Saiba como otimizar o SEO do seu site e atrair mais vendas

Saiba como otimizar o SEO do seu site e atrair mais vendas

Você certamente já ouviu falar sobre Search Engine Optimization, ou SEO, certo? Mas você sabe exatamente o que é e por que ele é tão importante para a sua empresa?

O tema parece ser complicado – o que faz muitas empresas deixarem suas estratégias de SEO nas mãos de especialistas como a UP2Place. Mas vamos trazer neste artigo algumas dicas que podem ampliar seu conhecimento sobre SEO e fornecer alguns caminhos de atuação.

Importância do SEO na estratégia de marketing digital

O SEO é fundamental porque sua empresa quer que as pessoas encontrem facilmente seu conteúdo, produto ou serviço. Ele é peça-chave na hora de atrair leads – que talvez não saibam sobre sua marca – para seu funil de vendas.

Quando sua empresa não otimiza seu conteúdo para pesquisa, está prejudicando seus resultados e deixando de atrair clientes em potencial e fechar negócios.

Então como garantir que seu site apareça no topo desses resultados de busca? Confira nossas dicas no próximo tópico.

7 dicas para otimizar suas estratégias de SEO

Separamos algumas dicas simples para que você ou seu time de marketing possam direcionar os profissionais que cuidam da produção do seu conteúdo. Confira a seguir:

1) Publique conteúdo relevante

Mesmo correndo o risco de soar repetitivo, a importância do bom conteúdo é sempre mencionada por ser o principal driver de todo mecanismo de pesquisa.

Um conteúdo bem produzido, que possua algo em torno de 2,5 mil palavras impressiona o Google e coloca sua empresa no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa ou da SERP.

Além disso, é essencial utilizar e identificar uma palavra-chave para cada página. Pense em como seu cliente potencial pode pesquisar essa página específica. Alguns exemplos são termos como “software de automação”, “cirurgia ortognática” ou “limpeza hospitalar”.

Lembre-se de destaca-las usando negrito, tags de título e outras tags de ênfase para destacar frases de palavras-chave.

Mas não exagere: não sacrifique a qualidade do seu conteúdo pensando só em SEO. As melhores páginas são pensadas para o usuário, não para o mecanismo de pesquisa.

2) Atualize seu conteúdo regularmente

Você provavelmente notou que quando o assunto é SEO, o conteúdo é carro-chefe da estratégia. Quando atualizado regularmente é visto como um dos melhores indicadores da relevância de um site.

Uma boa regra é publicar novos conteúdos pelo menos uma vez por semana, para evitar que o Google o considere obsoleto.

3) Use os metadados

Ao projetar seu site, cada página contém um espaço entre as tags <head> para inserir metadados, informações sobre o conteúdo de sua página, como:

  • Título: responsáveis ​​pelos títulos das páginas, exibidos no topo de uma janela do navegador. São os metadados mais importantes da sua página.
  • Descrição: descrição textual que o navegador usará em seu retorno de pesquisa de página. É a vitrine do seu site, então garanta um texto conciso e atraente sobre o site, que incentive as pessoas a entrar.
  • Palavras-chave: termos de pesquisa que as pessoas digitam quando querem encontrar sua página. Você pode desejar incluir várias frases, mas contenha-se: se a lista for muito extensa, o navegador pode ignorar completamente os dados.

4) Garanta uma boa rede de links internos

Concentre-se na criação de links relevantes dentro do texto: ao invés de usar um call to action como “clique aqui”, tente escrever o nome do destino. “Clique aqui” não tem valor de mecanismo de pesquisa além do URL anexado, enquanto “avaliação grátis de estratégia digital” é rico em palavras-chave e vai melhorar não só suas classificações no mecanismo de busca, mas também a classificação da página que você está vinculando.

5) Use alt tags

Sempre descreva sua mídia visual e de vídeo usando alt tags ou descrições alternativas de texto.

Elas permitem que os mecanismos de pesquisa localizem sua página, o que é crucial, especialmente para aqueles que usam navegadores somente de texto.

6) Aprenda com análises e testes

Quais postagens as pessoas mais acessam? Quais são fracas? Quais são mais compartilhadas: as mais extensas ou as mais curtas? Quais são suas taxas de rejeição de postagem?

Monitore cuidadosamente seus dados, teste seu conteúdo e veja o que está engajando mais seus leitores.

Se você quiser saber mais, a dica é dar uma olhada no Search Console do Google como referência na hora de entender as estatísticas do seu site.

7) Conte com especialistas em SEO

Como você pode ver, este é um tema extenso – e cheio de particularidades técnicas. Por isso, vale a pena contar com um time de especialistas em marketing digital para cuidar não só do SEO, mas de toda a estratégia de marketing de sua empresa.

Assim você pode manter-se focado em manter a qualidade de seus produtos e serviços sem deixar de lado os resultados de vendas através de sua estratégia.

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