Os podcasts estão cada vez mais populares. Só no último ano, surgiram mais de 660 mil novos shows, que geraram 28 milhões de episódios em todo o mundo.

Mais da metade da população já ouviu um podcast pelo menos uma vez – mas essa não é exatamente a métrica mais indicada para mostrar a força do formato como ferramenta boa para as empresas. O grande diferencial é a sua lealdade, algo de valor inestimável dentro de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida.

Os especialistas da indústria acreditam que este ano será crucial para aproximar os podcasts dos usuários comuns e atrair um público mais amplo.

Isso será ainda mais incentivado pela crescente popularidade da Internet das Coisas, como alto-falantes inteligentes.

Se você ainda não está convencido de que sua empresa precisa olhar os podcasts como um recurso de marketing digital, continue lendo este artigo – talvez você mude de ideia.

O que é podcast?

Segundo a Wikipedia, é uma espécie de “rádio sob demanda”: um programa de áudio pré-gravado, publicado no site ou plataformas de streaming e disponível para download em desktops e dispositivos móveis para ser ouvido quando o usuário desejar.

Esse formato conquistou muitas pessoas, pois um dos recursos mais importantes de um podcast é que o ouvinte pode se inscrever.

Com o RSS, o ouvinte é alertado quando um novo episódio está disponível, eliminando a necessidade de implementar uma nova campanha de marketing digital integrado.

4 razões para investir em podcasts

Existem alguns ótimos motivos pelos quais os podcasts devem ser usados ​​juntamente com a mídia visual para expandir a marca da sua empresa – confira nos tópicos a seguir:

1) Acessibilidade

A versatilidade é um dos grandes destaques dos podcasts. Eles podem ser ouvidos em qualquer lugar a qualquer momento. Mas há mais do que isso aparenta.

Os podcasts permitem que o público ouça passivamente o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Por que isso é uma coisa boa?

Bem, isso significa que o público pode aprender sobre seus serviços e produtos sem precisar interromper o que está fazendo ou enquanto realiza tarefas diárias, como limpar a casa ou dirigir.

Quanto mais fácil a plataforma chegar ao conteúdo, maior a probabilidade de o consumidor dar uma chance à sua mensagem, pois não precisa investir muito da parte deles.

2) Público-alvo

Cerca de 70% dos ouvintes perceberam que os produtos e serviços apresentados em seus podcasts favoritos tendem a ser relevantes para seus interesses.

Eis o motivo: como os podcasts geralmente são organizados em torno de um tópico específico sobre o qual o público está interessado em aprender ou discutir mais, é mais fácil do que qualquer outra plataforma selecionar os anúncios para esse grupo.

Cada pessoa que está ouvindo fica encantada com o que você pode estar vendendo, desde que esteja comercializando no podcast certo.

3) Estabelece confiança e lealdade

Comparada à leitura, ouvir é simplesmente mais pessoal e íntimo. Se sua empresa decidir criar seu próprio podcast ou usar o formato como publicidade, ouvir uma pessoa entusiasticamente falar sobre um serviço ou elogiar um produto acrescenta emoção e profundidade que uma postagem no Facebook ou no Twitter pode não conseguir.

A estrutura básica dos podcasts também promove a lealdade ao ouvir. A maioria das pessoas antecipa o lançamento de cada parte de seus podcasts favoritos, incentivando-as a voltar para a próxima.

Os ouvintes se apegam aos anfitriões, que com o tempo ganham sua confiança como curadores de informações. Não é de admirar, então, que 65% dos fãs tenham declarado que estão mais dispostos a comprar serviços e produtos de que ouvem falar em seu podcast ouvido regularmente.

Essa lealdade pode ser estendida à sua marca se estiver presente em podcasts, onde os ouvintes veem os anfitriões como especialistas em suas áreas.

4) Visibilidade da marca

Quanto mais maneiras de obter informações sobre o seu produto seu lead puder contar, melhor.

Usar podcasts em suas estratégias de marketing traz mais um canal de relacionamento entre seu cliente e sua marca, expandindo sua presença digital.

Criar um podcast ou ser destaque também pode aumentar o tráfego do site. À medida que os ouvintes aprendem sobre o seu produto, eles podem ser direcionados ao seu site para obter mais informações ou às mídias sociais, se tiverem perguntas.

Investir em podcasts é uma das dicas para quem quer uma estratégia de marketing digital mais efetiva. Quer saber mais? Então baixe o eBook a seguir.

Baixe o eBook 101 dicas rápidas para um Marketing Digital de Resultados da UP2Place digital, em parceria com a Resultados Digitais

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

EN PT ES