Storytelling: como atrair mais vendas

Storytelling: como atrair mais vendas para a sua empresa

O storytelling é uma das maneiras mais poderosas de dar vida à sua marca e uma excelente abordagem de marketing de conteúdo.

Ao conferir uma identidade aos seus produtos e serviços, sua empresa pode levar seu público-alvo em uma jornada que realmente desejam experimentar.

É por isso que não surpreende o fato de que empresas dos mais diversos setores e tamanhos tenham se interessado em criar storytelling – como diz Seth Godin, “O marketing não é mais sobre as coisas que você faz, mas sobre as histórias que você conta”. Leia mais para descobrir o porquê.

O que é storytelling de marca?

O storytelling de marca envolve a narrativa completa sobre sua empresa. Isso não só mostra como você faz negócios, mas porque está lá, em primeiro lugar, e como está qualificado para ajudar a resolver os problemas do seu cliente.

A história da marca dá mais “calor humano” à empresa, o que facilita conexões mais significativas entre a sua marca e o consumidor.

É importante ressaltar que o storytelling não é apenas inventar uma história envolvente – aliás, muito pelo contrário. Empresas que não foram verdadeiras nessa missão ficaram expostas no mercado.

Na verdade, a base deve ser a razão pela qual o seu negócio existe, por que sua empresa desenvolveu produtos e serviços e por que faz o que faz.

Parece algo romantizado demais – especialmente quando falamos de empresas no segmento B2B? Pois pense que sua empresa quer suprir necessidades, responder a perguntas, se envolver em um nível emocional, conectar-se, encontrar sua voz e ouvir vozes na interseção entre marca e leads.

O storytelling torna possível até transformar um kit de vendas sobre soluções em uma narrativa, contando histórias com as quais as pessoas podem se relacionar.

Storytelling enquanto marketing de conteúdo

Dentro do storytelling de marca completa, é possível entrelaçar tramas diversas:

  • A história da sua empresa: o conteúdo que geralmente encontra-se no “Sobre” de seu site. Este texto deve dizer aos seus clientes e leads quem é a sua empresa e o que ela representa.
  • A história do seu cliente ou lead: algo fez um cliente potencial começar a procurar uma solução para um problema ou necessidade. Há um storytelling extremamente útil escondido lá. Se você pode descobrir esta história, saberá por que seus clientes estão considerando a solução de sua empresa e como é possível orientá-los melhor na jornada para selecionar seu produto ou serviço.
  • As histórias contadas através de branding: é possível usar o recurso para se conectar com pessoas em um nível mais profundo, tentando convencê-las de que precisam de seus produtos ou serviços. Storytelling tem um lugar importante no marketing moderno, porque tem o poder de atingir as pessoas em um nível emocional – coisa que nenhuma técnica de marketing ou truque consegue na mesma intensidade.

O que faz um storytelling de marca ser poderoso

O primeiro passo nessa trajetória é obter a compreensão sobre o que o seu lead deseja ou precisa.

Muitas vezes, as empresas contam as histórias que gostariam de ouvir, em vez de compartilhar histórias que seus clientes e prospects gostariam de ler ou ver. Ao idear seu melhor storytelling de marca, considere quais questões e / ou preocupações seu lead tem em mente e compartilhe conteúdos que abordem esses tópicos.

Por exemplo, se seus leads frequentemente fazem perguntas sobre a qualidade de seus produtos, compartilhe cases de um cliente que teve uma motivação semelhante.

Evite a tentação de compartilhar todas as virtudes do seu negócio. Ao invés disso, fale sobre o sucesso do seu cliente.

Por último, tenha em mente que todo bom storytelling têm um conflito e uma resolução – então construa sua narrativa em cima desses aspectos.

Por que o storytelling é importante para a sua empresa?

Formar uma conexão emocional com um cliente inspira confiança e lealdade, levando a vendas, referências e recompras.

Produtos e serviços são todos projetados para resolver algum tipo de problema que os consumidores enfrentam.

Se a sua empresa apresentar sua marca sem explicar o problema que resolve de forma confiável, vai perder boas oportunidades de negócios.

Use o storytelling para contar como seu produto ou serviço pode ajudar seus leads a superar desafios usando cenários e situações da vida real. Isso vai tornar mais fácil para eles ver como e por que a sua empresa se encaixa em suas vidas e resolve seus problemas. Depois disso, é só assinar o contrato!

Agora que você conhece o valor do storytelling, é hora de colocar em prática! Fale com nossos especialistas e garanta uma história que sua audiência certamente se lembrará!

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