Quando é preciso ir além do Inbound Marketing?

Sabemos que o inbound marketing tem inúmeras vantagens e é uma maneira eficaz de atingir o consumidor atual. Mas é bastante comum que as empresas foquem só nessa estratégia e esqueçam que, em alguns casos, é preciso ir além do inbound marketing.

O inbound deve ser encarado como uma base da estratégia de marketing a ser construída por sua empresa – e não apenas um plano autônomo e pontual.

Para sua empresa crescer e ter mais oportunidades de negócios, ir além do inbound marketing e integrar várias estratégias e métodos pode ser mais eficaz.

Então siga na leitura e descubra o que sua empresa deve incluir em seu plano de marketing para 2019 – ou começar agora mesmo, por quê não?

Dados, dados e mais dados

A criatividade ainda é fundamental para definir a representação visual de sua marca. Mas para fazer inbound marketing de resultados, é preciso adotar uma abordagem científica.

Isso envolve a ampla gama de dados que sua empresa já movimenta diariamente, mas que talvez não esteja se apropriando e utilizando da melhor forma.

É preciso manter os olhos para informações como:

  • Ciclo de receita;
  • Número de visitantes do site por mês;
  • Taxas de conversão;
  • Leads qualificados enviados do marketing para vendas;
  • Oportunidades de vendas;
  • Propostas enviadas;
  • Novos cliente;
  • Ciclo de vida dos clientes;
  • Receita média, entre outros.

São estes dados que fornecem o caminho para as estratégias e táticas que precisam ser planejadas, projetadas, executadas e otimizadas ao longo do tempo para gerar os resultados que sua empresa busca. É preciso ir além do inbound marketing e proporcionar experiências únicas – saiba mais no tópico a seguir.

Personalize a jornada do consumidor

Uma parte importante dos dados que mencionamos acima está na análise da jornada de compra de seus clientes em potencial. Isso é ainda mais válido quando analisamos o processo de conversão no B2B.

É preciso saber quais perguntas eles estão fazendo, quais informações precisam, quais opções estão considerando, como estão avaliando suas opções e quem de sua empresa está participando dessa jornada.

São estes dados que ajudam a construir um marketing de conteúdo eficaz, para colocar o argumento certo na hora certa e para a pessoa certa.

Justamente por isso é que sua empresa precisa saber também quantas pessoas fazem parte de cada decisão de compra – e trabalhar em estratégias personalizadas para cada pessoa deste processo.

O que convence o CMO pode não ser o argumento decisivo para o CFO – é preciso ir além do inbound marketing e pensar em ações personalizadas, conteúdos específicos e esforços diferenciados.

Aprenda com os acertos dos outros

Amazon, Netflix e Starbucks são exemplos de empresas que estão indo além do inbound marketing e resignificando o padrão para a experiência do cliente.

Como isso afeta sua empresa? A resposta é: as pessoas esperam que você entregue experiências semelhantes.

Pergunte aos seus clientes mais recentes por que eles escolheram sua empresa. Provavelmente a resposta deles estará conectada ao processo de vendas e à experiência que tiveram com sua marca durante a jornada do consumidor.

Tornar as interações com suas equipes de marketing e vendas mais eficazes pode parecer um grande esforço de tempo e principalmente de dinheiro – mas são essenciais para gerar novas receitas.

Isso garante que cada ponto de contato em sua empresa reforce sua proposta de valor e conte uma história que diferencie seu negócio da concorrência. Pense nisso ao elaborar o planejamento do próximo ciclo!

Aposte na tecnologia para ir além do inbound marketing

A transformação digital gerou nas pessoas e nas empresas um senso de urgência sobre a necessidade de adoção dos avanços tecnológicos disponíveis.

Com isso muitas organizações apostaram na aquisição de softwares e soluções para marketing – mas esqueceram dos planos de implantação. Ou encararam a ferramenta como santo milagreiro, acreditando que o software ia consertar magicamente qualquer coisa errada com sua estratégia e execução de marketing e / ou vendas.

Mas a verdade é bem diferente. Não importa o que as empresas de software digam: sem um plano de estratégia e táticas, qualquer software pode ser inútil.

Pense diferente! Analise quais ferramentas de plataforma seriam necessárias. Qual automação de marketing, que CRM e qual software de atendimento ao cliente sua empresa precisa para proporcionar uma experiência do cliente realmente notável?

É por isso que a melhor solução é contar com uma agência especializada, que vai além do inbound marketing.

Mais do que apontar quais são as ferramentas certas para o seu negócio, elas podem fornecer estas mesmas ferramentas por preços mais competitivos. E o melhor: elas serão operadas por especialistas no mercado, que saberão extrair os melhores resultados e realmente trazer valor para as suas metas.

Para ir além do inbound marketing, é preciso se aprofundar no conceito. Por isso clique e baixe agora mesmo nosso e-book sobre o tema!

MARKETING & NEGÓCIOS

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