Inbound Marketing: porque sua empresa deve investir já

Atualmente, só 58% das empresas brasileiras investem em Inbound Marketing. Isso significa que sua empresa ainda tem chances de ficar à frente de metade do mercado brasileiro – e mais perto do seu consumidor.
As vantagens de adotar o inbound marketing como estratégia são inúmeras – e os resultados são muito mais significativos e sustentáveis do que o marketing tradicional pode oferecer.
Enquanto o marketing tradicional ainda insiste em atrair as pessoas com um formato já desgastado, que promove produtos e serviços sem focar de fato nas necessidades do cliente, o marketing digital ajuda a conquistar os consumidores dando atenção de fato às suas necessidades e problemas.
Se você ainda está em dúvida sobre os benefícios que o Inbound Marketing traz para garantir mais vendas e rentabilidade, este artigo pode solucionar de forma definitiva.

Porque o Inbound Marketing é eficaz

O objetivo desse novo formato é atrair consumidores através de estratégias de marketing digital.
Dessa forma é possível conhecer seu cliente potencial, entender suas necessidades e as formas de chegar até ele com a solução certa – que seu negócio tem de melhor a oferecer.
Se sua empresa ainda pertence ao grupo dos negócios que aposta no velho marketing tradicional, é hora de se atualizar e entender que o Inbound Marketing não é somente o futuro da comunicação: é o futuro da sobrevivência de sua marca no mercado.

O marketing tradicional perde cada vez mais espaço

Até o início desse século, o marketing tradicional reinou absoluto e sem qualquer chance de perder seu posto de grande negociante.
Foi a partir de meados dos anos 2000 que vimos um boom do mercado digital. E a chegada da transformação digital tem feito com que este cenário tenha se expandido cada vez mais e trazido com ele um mundo de novas tecnologias.
Com esse crescimento, que foi mais vertiginoso a partir de 2010, começamos a perceber uma desaceleração e uma queda de rentabilidade e eficácia em torno do velho marketing, que começou a perder campo para o Inbound Marketing – apresentando uma redução de 160% nos últimos anos.
Enquanto isso, os novos formatos do marketing cresceram mais de 14%. Isso nos mostra o quanto o formato tradicional tem perdido adeptos. Os motivos disso são variados: custo alto para execução, a segmentação por região é bem mais complicada, é mais difícil atingir nichos específicos, é quase impossível mensurar de forma efetiva os resultados obtidos com as campanhas.

Inbound Marketing: melhor para seu bolso

O marketing tradicional já foi muito mais rentável. Porém, para se ter um ROI mais vantajoso nesse caso é preciso ter um investimento muito maior de verba, o que pode inviabilizar projetos e campanhas.
No caso do Inbound Marketing esse problema praticamente não existe: os valores investidos são menores, o retorno costuma ser mais rápido e mais rentável.
Pesquisas mostram ainda que o custo por lead no Inbound Marketing é 62% menor que no marketing tradicional. Além disso:
•    Empresas que investem em Inbound Marketing possuem um ROI mais alto do que empresas que ainda investem apenas em marketing tradicional
•    Gera até três vezes mais leads que o marketing tradicional
•    Empresas que tiveram um bom ROI em 2015 tendem a ter um ROI de 20% a mais em 2016
•    57% da jornada do cliente se completa (converte em venda) antes do seu vendedor oferecer algo diretamente.
Outro ponto importante é que o Inbound Marketing sempre tem como foco atingir os leads com a melhor forma de comunicação para impactá-los e persuadi-los a comprar.
Essa tarefa não é fácil – mas assim que uma empresa consegue fechar negócios nesse modelo, ela também ganha aliados: consumidores que não só comprarão outras vezes mas também falarão bem do seu negócio.
Resumindo: quanto mais o cliente conhece sua marca e produtos, mais ele se interessa, entende seu trabalho e estará disposto a comprar.
E mais: empresas que nutrem leads vendem 50% a mais e com 33% menos custos. Eis uma boa prova de que o Inbound Marketing é mais mais barato e rentável do que outras modalidades de marketing.

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