM.

Quando sua empresa possui um sistema de marketing saudável, vai encontrar um crescimento em todas essas três métricas.

2) Encontre seus “melhores clientes” e direcione-os para a oferta certa

É fundamental construir um sistema de marketing que se concentre em um grupo ou grupos de leads. Este é um passo vital no desenvolvimento de seu plano de marketing digital. E há uma série de formas de identificar quem são seus melhores clientes:

  • Segmentos

Agrupe de acordo com comportamentos, dados demográficos, informações específicas da empresa, psicologia e geografia. Considere também a rentabilidade média de cada segmento.

  • Personas

As Buyer Personas permitem que sua empresa possa se aprofundar nessa identificação, já que através delas é possível identificar como agem, metas, habilidades e atitudes.

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  • Etapa do ciclo de vida

O ciclo de vida do cliente também ajuda nessa tarefa. Um lead na fase do contato inicial está apenas começando a conhecer seus produtos. Já um cliente com quem você já faz negócios por mais de um ano tem interesses diferentes. Certifique-se de que sua equipe de vendas está fazendo as ofertas certas no momento certo.

3) Faça com que as pessoas certas encontrem sua empresa

O crescimento dos negócios através do marketing digital está baseado na conversão de visitantes em clientes rentáveis.
Seu site é um grande fator na conversão de visitantes. Mas é preciso criar um sistema de construção de tráfego para garantir sua evolução.
Para conectar-se com seus clientes potenciais, sua empresa precisa fazer parte do mundo deles. E como fazer isso? Use a publicidade paga ao seu favor:

  • Retargeting

Cerca de 98% dos visitantes da maioria dos sites não convertem. Mas o retargeting permite que você resgate o contato com esses visitantes depois de terem deixado o seu site.

  • Mídia social

Manter e atualizar as redes sociais contribuem para a construção do relacionamento com seus potenciais leads e clientes, ampliando a confiança.

  • Publicidade em redes sociais

Você pode aproveitar suas atualizações no Facebook, Instagram e LinkedIn para criar oportunidades de negócios usando até verbas bem enxutas – conforme seu objetivo no momento.

  • AdWords

O formato de negócios do Google permite que sua empresa só pague quando alguém clica no seu anúncio, tornando-se um investimento menos pesado e mais assertivo para sua empresa.

  • Resultados em sites de busca

Essa geração de tráfego orgânico pode ser obtida sem investimentos em mídia – mas com um grande esforço na produção de conteúdo relevante.
É preciso segmentar palavras-chave que são populares junto ao seu público-alvo e trabalhar as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization).

  • E-mail

Uma boa estratégia de e-mails continua a oferecer o melhor ROI para sua empresa – desde que você construa sua lista. Eles permitem que você faça a nutrição de leads, o que pode triplicar o crescimento do seu negócio.

4) Garanta que seu cliente tome as decisões certas em seu Website

Agora que você trouxe as pessoas até o site de sua empresa, é importante garantir que elas ajam da forma que você deseja em seu ambiente digital.
Use uma linguagem simples e clara. Dê aos usuários o que eles esperam. Faça com que o próximo passo seja óbvio – com apenas uma próxima etapa ou um call to action.

5) Use a tecnologia certa

O mercado hoje oferece uma série de ferramentas para monitorar as mais diversas etapas do seu plano de marketing digital.
É possível encontrar desde ferramentas gratuitas ou de baixo custo, relativamente fáceis de serem operadas, que ajudam a acompanhar como seu negócio tem crescido.

6) Conte com suporte especializado

O marketing digital está sempre em constante evolução e atualização. Por isso é importante contar com uma boa agência de marketing digital para garantir que o seu sistema de marketing tenha as expectativas certas.

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