Saiba como transformar seu site em uma máquina de vendas

Os avanços na área de desenvolvimento de softwares e a ampliação do alcance da tecnologia na comunicação fizeram com que um novo ambiente tomasse forma no meio digital – a Internet 3.0.

Com a nova interação proporcionada pelas aplicações, desde robôs que prestam um primeiro atendimento ao cliente através de um bate-papo no site até as plataformas de videoconferência que são capazes de ligar pessoas em diferentes cantos do mundo, as plataformas digitais, incluindo as redes sociais, tornaram-se um retrato da sociedade em termos tecnológicos.

E para acompanhar as mudanças no decorrer da transformação digital de um negócio é preciso comprometimento e aplicação total aos objetivos do projeto, mantendo-se sempre presente e à disposição do público nas diferentes plataformas da rede – como recomenda a ideia do Ominichannel.

Hoje em dia, passamos por uma nova fase de atendimento ao cliente. Os tradicionais serviços de SAC através de telefones, característicos de call center, já não conseguem proporcionar a mesma agilidade de métodos inovadores como, por exemplo, o uso de chatbots – robôs programados para emitirem respostas automáticas e capazes de coordenar a primeira navegação de um eventual usuário na plataforma.

Assim como a comunicação com o cliente, as vendas no “mercado digital” também passam por um novo momento. Atualmente, não basta apenas deter uma máquina de vendas, é preciso se concentrar no comportamento do consumidor. Antes relacionadas estritamente ao e-commerce, hoje a conversão de leads e a concretização das vendas na internet não está necessariamente vinculada a um market place.

Existem uma série de conceitos que podem transformar o seu site em uma máquina de vendas sem a obrigatoriedade de recorrer ao e-commerce. Estratégias de marketing digital, dentro da ótica do Inbound Marketing, ajudam plataformas como blogs e sites a nutrir leads e manter um alto teor de engajamento.

Como criar uma máquina de vendas?

Listamos abaixo alguns aspectos aos quais você deve se manter atento ao promover a reformulação da sua plataforma visando tornar o seu site uma máquina de vendas. Veja:

A importância da UX (User Experience)

Toda conversão de um usuário em um potencial cliente começa pela navegação. É fundamental ter atenção à UX (User Experience) recorrer à ferramentas de programação que proporcionem uma experiência interativa e atrativa ao usuário. Além do design propriamente dito da plataforma, recomenda-se atenção a temas como arquitetura da informação e à aplicação de novas funcionalidades que sejam atrativas durante a navegação.

Além da navegabilidade pela plataforma, outro aspecto que prende a atenção do usuário é o conteúdo. Aliando um design agradável, com interações dinâmicas e atrativas, a um conteúdo relevante para o nicho em questão, crescem as chances de o tempo médio de permanência na página aumentar – fato que, consequentemente, aumenta a chance de conversão em vendas.

A categorização dos anúncios

Estruturar uma política de anúncios sólida é uma das soluções para ampliar o impacto do seu negócio digital. É evidente que quanto melhor for o ranqueamento da sua plataforma, maiores são as chances de aumentar o tráfego e, desta forma, as chances de tornar o seu negócio uma máquina de vendas.

Para se atingir relevância nos maiores buscadores da Internet, como o Google, é preciso categorizar os anúncios. Em primeiro lugar, estabelece-se um público alvo. A criação de buyer personas ajuda na missão de filtrar os alvos desses anúncios e potenciais compradores.

Em segundo plano, mas não menos relevante, os mecanismos de SEO (Search Engine Optimization, em inglês) oferecem uma série de possibilidades para classificar o conteúdo em questão. A definição de uma gama de palavras-chave atreladas ao conteúdo, as descrições e intertítulos – todos esses elementos facilitam a categorização do conteúdo nos mecanismos de buscam e incentivam a leitura dos usuários.

O funil de conversão e a nutrição de leads

Seja na estruturação dos textos que compõem um blog corporativo, ou na própria arquitetura de informação de um site, é essencial ter bem definido o funil de conversão voltado às vendas.

Desta forma, contando com disparos de campanhas de e-mail marketing, divulgação de conteúdo relevante através de um blog e anúncios bem segmentados, é possível alimentar o tráfego do site e agilizar a nutrição dos leads visando a conversão de clientes em potencial.

A gestão do projeto fica muito mais simples quando se tem os objetivos definidos. E tudo isso passa pela formação do funil de conversão. Uma estratégia bem elaborada nesta etapa é parte do caminho para transformar o seu site em uma máquina de vendas.

Gestão automatizada e Metodologia Ágil

A implantação de ferramentas tecnológicas de gestão e de uma metodologia ágil de trabalho auxiliam no gerenciamento de projetos de forma sistêmica.

Automações com robôs têm sido cada vez mais utilizadas no atendimento ao cliente e na linha de produção. Já os métodos ágeis como o Scrum, responsáveis por agilizar o fluxo de trabalho e a gestão do projeto em si, são a solução das equipes para manter a produção organizada e os prazos em dia, sempre com atenção ao escopo do projeto.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como otimizar o seu site para transformá-lo em uma máquina de vendas, não deixe de expressar sua opinião nos comentários ou fazer contato diretamente conosco.

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