Simplifique sua TI para escalar sua empresa – Transformação Digital aos poucos

Um dos assuntos que mais têm sido questionados pelos líderes é o fenômeno da transformação digital. Este, tão comentado nos últimos anos, está afetando drasticamente todos os setores da economia, desde a agricultura e transportes, até finanças e o varejo. Através da adoção de tecnologias como cloud computing e big data, alavancadas pela mobilidade e Internet das Coisas, as empresas estão se transformando num ritmo acelerado, alterando assim a antiga estrutura de competição, eliminando as fronteiras entre setores de indústria antes distintos e mudando a forma de fazer negócios.

O novo patamar de preços e a escalabilidade dos negócios

Nos últimos tempos, as grandes empresas de tecnologia estão passando por momentos de dificuldades ou, podemos dizer desafios, quando seus tradicionais modelos de negócios – baseados em licenças de software hardware – são corroídos pelo modelo de cloud computing e pela nova precificação imposta pelos aplicativos de smartphones e tablets. Com a utilização das soluções de cloud, empresas estão conseguindo escalar rapidamente a um menor custo que aquelas já existentes, criando um cenário competitivo intrigante.

Hoje, incontáveis organizações exploram exaustivamente o potencial das novas opções tecnológicas, transformando seus processos de TI para serem cada vez mais ágeis e flexíveis a preços bastante reduzidos. Contudo, ainda há aquelas que ainda reagem as mudanças impostas pela transformação digital, mantendo processos extremamente burocráticos que limitam o seu crescimento no mercado. Segundo a Gartner, a adoção da cloud está crescendo e, em 2016, ela será responsável pela maior parte dos gastos de TI nas empresas.

Mobilidade e Big Data e a criação de novos modelos de negócio

Outra mudança de concepção que a transformação digital impõe é a modificação de modelos de negócios que já existem há dezenas de anos, correndo até mesmo o risco de serem substituídos. Com a mobilidade, a indústria da música, por exemplo, passou dos CDs para o MP3 e dos modelos de download de música para o modelo de streaming de áudio. E da mesma forma, deixamos de ir a bancos para consultar extratos e comprar passagens aéreas em agências.

O impacto da mobilidade, através de dispositivos móveis, está gerando uma mudança comportamental significante nos consumidores. E como eles passam a maior parte do tempo na internet e em redes sociais, nada melhor que agir com base nas informações vindas desses meios para entregar os produtos e serviços que eles desejam. Através do Big Data, empresas estão convertendo grandes quantidades de dados em informações inteligentes e integradas, fazendo-as ganhar vantagens competitivas e liberar mais demanda para o mercado em prazos cada vez menores.

De acordo com a Gartner, mais de 1,6 bilhões de dispositivos móveis serão comprados em todo o mundo em 2016. Neste mesmo período, dois terços da força de trabalho possuirá um smartphone, e 40% da força de trabalho será móvel. Quanto ao Big Data, seu mercado chegará a 43,4 bilhões de dólares em 2017 com a venda de produtos e serviços, sendo adotado por grandes empresas em todos os mercados, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Wikibon – especializada em pesquisas globais sobre tecnologia.

Mudando a forma de se fazer

As metodologias ágeis, Lean Startup – conceito que envolve a identificação e eliminação sistemática de desperdícios, estão sendo cada vez mais adotadas por organizações que buscam uma nova maneira de evitar atrasos em seus cronogramas e, com isso, evitar reclamações e descontentamentos por parte dos colaboradores envolvidos num projeto. Estas metodologias e conceitos focam no modelo de simplificação, validação e aprendizagem – atuam nas necessidades reais e problemas dos clientes e/ou usuários.

O Scrum, metodologia muito utilizada pelas empresas desenvolvedoras de soluções, tem por objetivo fortalecer o trabalho em equipe, uma vez que mede a produtividade da mesma através da velocidade das entregas, e não das horas trabalhadas. Essas mudanças no pensamento estratégico, bem como na visão de TI, certamente serão decisivas para o futuro de todas as empresas, e ditarão se elas permanecerão ou não no mercado em que atuam.

“Simplificar é a palavra da vez para empresas, especialmente para a área de TI”

Rever estratégias operacionais, reconsiderar o papel do setor de TI e, sobretudo, pensar digital, são fatores que contribuirão para a transformação da sua empresa. Quanto a este último, é preciso imagina-lo como um elemento de apoio e automatizador de processos, que ajuda a reduzir custos, gerar novas fontes de receitas, criar novos canais e modelos de negócio e engajar consumidores.

Saiba mais sobre Transformação Digital, nosso e-book trata de forma simples sobre oportunidades e como transformar seu negócio.

Clique aqui para baixar gratuitamente!

transformação digital 420px

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!