Aplique o Smarketing e aumente a receita da sua empresa

Para muitas empresas, o Smarketing pode ser a solução entre um dos grandes problemas corporativos: o eterno conflito entre as áreas de Marketing e Vendas.

Alimentar esse embate é um erro bastante comum em muitas empresas, que ainda nos dias de hoje estimula a segregação entre as áreas.

Grande erro: garantir vendas e novos negócios estão entre as principais metas de toda empresa, pois é isso que gera receita. Logo, quanto mais concentrados forem os esforços da empresa nesse sentido, maiores serão os resultados alcançados.

Descubra através desse artigo porque é hora de mudar esse cenário – e como fazer isso com o suporte do Smarketing.

Entendendo os dois lados

Antes de alinhar Marketing e Vendas, é preciso entender qual a função de cada um dentro de sua empresa e seus respectivos benefícios.

Marketing é o departamento responsável por atrair demanda para os produtos e serviços que sua empresa vende.
Essa área cria estratégias para atrair seu público-alvo através de campanhas de comunicação e propaganda. Tudo para auxiliar na geração de vendas.

Já o departamento comercial ou de Vendas é quem busca leads acompanhando toda a jornada de compra e trabalha para convertê-los em clientes.

Também é o responsável por se certificar de que estes clientes permaneçam em sua carteira, garantindo a recompra e fidelização dos mesmos.

O que é smarketing?

Agora que ficou claro o que cada um faz, entendemos que o Smarketing significa unir vendas+marketing para fechar negócios e ganhar clientes. Ambos devem atuar em parceria – e não mais em separado – para a concretização desse objetivo.

O termo nasceu da junção entre as palavras Sale (vendas) e marketing e tem uma sonoridade próxima ao termo smart (esperto em inglês).

Então o Smarketing é o marketing inteligente, forte e atuante. Que vende ideias, produtos e serviços e conquista clientes.

Mas afinal, qual o problema entre vendas e marketing?

Como falamos no começo desse artigo, muitas empresas ainda possuem departamentos de Marketing e Vendas caminhando em direções opostas.

Alguns departamentos de Marketing se limitam apenas a cuidar da parte de conteúdo e comunicação. E com isso deixam que Vendas faça todo esforço de prospecção e encantamento de novos clientes. O contrário também acontece: o departamento de Vendas acredita que o Marketing precisa resolver sozinho o processo de atrair clientes.

A solução aqui é aplicar o Smarketing. Alinhando esses dois departamentos, tão semelhantes no processo das estratégias, sua empresa terá o dobro de esforços focado em conquistar e converter clientes:

  • Marketing cria projetos e estratégias para prospectar possíveis compradores,
  • Vendas parte para a abordagem do público com os materiais desenvolvidos em parceria com o Marketing.

Isso promove uma estratégia de marketing e vendas em conjunto, que vai ampliar as oportunidades de negócios de sua empresa.

Segundo Ricardo Jordão Magalhães, do site Biz Revolution, “os melhores vendedores pensam como marqueteiros e os melhores marqueteiros pensam como vendedores”. E assim ambos os departamentos só têm a ganhar e a oferecer em qualidade para a empresa.

O que sua empresa ganha com o Smarketing

Um dos maiores benefícios é a otimização de projetos, já que agora há uma junção das expertises dos dois lados.
A empatia gerada pelo conhecimento da rotina entre si também oferece benefícios para o clima da empresa. E um bom ambiente de trabalho influi diretamente na produtividade de toda equipe.

Os erros diminuem em frequência e quantidade, gerando mais eficiência nos processos. Com menos erros e mais agilidade, as vendas se concluem mais rapidamente, aumentando o fluxo de informações e clientes e claro, gerando mais lucro e rendimentos positivos para a empresa.

Com o Smarketing sua empresa pode aumentar as vendas e ainda alinhar os times de Vendas e Marketing na busca pelo sucesso e pela rentabilidade.

Quer mais dicas para aumentar sua receita em 2017? Clique a seguir e baixe nosso e-book para aprender mais sobre Inbound Marketing.

E-book UP2Place "O que é Inbound Marketing?"

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!