Site B2B: 6 recomendações de design que sua empresa deve seguir

Um site B2B precisa só parecer profissional e ser direto ao ponto? Talvez essa fosse uma verdade há tempos atrás, mas a realidade atual é bem diferente.

Os usuários atuais buscam mais que apenas um site funcional. Eles querem um layout atraente, páginas amigáveis ​​para dispositivos móveis – e isso é só o começo.

“Ah, mas isso é mais para o B2C! Minha atuação é 100% focada no B2B!”

Se você realmente acredita nisso, esse artigo vai ajudar a repensar seus conceitos. Lembre-se: sua empresa vende para pessoas – mesmo que elas façam negócios em nome de suas empresas.

Quando o site de sua empresa possui os elementos certos, que os visitantes exigem para manter sua atenção, as taxas de conversão e as receitas vão crescer.

Por isso leia mais a seguir e descubra as seis melhores práticas de design para site B2B.

1) Integrar o design responsivo ao mobile

Com a consolidação da transformação digital, cada vez mais usuários usam dispositivos móveis do que seus desktops para terem conteúdo. É por isso que o site de sua empresa deve ser pensado para garantir uma boa navegabilidade para seus consumidores.

Dessa forma, sua empresa aumenta a probabilidade de os usuários consumirem informações do seu blog, adquirirem produtos e serviços usando estes dispositivos.

Considere o design responsivo para garantir que o site de sua empresa seja exibido corretamente em qualquer tamanho de tela, do desktop ao celular.

2) Garanta que o seu site ofereça uma boa hierarquia

Quando os visitantes navegam no seu site, é importante que ele esteja estruturado para garantir que eles passem de uma página para outra da forma mais natural possível. E como fazer isso:

  • Crie categorias do site: planeje a hierarquia do seu site, começando com as seções mais importantes já na página inicial. Não inclua muitas categorias principais ou os visitantes ficarão perdidos.
  • Disponibilize links para as outras páginas: planeje como as páginas serão vinculadas. A ligação interna é uma parte importante da otimização de mecanismos de pesquisa na página.

A importância da hierarquia no site B2B vai além de uma boa navegação para os usuários, mas impacta diretamente o posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

3) Deixe as informações de contato o mais acessíveis possível em sites B2B

Um cliente potencial quer saber mais sobre sua empresa, então ele resolve fazer algumas perguntas. As informações de contato serão encontradas facilmente?

Um relatório sobre a usabilidade de sites B2B apurou que 64% das pessoas querem ter acesso às informações de contato ao visitar um site.

Garantir que os visitantes encontrem a informação desejada rapidamente é essencial para o bom design de um site B2B. Seja sobre detalhes de contato ou informações de produtos e serviços.

Ao projetar o site de sua empresa, garanta que as informações de contato permaneçam prontamente disponíveis – mantê-las sempre no rodapé da página é uma solução eficaz.

4) Garanta que o site de sua empresa carregue rapidamente

As pessoas que estão na web em busca de informações não só querem conteúdo relevante, mas querem que ele seja entregue rapidamente. Se o consumidor clica em um link e o site leva muito tempo para carregar, eles deixarão a página tão rápido quanto chegaram.

Um carregamento lento pode afetar métricas como a taxa de rejeição, a porcentagem de visitantes que deixa um site depois de acessar apenas uma página.

Para evitar que os visitantes saiam de um site B2B devido à lentidão, é preciso comprimir imagens e outros arquivos grandes.

Reduzir tamanhos de arquivo minimiza o tempo necessário para carregar as páginas. Dica: use sites como o TinyPNG, que permitem arrastar e soltar arquivos PNG ou JPG para reduzir o tamanho do arquivo sem prejudicar a qualidade da imagem.


via GIPHY
Ninguém mais tem tempo a perder.

5) Organize o conteúdo da página e use as heading tags

Como na hierarquia do site, a forma como o conteúdo é organizado nas páginas individuais irá determinar como os visitantes consomem as informações.

Para destacar as informações mais importantes em uma página, use as tags H1 em informações mais relevantes e tags H2 para subtítulos e outras seções de página também importantes.

Esse cuidado em sites B2B ajuda também os mecanismos de pesquisa a digitalizar páginas para obter as informações mais relevantes de forma rápida e fácil.

6) Use vídeos curtos e de alta qualidade em sites B2B

Consumidores priorizam sites com um bom design, que tenha layouts atraentes e imagens de qualidade e de alta definição.

Nossa dica aqui é que sua empresa deve se esforçar para tornar o seu conteúdo visual único e evitar usar fotos de bancos de imagens. A banalização destas imagens de bancos cria junto aos usuários uma imagem de empresa pouco confiável.

E esse uso foi tão excessivo que hoje mesmo os consumidores que não trabalham com isso podem detectar uma imagem de banco imediatamente.

Ao incluir vídeos no design de um site B2B, controle o tempo de reprodução total para garantir a audiência. No geral, sua empresa precisa de 10 segundos para capturar a atenção de um espectador e perde-lo após 30 segundos.

 

Esperamos que estas dicas para garantir um bom site B2B tenham ajudado você e sua empresa. Caso ainda reste alguma dúvida, clique a seguir e fale com nossos especialistas!

Fale com os especialistas em inbound marketing da UP2Place!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!