Prova Social: entenda o conceito – e como ele pode ajudar seu negócio

Nossas decisões são sempre influenciadas por algo: indicação de amigos, matérias na TV ou em seu portal preferido, postagens nas redes sociais de influenciadores e por aí vai. E todas essas influências são chamadas de Prova Social.
A Prova Social existe porque vivemos em uma sociedade. Todas as outras pessoas ao seu redor e as escolhas que elas fazem nos influenciam. Especialmente quando se trata dos nossos comportamentos e hábitos de consumo.
E muitas empresas já têm explorado isso em suas estratégias de marketing digital como uma maneira de incrementar suas vendas e aumentar sua geração de receita.
E agora é a sua vez de aprender como aproveitar essa ferramenta – basta seguir na leitura conosco.

É hora de se aprofundar no conceito

A Prova Social é um fenômeno psicológico que se refere à dependência das pessoas por feedbacks e pelas ações dos outros para determinar o que é certo e errado em uma determinada situação.
Este é um conceito tão antigo quanto o próprio marketing: testemunhos de personalidades endossando produtos é um dos formatos mais antigos da publicidade.
Mas com na transformação digital e a chegada das redes sociais ampliou a força da Prova Social, porque hoje estes feedbacks são mais rápidos, acessíveis e visíveis.
Como resultado, empresas de todos os portes estão percebendo que essa influência é uma parte importante de sua presença digital.
Mas como explorar isso da forma certa? É o que você vai ver no tópico a seguir.

Como aplicar a Prova Social em seu negócio

O primeiro passo é ter total consciência de sua eficácia. E, em seguida, procurar maneiras de aproveitá-la dentro das estratégias que você já faz.
Um dos melhores gatilhos para estimular a Prova Social é oferecer um ótimo produto para o público.
Por quê? Porque um produto sensacional é comprado por muitas pessoas, que indicam para outras várias pessoas – e que até postam sobre isso em suas próprias redes sociais.
Esta é um bom exemplo de prova orgânica, porque ocorre de forma natural: sua empresa apenas dá às pessoas o que elas querem e elas influenciam futuros clientes potenciais.
Outra opção é produzir um bom marketing de conteúdo. Se você tem um artigo ou post que é muito compartilhado, as pessoas começam a incluir sua marca em conversas sempre que sua indústria é discutida. E aí sua empresa recebe o rótulo de autoridade, uma especialista no tema.
Se a sua marca é mencionada positivamente de forma contínua, as pessoas vão supor que você é bom no que faz – e por que não experimentar as suas soluções?
Isso é a Prova Social: dar-lhe status com base em referência social.

Como usar as redes para produzir Provas Sociais

Empresas de pequeno e médio porte podem ver seu negócio crescer em níveis inimagináveis ou quebrar completamente devido a uma Prova Social.
E como as redes sociais são um canal influente para fornecer este tipo de dado, você precisa aprender a usá-las a favor dos seus negócios.
Por isso veja aqui na sequência nossas dicas para as três principais redes fontes de Prova Social:

Instagram

Conseguir uma Prova Social através do Instagram é bastante simples: estimule as pessoas a compartilhar suas experiências com seus produtos na rede, usando uma hashtag específica, que permita rastrear o conteúdo depois.
Além desse endosso, sua empresa também passa a ter uma fonte contínua de conteúdo para usar em suas próprias redes – basta pedir a autorização de uso pelos comentários.
Se você praticar o engajamento adequado nesta mídia social, sua presença digital vai crescer, criando um ciclo de Prova Social.

Foursquare

Muitas empresas perdem a oportunidade de fortalecer sua marca em aplicativos de resenhas e opiniões – como a área de check in do Facebook e o Foursquare.
A nova versão do aplicativo é voltada para a descoberta pessoal, assim as pessoas podem encontrar o melhor restaurante ou lavanderia em sua região.
As pessoas são capazes de fornecer opiniões, a Prova Social em sua essência, diretamente para as empresas.
Para certificar-se de que sua empresa está colhendo boas Provas Sociais, construa seu perfil e certifique-se de moderar seus comentários.
Se houver uma menção negativa, mostre a qualidade de seu atendimento ao cliente, respondendo da maneira correta e mostrando que sua empresa se preocupa com seus clientes.

Facebook

Estimule as pessoas a deixarem seus comentários na área de avaliações ou a fazer check in quando chegarem ao seu ponto de venda.
Isso fornece a validação da qualidade dos seus serviços e das vantagens de se tornar cliente ou parceira da marca.
Você pode ainda colocar essa área dentro do seu site – converse com sua agência digital sobre essa possibilidade.

 

Agora que você já entende o conceito de Prova Social, é hora de colocar em prática. Comece pelo Facebook – mas antes baixe nosso e-book especial sobre marketing na rede. Clique a seguir para baixar gratuitamente!

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