Quebre paradigmas do seu Marketing

Normalmente não gosto de falar de crise, mas é necessário reforçar que é preciso ter postura e implementar ações diferentes para superar este momento que estamos vivenciando, apostar em estratégias diferenciadas como o Inbound Marketing ganham fôlego extra e encontram novos caminhos para se diferenciar da concorrência e atrair novos negócios.

“Crise é uma chance de você mostrar o seu valor quando quase tudo à sua volta está perdendo valor”. Abílio Diniz

O Inbound Marketing é uma forma de manter-se cada vez mais próximo de seus leads e à frente dos seus concorrentes, mas com custos menores. Segundo o site Viver de Blog, o Inbound Marketing é 62% mais barato do que o marketing tradicional. Além disso, os leads vindos deste tipo de estratégia são 60% mais baratos do que os atraídos através de técnicas convencionais.

O segredo é que o marketing tradicional está fundamentado na comunicação em TV e veículos de mídia impressa, que possuem custos elevados de produção, veiculação e CPM, enquanto o Inbound Marketing utiliza-se dos canais digitais, que garante não só custos mais baixos de produção e veiculação, como também permite que a sua empresa consiga priorizar seus investimentos através de uma criteriosa segmentação de público. Você gasta menos para falar de fato com quem é seu consumidor em potencial.

Além dessa questão de custos, o Inbound Marketing reinventa a relação entre sua empresa e seu consumidor, através de uma abordagem mais personalizada e atraente. O marketing tradicional tem como foco fazer a venda imediata para o consumidor sem de fato se preocupar se aquela era realmente a solução do seu problema – o que pode não gerar uma recompra do produto ou serviço. Com o Inbound Marketing sua empresa pode de fato entender o que o seu consumidor quer e precisa, baseado na forma com que ele se comporta em sites de buscas, como reage nas redes sociais e no próprio site ou blog da empresa. É possível até se antecipar às necessidades desse público, provendo soluções para problemas que ele pode ainda sequer ter percebido que tem.

Neste cenário, enquanto o modelo tradicional apenas propaga um produto ou serviço e espera que o cliente venha até ele, o Inbound Marketing oferece soluções aos reais problemas do seu público de forma personalizada e natural em meio à sua rotina, ou seja, a empresa ajuda seu público no entendimento do seu problema e nas possíveis soluções. Dessa forma, a empresa cria laços, buscando e mantendo um relacionamento entre esse público e a marca de forma cada vez mais presente.

Inbound marketing é aliado na crise

Analisando esse momento de crise, o Inbound Marketing pode ser uma excelente alternativa para as empresas. Especialmente se você considerar que atualmente as pessoas estão cada vez mais imersas no mundo digital, atualizando suas redes sociais a cada momento e com seu smartphone nas mãos o tempo todo.

Criar conteúdos bem elaborados como e-books sobre aspectos ligados aos produtos e serviços comercializados por sua empresa, oferecer conteúdo didático através de infográficos, artigos de blog e canais de vídeos são formas de atrair e fidelizar novos clientes, além de estreitar a relação com os já existentes.

O Inbound Marketing pode ser aplicado também fora do universo on-line, convergindo a comunicação entre os ambientes físicos e digitais envolvendo o público com opções para que ele se torne seu cliente. De acordo com o Google, só o Brasil já contabiliza 96 milhões de pessoas on-line. E 72% dos usuários de smartphones acessam a web todos os dias em seus aparelhos.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e realizam de forma independente 82% do processo de compra, segundo a Consultoria Research, somente após isto ela procura um representante da empresa para concluir seu processo e sua jornada de compra.

Enfim, a crise deve ser aproveitada como um momento de atenção e análise sobre sua empresa. É uma oportunidade de reavaliar suas ações de marketing, seu funil de vendas e sua relação com o seu público. Apostar em estratégias de Inbound Marketing para revitalizar seus negócios e resultados podem ser o diferencial para sua empresa frente a este complicado momento.

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