maturidade online

Presença digital: por que avaliar o nível de maturidade online da empresa?

Presença digital: por que avaliar o nível de maturidade online da empresa? Como anda a presença digital da sua empresa? Se ela não está no nível de maturidade adequado, ficará cada vez mais difícil alcançar os seus objetivos com o ambiente online. Você já pensou nisso?

Apenas estar presente na internet não é mais suficiente há alguns anos. É necessário garantir que a estratégia digital tenha qualidade e consiga inspirar engajamento e conversões da parte do público.

Você sabia que 90% das pessoas pesquisam na internet sobre a empresa antes de fechar negócio? Além disso, 56% dizem que o conteúdo encontrado na internet foi essencial para tomarem uma decisão. Já ficou claro o quanto a presença online é importante, certo?

Confira, a seguir, os aspectos decisivos para avaliar o nível de maturidade da presença digital da sua empresa:

Autoridade online

O que a sua empresa publica na internet causa um impacto significativo no mercado e no público? A sua presença online depende muito da autoridade projetada pela sua companhia nesse ambiente.

Uma ótima forma de mensurar isso é estabelecendo KPIs que reflitam sua autoridade online. Por exemplo, baseie-se no número de compartilhamentos do seu conteúdo e também na taxa de menções que ele recebe nas redes sociais e na web.

Maturidade Online: Canais utilizados

Avaliar a qualidade dos retornos obtidos com cada canal de marketing utilizado pela sua marca é uma parte bastante importante da sua análise de presença online. Afinal, pode ser que a sua empresa esteja desperdiçando tempo e esforços com um meio que não agrega valor a ela.

A melhor forma de fazer esse estudo está em analisar a taxa de engajamento e conversão obtida por cada meio. Ao perceber quais estão falhando mais, chega o momento de planejar uma estratégia de recuperação de performance para eles.

Tom das menções feitas

Ficar de olho nas citações ao nome da sua empresa e dos seus produtos é parte integrante de todo monitoramento de marca de qualidade. Parte de sua avaliação sobre a maturidade da sua presença online envolve considerar o tom dessas menções.

Se a sua empresa tem muitas citações negativas nas redes sociais e no restante da internet, o diagnóstico será bem diferente de se elas fossem positivas. Cada possibilidade revela um retrato que precisa ser conhecido.

Resultados em SEO

A presença online da sua empresa depende da capacidade dela de aparecer como sugestão em buscas relevantes no Google e demais sites de pesquisas. Afinal, 93% das experiências online começam com uma busca no Google.

Para isso, monitore as suas posições no buscador para os termos mais importantes para o seu negócio. Além disso, claro, você precisa de uma estratégia sólida de SEO com o intuito de garantir cada vez mais visibilidade nesses resultados.

Backlinks recebidos

Apesar de ser um dos critérios de SEO, a qualidade dos backlinks recebidos pela sua empresa merece a sua própria análise isolada. Em uma avaliação sobre a maturidade da sua presença online, você precisa de um olhar cuidadoso sobre os links que as suas páginas recebem de outros sites.

Nesse quesito, é importante considerar os mercados em que esses sites estão inseridos e a relevância das menções que o seu conteúdo recebeu. A sua presença online não depende apenas de você, sendo também influenciada por critérios como esse.

Maturidade Online: Qualidade da nutrição de leads

O que você faz com seus leads depois de obtê-los em seus vários canais de marketing? Para que seja possível transformá-los em clientes e fidelizá-los, você precisa de uma boa estratégia de nutrição. Ela é um dos critérios mais importantes de uma análise de presença online.

Para analisar esse aspecto, observe a taxa de engajamento e conversão que a sua empresa consegue conquistar com a sua nutrição de leads. Esse trabalho exige um aprimoramento constante para que seja possível contar com resultados cada vez melhores.

Avaliar a maturidade da presença digital da sua empresa é, além de essencial, algo que precisa ser feito periodicamente. Siga os critérios acima para sempre garantir o máximo de qualidade em suas ações e contribuir para resultados cada vez superiores com as suas iniciativas no meio digital. Comece já e aproveite os benefícios!

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