Não há como negar que a produção de conteúdos estratégicos ainda é uma das ações mais efetivas para empresas B2B e B2C na hora de obter mais tráfego e conversões. Especialmente quando lembramos que o marketing de conteúdo pode ser 62% mais barato do que as técnicas tradicionais – e ainda gera pelo menos três vezes mais leads.

A geração de leads vai além de ser um desafio permanente para as equipes de vendas e marketing. Ela também é considerada o objetivo final do marketing de conteúdo e peça-chave para garantir números positivos de faturamento para a sua empresa.

Por isso preparamos este artigo, para que você possa saber como direcionar seu planejamento de conteúdos e quais são as ações mais efetivas, considerando o perfil de sua empresa. Leia mais a seguir.

Importância de contar com bons conteúdos em seu marketing digital

Embora o termo “marketing de conteúdo” esteja sempre presente em reuniões de board de empresas de todos os segmentos, tamanho e perfil de faturamento, a realidade é que esta prática de inbound marketing é notoriamente efetiva.

O conceito é simples: é a forma como sua empresa apresenta informações aos usuários dentro de sua presença digital. De fato, muitas empresas bem-sucedidas hoje investem tempo e recursos na criação de postagens de blog, artigos, redes sociais, vídeos e produção de conteúdos específicos e relevantes para o seu público.

Quando usados ​​em conjunto, essas formas de conteúdo podem aumentar seu ROI e atrair leads para o seu site.

Criar conteúdo de alta qualidade e envolvente é o que ajuda a gerar mais conscientização de marca junto ao seu público e mais tráfego para seu site.

No entanto, será infrutífero se sua empresa não converter seus visitantes em potenciais compradores. Dependendo das plataformas utilizadas e dos conteúdos fornecidos, existem diferentes estratégias que podem ser empregadas para capturar essas valiosas conexões.

Isso é exatamente o que faz a diferença entre uma conversão em potencial e um cliente que é afugentado por pop-ups irritantes.

Tipos de conteúdos que podem ajudar a gerar mais leads

As dicas a seguir possuem diferentes níveis de complexidade para sua execução e veiculação – mas ainda são infinitamente mais simples e com custo reduzido, se comparadas às ações do outbound. Uma boa agência digital pode elaborar um calendário efetivo destas ações e otimizar a produção.

Dicas rápidas

Textos curtos e concisos que fornecem dicas, atalhos ou melhores práticas. Podem ser bem trabalhados nas redes sociais de sua empresa.

Checklists

Proporcionam uma orientação para seguir um processo específico dentro de uma tarefa.

Templates e worksheets

Ferramentas úteis para eliminar um obstáculo ou simplificar um desafio comum na rotina de seus leads.

Infográficos

Recurso excelente para situações em que sua empresa tenha muitas informações ou dados para fornecer.

e-Books

Uma excelente ferramenta para educar e nutris leads sobre um tema em um formato conciso e facilmente consumível.

Estudos de caso

Use as histórias de sucesso de seus clientes atuais para mostrar como sua empresa pode ser capaz de ajudar novos clientes.

White papers

Uma maneira de apresentar um problema e solução específicos da indústria de seus leads. Devem ser detalhados, informativos e, sempre que possível, fornecerem resultados de pesquisas do setor.

Manuais ou guias de melhores práticas

Seja curto ou mais aprofundado, ajuda a fornecer instruções claras para resolver um desafio ou realizar uma tarefa com o suporte de seus produtos ou serviços.

Pesquisas ou relatórios

Uma grande alternativa para despertar o interesse de leads com “as últimas notícias” – especialmente se você os usar como base para fundamentar um case de seu produto ou serviço.

Tutoriais e cursos rápidos

Podem esclarecer a solução possível de alguns pontos de dor, demonstrar um processo / produto ou mostrar algo relevante para seus leads. Esse conteúdo pode ser produzido e divulgado através dos recursos de vídeo e livestreaming de suas redes sociais.

Podcasts

Funcionam como uma espécie de programa de rádio, pré-gravados e editados. Através deles você pode destacar especialistas dentro de sua própria empresa ou convidados para responder a perguntas mais comuns entre clientes potenciais e até falar sobre uma variedade de tópicos: lançamentos, tendências do setor, entre outros.

Webinars

Produzidos geralmente como parte de uma série de conteúdos sobre um tema específico nesse formato, fornecem informações detalhadas sobre um assunto de interesse de seus leads e clientes atuais.

Agora que você tem uma compreensão mais clara sobre os tipos de conteúdos disponíveis dentro de uma estratégia de marketing, precisa de algumas dicas sobre como criar o melhor conteúdo possível? Então clique e fale conosco!

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