Podcasts: qual a importância em sua estratégia de marketing digital?

Os podcasts estão cada vez mais populares. Só no último ano, surgiram mais de 660 mil novos shows, que geraram 28 milhões de episódios em todo o mundo.

Mais da metade da população já ouviu um podcast pelo menos uma vez – mas essa não é exatamente a métrica mais indicada para mostrar a força do formato como ferramenta boa para as empresas. O grande diferencial é a sua lealdade, algo de valor inestimável dentro de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida.

Os especialistas da indústria acreditam que este ano será crucial para aproximar os podcasts dos usuários comuns e atrair um público mais amplo.

Isso será ainda mais incentivado pela crescente popularidade da Internet das Coisas, como alto-falantes inteligentes.

Se você ainda não está convencido de que sua empresa precisa olhar os podcasts como um recurso de marketing digital, continue lendo este artigo – talvez você mude de ideia.

O que é podcast?

Segundo a Wikipedia, é uma espécie de “rádio sob demanda”: um programa de áudio pré-gravado, publicado no site ou plataformas de streaming e disponível para download em desktops e dispositivos móveis para ser ouvido quando o usuário desejar.

Esse formato conquistou muitas pessoas, pois um dos recursos mais importantes de um podcast é que o ouvinte pode se inscrever.

Com o RSS, o ouvinte é alertado quando um novo episódio está disponível, eliminando a necessidade de implementar uma nova campanha de marketing digital integrado.

4 razões para investir em podcasts

Existem alguns ótimos motivos pelos quais os podcasts devem ser usados ​​juntamente com a mídia visual para expandir a marca da sua empresa – confira nos tópicos a seguir:

1) Acessibilidade

A versatilidade é um dos grandes destaques dos podcasts. Eles podem ser ouvidos em qualquer lugar a qualquer momento. Mas há mais do que isso aparenta.

Os podcasts permitem que o público ouça passivamente o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Por que isso é uma coisa boa?

Bem, isso significa que o público pode aprender sobre seus serviços e produtos sem precisar interromper o que está fazendo ou enquanto realiza tarefas diárias, como limpar a casa ou dirigir.

Quanto mais fácil a plataforma chegar ao conteúdo, maior a probabilidade de o consumidor dar uma chance à sua mensagem, pois não precisa investir muito da parte deles.

2) Público-alvo

Cerca de 70% dos ouvintes perceberam que os produtos e serviços apresentados em seus podcasts favoritos tendem a ser relevantes para seus interesses.

Eis o motivo: como os podcasts geralmente são organizados em torno de um tópico específico sobre o qual o público está interessado em aprender ou discutir mais, é mais fácil do que qualquer outra plataforma selecionar os anúncios para esse grupo.

Cada pessoa que está ouvindo fica encantada com o que você pode estar vendendo, desde que esteja comercializando no podcast certo.

3) Estabelece confiança e lealdade

Comparada à leitura, ouvir é simplesmente mais pessoal e íntimo. Se sua empresa decidir criar seu próprio podcast ou usar o formato como publicidade, ouvir uma pessoa entusiasticamente falar sobre um serviço ou elogiar um produto acrescenta emoção e profundidade que uma postagem no Facebook ou no Twitter pode não conseguir.

A estrutura básica dos podcasts também promove a lealdade ao ouvir. A maioria das pessoas antecipa o lançamento de cada parte de seus podcasts favoritos, incentivando-as a voltar para a próxima.

Os ouvintes se apegam aos anfitriões, que com o tempo ganham sua confiança como curadores de informações. Não é de admirar, então, que 65% dos fãs tenham declarado que estão mais dispostos a comprar serviços e produtos de que ouvem falar em seu podcast ouvido regularmente.

Essa lealdade pode ser estendida à sua marca se estiver presente em podcasts, onde os ouvintes veem os anfitriões como especialistas em suas áreas.

4) Visibilidade da marca

Quanto mais maneiras de obter informações sobre o seu produto seu lead puder contar, melhor.

Usar podcasts em suas estratégias de marketing traz mais um canal de relacionamento entre seu cliente e sua marca, expandindo sua presença digital.

Criar um podcast ou ser destaque também pode aumentar o tráfego do site. À medida que os ouvintes aprendem sobre o seu produto, eles podem ser direcionados ao seu site para obter mais informações ou às mídias sociais, se tiverem perguntas.

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