Por que sua empresa deve investir no Ativo de Marketing já

Por que sua empresa deve investir no Ativo de Marketing já

Estamos em 2018 – mas muitas empresas ainda encaram os investimentos em marketing como um luxo ou apenas um custo. Erro fatal: em uma sociedade ao ritmo da transformação digital, investir em um ativo de marketing estratégico pode ser o fator de sobrevivência em um mercado cada vez mais ávido por praticidade, qualidade e informação.

Para saber se esse é caso de sua empresa, basta responder sinceramente a uma destas perguntas:

  • Quando o planejamento de marketing deste ano foi concluído?
  • O planejamento de marketing deste ano foi concluído?
  • Sua empresa tem um planejamento de marketing efetivo para este ano ou está trabalhando apenas em cima de ações pontuais de oportunidade?

Se sua empresa não tem um planejamento de marketing bem estruturado, com budget determinado e um calendário de ações pré-definido e já em execução, é hora de acender a luz vermelha: o faturamento de sua empresa deste ano pode estar comprometido desde já.

Siga na leitura deste artigo e descubra como reverter esse quadro, garantir seu ativo de marketing e obter resultados positivos em vendas e faturamento ainda neste primeiro semestre do ano.

O que é um Ativo de Marketing?

Para manter o crescimento, todas as empresas devem buscar formas contínuas de alcançar segmentos de clientes usando conteúdos relevantes nos canais onde seus leads preferem se relacionar.

É por isso que cerca de 92% das empresas agora encaram o marketing de conteúdo como um ativo de Marketing crítico, que pode ser explorado em vários formatos:

  • Postagens nas redes sociais,
  • E-mail marketing e newsletter,
  • White papers,
  • Apresentações produzidas em PowerPoint,
  • E-books,
  • Anúncios em mídia impressa, veículos de grande circulação, redes sociais, no Google e YouTube,
  • Mala direta,
  • Sinalização em pontos de venda,
  • Entre outros.

Falando especificamente de marketing digital, um ativo de marketing é o que ajuda a atrair, reter e converter leads em sua jornada de compra de forma muito mais eficiente. E os melhores exemplos são as ações relacionadas acima, elaboradas com base em sua estratégia de marketing de conteúdo. Saiba mais a seguir.

Conteúdo como um ativo de marketing – e da sua empresa

Acompanhar as métricas certas para mostrar resultados é essencial para provar que o conteúdo de sua empresa é um ativo de marketing eficaz.

Seu conteúdo é uma espécie de porta voz do seu negócio. É a imagem que sua empresa passa para seus leads e clientes, a forma como se posiciona na concorrência e se mostra especialista no tipo de solução que comercializa.

Para analisar o conteúdo como um item de investimento, é preciso que ele esteja permanentemente alinhado com seus objetivos de negócios.

Isso significa que sua empresa precisa de uma estratégia claramente mapeada para o seu conteúdo:

  • Qual é o resultado pretendido
  • O que pretende comunicar
  • Para quem pretende comunicar
  • Quais são as necessidades do público com o qual deseja se conectar
  • Quais meios vai utilizar para se comunicar
  • Em quanto tempo essa estratégia deve dar o resultado esperado

Sem isso, sua empresa está apenas atirando no escuro e torcendo para acertar o alvo. Você não trataria seus outros investimentos financeiros como este, então não o faça com seu conteúdo.

3 ativos de marketing que sua empresa pode explorar já

Sabemos que estruturar o planejamento de marketing tão prontamente pode exigir um esforço impossível – especialmente através apenas de uma iniciativa interna.

Então nosso primeiro conselho é que sua empresa contrate uma agência de marketing digital e deixe a parte pesada do trabalho nas mãos dos especialistas.

Mas independente disso, existem três ativos de marketing que sua empresa pode criar (ou pelo menos começar a elaborar) agora. Veja nos tópicos a seguir.

1) Estudos de caso

Estudos de caso concisos, interessantes e reais de clientes existentes são um recurso essencial para converter leads que estão no estágio intermediário de sua jornada de compra.

Ninguém quer fazer um grande investimento sem ter certeza de que a solução proposta por sua empresa realmente resolve seu ponto de dor.

Ver bons elogios de outros clientes e conhecer aplicações que sejam iguais ou parecidas com o cenário em questão podem proporcionar a garantia de que a solução da sua empresa é exatamente aquilo que ele busca.

Para colocar isso em prática, peça que clientes fiéis mandem seus testemunhos e use isso em seu site ou campanhas de newsletters.

2) Avaliação ou julgamento grátis

Muitas pessoas não resistem a algo que é gratuito. Por isso ofereça ao seu lead uma consulta, amostra ou avaliação gratuita, de acordo com o perfil de seu negócio e serviços.

Se a sua empresa oferece softwares, ofereça uma demonstração gratuita. Se o seu foco é consultoria, disponibilize uma avaliação gratuita das operações de seu lead.

O truque para fazer isso funcionar é torná-lo pessoal. Se sua empresa está fazendo uma consulta, avaliação, teste gratuito ou demonstração, você precisa deixar claro para seus leads o que você pode fazer, especificamente, por eles.

Falando nisso, você já solicitou nossa avaliação de estratégias digitais? Clique a seguir e saiba mais!

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3) Vídeos

Nem todo mundo tem tempo ou paciência para ler postagens em blogs ou e-books. É por isso que o vídeo está cada vez mais se tornando o conteúdo mais popular quando falamos de marketing de conteúdo.

Especialmente pela ampla oferta de recursos e a facilidade de produção: você pode usar o Stories de sua conta no Instagram ou Facebook para divulgar lançamentos de produtos, mostrar como seus produtos e serviços funcionam, fazer uma transmissão ao vivo com um de seus especialistas para tirar dúvidas e explicar cases de sucesso – a lista de oportunidades é infinita.

Um bom ativo de marketing oferece o suporte certo ao seu cliente

Não importa quais recursos de marketing você explore, lembre-se de uma coisa: relevância.

Concentre-se em produzir algo que ajude verdadeiramente, nutrindo e facilitando a vida de seus clientes – potenciais e convertidos.

Não produza apenas um ativo de marketing indiscriminadamente sem foco: coloque uma alma nele. E conte com nosso time de especialistas para fazer isso – entre em contato agora mesmo!

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