As redes sociais fazem parte da transformação digital e estão cada vez mais incorporadas à vida das pessoas. E sua empresa deve aproveitar isso o quanto antes – se quiser se destacar ou até sobreviver no mercado atual.

Atualmente, todas as empresas precisam saber explorar os diversos canais de mídia social disponíveis para falar com o seu público. É lá que essas pessoas estão interagindo com suas marcas favoritas e se conectando com elas em diferentes níveis.

Uma estratégia de marketing eficaz nas redes sociais não apenas se conecta melhor com seus clientes, mas também gera mais negócios e uma série de novas possibilidades para sua empresa – saiba mais nos tópicos a seguir.

Vantagens de investir nas redes sociais

Apesar dos inúmeros dados que confirmam a eficácia das redes sociais, ainda existem algumas empresas que não estão totalmente convencidas.

Para estas empresas, aqui vai o aviso: mostrar aos seus clientes potenciais qual é a personalidade da sua marca e as soluções que ela pode oferecer é uma das melhores formas de se conectar com seu público-alvo – e vender mais. Através das redes sociais sua empresa pode:

  • Aumentar a conscientização e a fidelidade à marca: as redes sociais são hoje um dos canais mais eficazes de interação com o público – uma boa resposta nestes canais estabelece bons relacionamentos;
  • Gerar tráfego qualificado para seu website: sua empresa pode usar as plataformas para distribuir conteúdos postados no blog, e-books, promoções e uma série de ações que remetam possíveis clientes para o site;
  • Estabelecer-se como autoridade e líder de pensamento: uma produção de conteúdo relevante e conectada às necessidades do seu público, bem fundamentada por dados e pesquisas, pode tornar sua empresa top of mind em decisões de compra;
  • Falar com um público segmentado: as redes sociais permitem que sua empresa conte com uma segmentação altamente precisa ao falar com o público. É uma das melhores formas de falar a coisa certa para a pessoa certa na hora certa;
  • Contar com conteúdo produzido pelo usuário: as redes sociais permitem que seus clientes façam resenhas positivas sobre seus produtos e serviços. Eles podem comentar nas postagens de sua empresa sobre os bons resultados que tiveram com determinado produto ou serviço ou até mesmo fazerem postagens em seus próprias redes sociais. Todas essas informações são valiosas para o seu negócio e podem ser usadas como argumento de convencimento para outros leads em potencial – esse endosso fornecido diretamente por clientes atuais é o melhor tipo de publicidade para qualquer empresa;
  • Aumentar as vendas: a mídia social provou ser uma ferramenta muito eficaz para equipes de vendas – cerca de 64% dos profissionais de vendas afirmam fechar negócios como resultado direto do uso de redes sociais.

Dicas para uma boa atuação nas redes sociais

Como mencionamos acima, as redes sociais são uma parte essencial de toda estratégia de crescimento e vendas de uma empresa.

Mas, como obter os melhores resultados e evitar desperdício de tempo e verbas? Para ajudar sua empresa a ser bem-sucedida nessa tarefa, separamos algumas dicas.

Escolha os canais certos

Sua empresa não precisa necessariamente estar em todas as redes sociais disponíveis, mas sim onde seus clientes potenciais estão. Concentre seus esforços onde seu público é mais ativo.

Encontre a frequência de postagem perfeita

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é essencial. Mas, tão importante quanto falar a coisa certa é encontrar a hora certa, para a pessoa certa – e a quantidade certa.

Um estudo aponta que postar demais pode causar 34,9% de todos os unfollows recebidos por sua empresa. O contrário também é verdade: a falta de atualização pode fazer com que 17,9% de seu público deixe de seguir seus perfis.

Foco maior na qualidade – não na quantidade

A qualidade do seu conteúdo é mais importante do que a quantidade do seu conteúdo – no mesmo estudo mencionado no item anterior, 41% das pessoas deixam de seguir uma marca se as informações não forem relevantes para elas.

O mesmo se aplica na escolha de canais: é preferível fazer um trabalho de qualidade, com boas interações ágeis, em um único canal que atuar superficialmente em diversos deles.

Automação de processos

Administrar as redes sociais de uma empresa é um processo trabalhoso e que toma muito tempo. Uma forma de otimizar esse processo é automatizar algumas etapas, como:

  • Agendamento de postagens em algumas redes sociais;
  • Usar chatbots para agilizar o retorno aos usuários;
  • Obter relatórios sobre os resultados recentes.

Contudo, essa é o tipo de ação que requer o olhar de um especialista, para evitar que sua marca perca o “calor humano” e se torne algo robótico e distante do seu público.

Suporte de uma agência especializada

Como você pode ver nos itens acima, fazer um bom trabalho em redes sociais não é uma tarefa fácil.

E nem sempre sua empresa poderá contar com recursos internos para fazer isso – contratar novos funcionários ou treinar atuais e deslocá-los de suas funções atuais pode ser inviável.

Contar com uma agência de inbound marketing resolve todos os problemas: sua empresa passará a contar com um time de especialistas preparado para produzir o conteúdo certo, poderá observar e se antecipar às tendências, ter acesso às melhores ferramentas por preços mais competitivos e muito mais.

Se você quer garantir bons resultados através das redes sociais de sua empresa, fale com um de nossos especialistas!

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