Saiba como vender para os 7 tipos de clientes mais comuns no marketing

Atender bem a todos os tipos de cliente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Isso requer um entendimento aprofundado sobre as particularidades de cada um desses perfis, já que eles têm necessidades e motivações bem distintas entre si.

A sua estratégia de marketing está preparada para lidar com os diferentes perfis de cliente? O perfil indeciso, por exemplo, requer uma abordagem totalmente diferente da usada com o especialista. Confundir as estratégias pode ser desastroso para os seus resultados.

Todo mundo gosta de ser bem tratado ao interagir com uma marca. É melhor ainda quando a empresa consegue entender as suas necessidades e conta com uma comunicação plenamente adaptada a elas. É nisso que você precisa focar em suas campanhas.

Veja a seguir como lidar com os principais tipos de clientes em sua estratégia de marketing:

O indeciso

O segredo para vender para o indeciso está em ajudá-lo a descobrir o que quer. Para isso, é preciso dar a ele a oportunidade de responder perguntas a respeito de suas necessidades ou levá-lo a deixar suas intenções claras por meio da interação com o seu conteúdo.

O decidido

Esse tipo de cliente já sabe o que quer, pois pesquisou extensivamente sobre o assunto e está inteirado sobre o tema. Portanto, você não precisa convencê-lo a adotar determinado tipo de solução, e sim a comprar o seu produto.

O especialista

Trata-se de um tipo de cliente que entende do assunto relativo a seu produto. Por consumir muitas informações relacionadas ao que deseja, não é convencido por abordagens superficiais. Para convencê-lo, é necessário ir além delas e deixar claro o valor do seu produto em relação aos concorrentes.

O irritado

Seja por alguma experiência anterior negativa ou por falta de paciência, própria de sua personalidade, esse tipo de cliente requer bastante cuidado. É importante ter objetividade ao interagir com ele e explicar bem o valor da sua solução.

O confuso

Como o próprio nome já diz, o cliente confuso não sabe bem o que quer e também tem dificuldades para expressar isso. Representa um desafio para a sua comunicação, ainda mais se desconfiar das suas informações. Tenha paciência e desvende, a cada interação, as reais necessidades desse cliente para depois oferecer a solução certa a ele.

O cético

Esse perfil de cliente pode até já saber o tipo de produto ou solução que precisa, mas não está totalmente convencido de que o seu produto é a melhor opção. Nesse caso, é essencial realizar demonstrações que comprovem a qualidade do que você está oferecendo.

O defensor da marca

Deve ser uma das suas missões contar cada vez mais com clientes desse tipo. Essas pessoas já foram positivamente impactadas diversas vezes pela sua marca e hoje são responsáveis por atrair mais clientes para você. O seu papel é continuar agregando valor à experiência delas, possivelmente até oferecendo incentivos extras para promoverem sua marca.

Levando em conta as diferenças e particularidades de cada tipo de cliente destacado, você já tem tudo o que precisa para começar a planejar a sua campanha de marketing. Não deixe ninguém de fora e procure identificar os perfis mais comuns no seu segmento. Aposte na comunicação segmentada do marketing digital e aproveite os bons resultados.

Continue por dentro de nossas novidades para aprimorar ainda mais as suas estratégias de marketing. Basta seguir os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!