Por que investir em conteúdo para a sua empresa em 2018

Com a sociedade em constante transformações – tecnológicas e sociais, cada vez mais empresas estão fundamentando suas estratégias em um plano de marketing de conteúdo eficaz.

É através dele sua empresa consegue atrair, qualificar e converter leads em clientes, obter o status de especialista dentro de seu segmento de atuação e elevar o número de vendas e do faturamento de sua empresa. Mantenha-se na leitura e saiba porque sua empresa precisa começar já a investir em conteúdo – e como colocar isso em prática.

Começando do princípio: o que é marketing de conteúdo?

Diferente dos esforços tradicionais de marketing de produtos, como garantia de vendas e outras informações específicas do produto ou serviço oferecido por sua empresa, uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo inclui ações como artigos educacionais, e-books, vídeos, entretenimento e webinars que respondem a perguntas específicas que seus leads têm – e mostram que você tem a solução que eles procuram.

É a melhor maneira de transformar seu produto, não importa o quão comum ele seja, em algo diferenciado, eficaz e essencial. Para se aprofundar mais nessa questão, sugerimos a leitura deste artigo.

Como fazer marketing de conteúdo do jeito certo

Para ter certeza sobre a real necessidade deste tipo de investimento, é preciso observar o mercado. Um estudo recente descobriu que ser referência em marketing de conteúdo é o objetivo número 1 para empresas do eixo Ásia-Pacífico.

Esse movimento é global e vem sendo seguido pelos mercados da Europa, América do Norte e inclusive pelo Brasil.

O problema é que nem sempre essas verbas estão sendo utilizadas da melhor maneira. A maioria das marcas ainda trata seu marketing de conteúdo como publicidade.

Para que o conceito funcione verdadeiramente, ele deve ser diferenciado e produzido consistentemente durante um longo período de tempo (como fazem os veículos de comunicação: novelas, minisséries, colunas de jornal e programas jornalísticos).

Se tivéssemos que defini-lo em uma palavra, ela seria relevância. O conteúdo produzido por sua empresa deve contemplar as necessidades de seu público e mostrar como as suas soluções podem resolver os problemas delas.

Essa é a diferença, se comparada ao método convencional: a publicidade apenas fala como seu produto é bom, enquanto o conteúdo mostra porque seu produto é bom para resolver o problema daquela pessoa.

Por que sua empresa deve investir em conteúdo em 2018?

Valores mais baixos de produção e veiculação, maior assertividade junto ao público-alvo através da segmentação e métricas efetivas de acompanhamento dos resultados: estes são alguns dos principais motivos pelos quais sua empresa deve investir em produção de conteúdo e inbound marketing já.

Criar seu próprio conteúdo oferece aos seus negócios uma variedade de oportunidades para aumentar as vendas.

Publique artigos em seu blog corporativo, grave um podcast ou compartilhe lançamentos de produtos, participações em eventos do mercado ou palestras de seus especialistas no seu canal no YouTube ou recursos de vídeos das redes sociais. Qualquer forma de conteúdo original ajuda a transformar os consumidores que buscam informações em clientes.

Mas se isso ainda não o convenceu, listamos abaixo quatro razões infalíveis:

1) Poucos riscos e custos baixos

Publicar anúncios no Facebook, iniciar uma campanha PPC ou investir em anúncios gráficos custa caro e envolve etapas de produção de imagens, confecção de layout e muito mais. Fora o período até descobrir o mix de marketing certo para gerar tráfego de qualidade para o seu site através destes anúncios pagos.

Já o marketing de conteúdo possui poucos custos iniciais, já que deve ser publicado em seu próprio site.

2) Complemento da estratégia de marketing atual

Se sua empresa já está executando uma campanha PPC, trabalhando o SEO e investindo em mídias sociais, produzir conteúdo próprio só vai fortalecer estas ações.

No caso do PPC, ele proporciona outras alternativas de contato entre o lead e sua marca. Os artigos, publicados em seu blog serão o local perfeito para direcionar esses leads às respostas que estão procurando.

Se sua empresa já implementou o SEO em seu site, você conhece a importância das palavras-chave para aumentar seus resultados em rankings de pesquisa. Os artigos no blog permitem incorporar mais palavras-chave de uma maneira amigável, melhorando seu rankeamento de forma orgânica e econômica.

As mídias sociais se beneficiam com o aumento de conteúdo relevante disponível para ser trabalhado, ampliando sua participação na rede.

3) Gerenciamento do tráfego direcionado para o site de sua empresa.

A estratégia ajuda a trazer mais visitantes para seu site através de todos os canais acima mencionados. Com uma vantagem: esse tráfego é mais qualificado. Estudos demonstraram que o marketing de conteúdo é mais eficaz na obtenção de leads do que o modelo convencional.

Isso acontece porque sua empresa está se conectando com os clientes no momento em que eles precisam de informações sobre a solução que você tem para oferecer.

Ao invés de empurrar uma propaganda, sua empresa lhe oferece conteúdo útil, o que cria confiança e ajuda a estabelecer um relacionamento.

Conteúdo: é hora de remar a favor da maré

Vale ressaltar que provavelmente todos os seus concorrentes estão alavancando o marketing de conteúdo – e você está atrasado: 88% das organizações B2B e 76% das empresas B2C estão alavancando o marketing de conteúdo para expandir seus negócios.

A hora de começar a investir em conteúdo é agora – e nós, da UP2Place, podemos ajudar a recuperar o tempo perdido. Clique para falar com nossos especialistas agora mesmo!

 

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