fazer um e-book

Quer gerar leads? Saiba como fazer um e-book campeão!

Quer gerar leads? Saiba como fazer um e-book campeão! Como você costuma disponibilizar conteúdo de qualidade para o seu público? Saber como fazer um e-book é o primeiro passo para começar a aproveitar todo o potencial que esse recurso pode trazer para você conseguir atrair leads.

Há vezes em que um blogpost não basta para entregar valor ao seu cliente. Fazer uso de materiais em formatos diferentes pode aumentar as suas chances de agradar a sua audiência e fazer com que ela passe a enxergar a sua empresa como uma autoridade em seu segmento.

A criação de um e-book requer bastante cuidado e um bom planejamento. Não se trata de algo que pode ser feito da noite para o dia, então evite desperdiçar seu tempo com uma abordagem errada e aprenda o caminho correto que deve ser seguido.

No artigo a seguir, você conhecerá tudo o que há de mais importante referente ao assunto de e-books, incluindo os motivos para trabalhar com esse formato, como criar o seu e promovê-lo em seus canais de marketing. Confira!

O que é um e-book?

Um e-book é um livro digital. Ele pode ser lido pelo computador ou qualquer dispositivo móvel, inclusive um tablet ou e-reader, como o Kindle. Diversas editoras comercializam versões digitais de seus livros físicos, permitindo proporcionar mais praticidade aos clientes que preferem consumir o conteúdo dessa forma.

No contexto do marketing, o e-book tem um significado que não foge muito disso. Trata-se de um formato de conteúdo para entregar informações com maior extensão ao público. Uma marca pode escrever um e-book sobre um assunto relevante para o seu segmento e que seja de interesse ao seu público-alvo. Quem baixa esse material passa a enxergar a empresa de forma mais positiva.

Ao criar um e-book para a sua marca, você pode aproveitar a versatilidade do formato PDF para fazer com que ele possa ser lido tanto pelo navegador de internet de um computador quanto por um dispositivo móvel. Graças a recursos de interatividade, é possível até incluir links e outros elementos dinâmicos em seu e-book.

Veja a seguir um resumo das principais características desse material:

  • assunto relevante para o segmento da marca;
  • tema que atenda a alguma necessidade do público-alvo;
  • além do texto, faz uso de recursos visuais;
  • formato em PDF, EPUB, AZW ou ODF;
  • distribuído a partir dos seus canais de marketing;
  • conteúdo com maior aprofundamento.

Por que vale a pena criar e-books?

Agora que você já sabe o que é um e-book, pode estar se perguntando a respeito de qual é o valor que esse tipo de conteúdo pode trazer para a sua empresa. Isso parece um grande compromisso de tempo que não trará retorno? Então, é preciso parar de pensar dessa forma. Se aplicada corretamente, uma estratégia de e-book pode trazer excelentes resultados para a sua geração de leads e vendas.

Conheça a seguir os principais motivos para começar a trabalhar com e-books junto à sua marca.

Permitem a entrada de leads

O quanto mais você souber a respeito das intenções do público que visita o seu site, maiores as suas chances de impactar as pessoas certas com as suas ofertas e aumentar a sua taxa de sucesso.

Trabalhar com e-books é uma ótima forma de fazer isso, o que intensifica a entrada de leads em seu funil de vendas para que continuem sendo impactados pelo seu conteúdo até decidirem fechar negócio.

Aumentam a autoridade da empresa

Você pode investir o quanto for em mídia para o seu produto na internet, mas isso não fará com que a sua marca seja vista como uma referência ou autoridade em seu segmento. A melhor forma de conquistar isso é por meio da publicação de conteúdo informativo de qualidade, algo que se encaixa perfeitamente na proposta de um e-book. Assim, mesmo com bastante concorrência, seu público vai preferir a sua oferta.

Oferecem praticidade ao público

Quem opta por baixar um e-book da sua empresa geralmente recebe um e-mail na caixa de entrada com um link direto para ele. A partir daí, é possível ler o material sempre que quiser, seja pelo computador, pelo celular ou um tablet. Tamanho potencial aumenta as chances daquele material ser lido e, por consequência, impactar positivamente a sua audiência.

Trazem informações relevantes

O formato de e-book é um dos que mais facilita a transmissão de conhecimento aprofundado ao seu público-alvo. Por mais que seja possível desenvolver um blogpost mais extenso ou até mesmo gravar vídeos de Inbound Marketing sobre o mesmo tema, o e-book mistura praticidade com a capacidade de aprofundar as informações necessárias.

São recursos atrativos para o público

Agregar valor à sua oferta de conteúdo é essencial para que ele seja acessado pelo público e consiga gerar leads para a sua empresa. O formato de e-book causa uma impressão positiva nessas pessoas, sendo visto como algo definitivo e completo. É como se alguém dissesse para você que basta baixar esse material para compreender tudo o que há de mais importante sobre determinado tema. Parece tentador, não é?

Como um e-book pode ajudar a gerar leads?

Tendo em vista todos os benefícios que um e-book pode trazer para a sua empresa, pode ainda não ter ficado claro como é feita a ponte entre esse conteúdo e a geração de leads. Isso acontece de uma forma bastante simples e direta: ao disponibilizar uma oferta no formato certo e com o aprofundamento adequado, você obtém mais acessos que se transformam em leads.

Fazer o salto de um estágio do funil de vendas até o próximo não é algo que se torna possível por meio de conteúdo superficial. A sua empresa precisa deixar claro para o público que sabe do que está falando e tem relevância nesse segmento. O e-book é um excelente formato que facilita muito nesse processo.

Se alguém se interessa por um e-book aprofundado sobre determinado tema, isso significa que tem um interesse igualmente profundo na sua oferta. Portanto, faz todo sentido considerar esse lead como mais qualificado do que os demais, que não se interessaram pelo material. Agora, pense em um cenário sem o e-book e tente imaginar como essa transição poderia ser feita. Fica nítida a diferença que ele faz, não é?

Como fazer um e-book de qualidade para gerar leads?

Todos os benefícios proporcionados pela criação de e-books para a sua geração de leads B2B ou B2C somente estão acessíveis se você desenvolver um material de qualidade. O público está cada vez mais exigente com tantas ofertas buscando a atenção dele, então o seu planejamento e execução precisam ser conduzidos com bastante cuidado.

Quer ajuda nisso? Então, confira a seguir 10 passos fundamentais para você criar um e-book de qualidade para gerar leads em sua empresa.

Escolha um tema relevante

A definição da pauta do e-book é um dos estágios mais importantes da criação dele. Portanto, não é algo que deve ser feito na pressa ou sem o devido estudo. Essa escolha também não deve partir da sua preferência pessoal. Assim como qualquer outro conteúdo da sua marca, deve atender a alguma necessidade do seu público-alvo.

O foco de um e-book voltado à geração de leads pode variar dependendo do estágio do funil de vendas. No entanto, a definição do assunto deve ser feita primeiro para que seja possível atender a todas as necessidades detectadas no seu público-alvo e, assim, não ter lacunas que possam prejudicar os seus resultados.

Utilize a abordagem certa

Após a definição do assunto do seu e-book, o próximo passo consiste em determinar qual será a abordagem dele. Isso dependerá unicamente do estágio do funil de vendas em que esse conteúdo será inserido. Basicamente, quanto mais ao fundo, mais aprofundado e voltado à ação ele deve ser. Caso seja um material de topo, pode ser mais superficial e generalista.

Lembre-se sempre de que o seu e-book deverá servir como ferramenta para que o público pule de um estágio do funil de vendas para o próximo. Então, o aprofundamento deve ser atrativo o suficiente para satisfazer quem deseja uma oferta mais completa do que as acessadas até então em seus demais canais de marketing.

Faça uma boa pesquisa

A qualidade do conteúdo depende bastante do material de pesquisa utilizado para construí-lo. Dependendo do tema e do segmento, pode ser necessário ir além do Google e consultar livros, estudos, relatórios e até materiais gráficos. Certifique-se de dedicar o tempo adequado à pesquisa ao fazer o seu e-book.

Você não precisa se especializar no assunto específico retratado no material, mas deve captar todas as informações relevantes para o assunto definido para ele. O e-book deve satisfazer as dúvidas que levam o leitor a baixá-lo, senão você arrisca frustrar essa audiência e não conseguir convertê-la em clientes.

Elabore o esqueleto do e-book

Antes de começar a escrever o seu e-book, é recomendado que você planeje os capítulos e as seções dele antecipadamente. Assim, você consegue mapear todos os assuntos que serão tratados nele e não arrisca se esquecer de algum ponto interessante e lembrar quando é tarde demais.

Ao criar esse esqueleto, experimente enxergar de que formas o assunto definido consegue se separar em seções distintas. Coloque-se no lugar do seu leitor e tente imaginar qual separação o ajudaria a encontrar o que está procurando com rapidez. Afinal, há chances de seu público baixar o e-book apenas para conferir uma única informação específica.

Escreva no tom certo

A redação do seu e-book precisa gerar identificação junto ao público-alvo dela, assim como todas as suas demais peças de marketing. Mais do que apenas reproduzir a voz da sua marca, você precisa utilizar um tom que contribua para a transmissão de conhecimento buscada no formato. Tenha uma linguagem solícita, evitando termos desnecessariamente complexos.

Lembre-se de que um dos pontos mais importantes dessa tarefa é ajudar o seu público-alvo a resolver um problema ou tirar dúvidas dele sobre determinado tema. O conteúdo do seu e-book precisa servir como uma ponte para essas informações, então é o seu papel garantir que ele alcance esse objetivo.

Acerte no layout

Um e-book não é apenas texto. Se o layout das suas páginas não tiver harmonia nem agregar valor ao conteúdo, ele dificilmente será lido. Como em qualquer outra peça de marketing da sua empresa, você deve usar os elementos visuais certos para aprimorar o conteúdo, tornando-o mais fácil de ser lido e compreendido.

Evite ter muitas páginas seguidas de grandes blocos de texto. Experimente inserir destaques com frases maiores, espaços reservados a imagens e até infográficos onde o assunto pedir. Tudo isso precisa ser equilibrado e ter coerência com a identidade visual da sua marca, então tenha atenção à elaboração desse aspecto.

Use ilustrações

Para aprimorar o design do seu e-book, vale muito a pena incluir imagens que ajudem a complementar as informações contidas nele. Isso pode ir desde fotos de bancos de imagens até ilustrações originais feitas exclusivamente para as necessidades daquele e-book. Cabe a você analisar de que forma fazer uso desses recursos.

Imagens são ótimas formas de proporcionar quebras a grandes blocos de textos seguidos. Apenas evite cair na tentação de rechear o seu e-book com fotos genéricas que não contribuem para a transmissão de conhecimento. Faça cada espaço do seu material agregar valor ao leitor.

Utilize um design responsivo

Uma das principais vantagens do e-book é que ele pode ser lido em qualquer dispositivo digital, proporcionando bastante praticidade ao leitor. No entanto, isso pode ficar muito mais difícil conforme a tela do usuário fica menor. É por isso que você não pode se esquecer de usar um design responsivo em seu e-book.

Geralmente, esse tema é discutido quando o assunto são as páginas de um site. No entanto, a responsividade também tem lugar ao falar de e-books. Ao elaborar o layout do seu, evite usar uma fonte com tamanho muito pequeno, necessitando de muito zoom para ser lida. Para se certificar de que está no caminho certo, basta testar o material em uma tela de celular durante a criação do layout.

Insira CTAs estratégicos no e-book

Um e-book tem muito mais capacidades do que um livro tradicional, então faz todo o sentido poder aproveitar essa vantagem a favor dos seus resultados. Por exemplo, você sabia que eles podem conter links? Isso possibilita a inserção de CTAs estratégicos ao longo das páginas do seu e-book para diferentes destinos que sejam relevantes.

Você pode colocar um link para um blogpost que complemente determinado assunto ou, em um material de fundo de funil, levar o seu leitor diretamente para o seu produto. Não há limites nesse sentido, então analise as possibilidades e aplique aquelas que fazem mais sentido.

Crie uma landing page para o e-book

Para que o seu e-book possa ser devidamente inserido em uma estratégia de nutrição de leads, você precisa de landing pages atrativas vinculadas a ele. Elas atuam como sites geradores de leads, trazendo um formulário de cadastro onde você condiciona o acesso ao material a obter determinados dados do seu lead em troca.

A landing page precisa trazer um texto atrativo capaz de convencer o usuário a decidir pelo seu e-book. Descreva em poucas palavras os motivos que fazem aquele material valer a pena, adiantando algumas de suas seções e como o conteúdo será capaz de resolver as dores específicas do seu público.

Como divulgar o seu e-book?

Por melhor que seja o seu e-book, ele dificilmente trará bons resultados de geração de leads se ele não conseguir alcançar seu público. É necessário fazer uso de algumas ferramentas para garantir que as pessoas saibam da existência do seu material e decidam conferi-lo.

Conheça abaixo as principais formas de divulgar o e-book da sua empresa.

Utilize seus canais de marketing

Os canais de marketing da sua empresa são os meios principais que ela tem à disposição para divulgar suas ofertas e conteúdo. Portanto, ao fazer o seu e-book, considere distribuir links usando as suas redes sociais, e-mail marketing e até anúncios pagos no Google. Leve em consideração o perfil do público que você pretende atingir e quais canais ele costuma utilizar.

Elabore um bom fluxo de nutrição

O e-book revela a sua real força ao ser inserido em um fluxo de nutrição competente. Ele pode ser oferecido em uma troca de e-mails automáticos como solução para uma necessidade detectada em um grupo de leads. Trazer essa oferta altamente relevante aumentará consideravelmente o grau de interesse do público no conteúdo.

Crie peças promocionais versáteis

Parte de qualquer divulgação promocional requer peças de marketing versáteis que possam ser usadas em diversos canais. Crie imagens para serem usadas de CTA em múltiplos meios, como redes sociais ou e-mail marketing, trazendo a identidade visual da sua marca e uma descrição rápida do seu e-book. Vale a pena fazer testes para definir elementos como cores, layout e linguagem.

Insira CTAs em outros conteúdos

O material que você já tem publicado nos canais da sua empresa pode ajudar a direcionar tráfego para o seu e-book. Por exemplo, os blogposts que você já criou podem trazer links onde for relevante para levar usuários interessados a se aprofundar no tema discutido no e-book. Lembre-se de fazer isso apenas onde for relevante.

Incentive o compartilhamento

As pessoas até podem estar dispostas a compartilhar o seu conteúdo, mas há vezes em que precisam de um incentivo para isso. A praticidade ajuda em muito nesse caso, então considere inserir um botão de compartilhamento em sua landing page e no próprio e-book. Outros canais de marketing também contam com essa possibilidade, como é o caso do e-mail marketing.

Como mensurar os resultados do seu e-book?

Ao criar um e-book de qualidade para a sua empresa e se certificar de que ele será bem distribuído em seus canais de marketing, o estágio final do seu trabalho consiste em monitorar seus resultados. Existem formas específicas de analisar os retornos conquistados com e-books e você não pode pular essa etapa, já que ela é decisiva para comprovar a eficácia da sua estratégia.

Veja abaixo os passos fundamentais para medir os seus resultados com a criação de um e-book.

Analise o volume de leads gerados

Uma forma bastante direta de se certificar de que o seu e-book está gerando resultados de qualidade é analisando a taxa de leads obtidos por ele. Analise cuidadosamente quantas pessoas prosseguiram ao longo do funil de vendas após ter contato com o seu material. Isso significa que ele conseguiu satisfazer as necessidades dessas pessoas e interessá-las em se aprofundar mais no tema.

Compare a taxa de conversão com outras peças

A melhor forma de contextualizar os seus resultados é realizando comparações. Então, compare a performance do seu e-book com demais peças de marketing, tendo atenção especial à taxa de conversão e conquista de leads. Se você tiver outros materiais publicados no seu site, certifique-se de ver o quanto esse formato de livro digital conseguiu se destacar em relação aos demais.

Descubra os canais de melhor performance

Parte da análise de resultados do seu e-book deve se voltar à performance dos seus canais de distribuição. Veja quais meios conseguiram trazer mais acessos à landing page do seu e-book e converteram mais leads para a sua empresa. Todos esses elementos precisam trabalhar em harmonia para que sejam gerados resultados de qualidade.

Mensure o seu custo por lead

Não faz sentido gastar demais para obter menos retorno no futuro, certo? A mensuração do custo por lead é fundamental para ter certeza de que o nível de esforço certo está sendo dedicado às suas iniciativas de marketing. Ao fazer essa análise em relação ao seu e-book, fica ainda mais simples de perceber se o formato está agregando valor à sua estratégia ou se precisa ter sua abordagem revista.

Aprenda com o comportamento do público

O ponto mais importante de uma análise de resultados é identificar leads e aprender com o comportamento do seu público para ter mais sucesso no futuro. Tente enxergar de que formas as pessoas reagiram ao seu material, seja conferindo a taxa de cliques das suas ofertas vinculadas ou até mesmo quantas optaram por baixá-lo em comparação ao total de audiência impactada.

Aprender como fazer um e-book é uma ótima forma de agregar valor ao seu público para conquistar a preferência dele e aumentar as chances de direcioná-lo às suas ofertas. Com cada vez mais concorrência pela atenção das pessoas na internet, apostar em conteúdo aprofundado e de qualidade é um ótimo caminho para se destacar. Siga as dicas do artigo para garantir a melhor abordagem ao trabalhar com esse formato.

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